Stellantis e Samsung confirmam nova fábrica de baterias em conjunto, a ser erguida nos EUA

Stellantis e Samsung SDI confirmam a construção de uma nova fábrica de baterias com capacidade de 34GWh a ser erguida nos Estados Unidos



A Stellantis e a Samsung SDI confirmaram o investimento de uma nova gigafábrica de baterias para carros eletrificados nos Estados Unidos. Ainda sem definir o local, a nova unidade fabril deve ser erguida para a produção de baterias e vai começar a operar a partir de meados de 2027. A segunda gigafábrica StarPlus Energy será construída em joint-venture entre as empresas e terá uma capacidade anual de 34GWh. A primeira fábrica de baterias entre Stellantis e Samsung está localizada em Kokomo, Indiana, com previsão de ficar pronta ainda em 2025.

Para a segunda fábrica, um memorando de entendimento foi assinado entre as empresas, por meio da joint-venture StarPlus Energy. Com previsão de ser inaugurada em 2027, a segunda fábrica terá uma capacidade de produção um pouco maior que a primeira, que nasce com capacidade inicial de 33GWh (inicialmente, se previa uma capacidade de 23GWh para esta unidade). “Esta nova unidade contribuirá para atingirmos nossa meta ambiciosa de oferecer pelo menos 25 novos veículos elétricos a bateria para o mercado norte-americano até o final da década”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

“Continuamos expandindo nossa capacidade nos Estados Unidos em conjunto com nossa grande parceira Samsung SDI e definindo os próximos passos para atingir nosso compromisso de neutralidade de carbono até 2038”, adicionou Tavares. “Ao estabelecer a joint venture com a Stellantis no ano passado, lançamos uma base sólida para marcar nossa presença na América do Norte. A segunda fábrica acelerará nossa penetração no mercado americano e ajudará a Stellantis a impulsionar a transição americana para uma era de veículos elétricos, fornecendo produtos com os mais altos níveis de segurança e qualidade”, destaca Yoon-ho Choi, Presidente e CEO da Samsung SDI.

A nova fábrica de baterias será necessária para a implementação do plano estratégico da Stellantis, chamado de Dare Forward 2030. Ele prevê o investimento em produtos cada vez mais eletrificados, sejam eles híbridos ou elétricos. Prevendo que 50% das suas vendas sejam de modelos elétricos nos Estados Unidos em meados de 2030, a Stellantis confirmou que as novas fábricas vão garantir que a empresa tenha uma capacidade de produção global de baterias de 400GWh. Até 2038, o plano prevê que o grupo ítalo-franco-americano se torne uma empresa com emissão zero de carbono até 2038, incluindo todos os escopos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.



Fotos: Stellantis / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico