ACC: Stellantis, Mercedes-Benz e TotalEnergies vão erguer mais fábricas de baterias juntas

ACC, fabricante de baterias criada a partir da união entre Stellantis, Mercedes-Benz e TotalEnergies, confirma desejo em erguer uma fábrica de baterias nos EUA



A Automotive Cells Co (ACC), sediada na França, é uma empresa criada na parceria entre Stellantis, Mercedes-Benz Group e TotalEnergies. A joint-venture entre as três empresas criou a ACC, que atua no desenvolvimento e produção de baterias para carros elétricos. Criada em 2021, essa parceria possui uma fábrica em Douvrin, na França, para a produção de baterias, mas também deseja expandir a sua capacidade de produção. Até meados de 2030, a empresa quer produzir 40GWh ao ano e para isso precisa construir novas unidades fabris.

Depois da Europa, o foco da parceria é a América do Norte, de acordo com informações da agência de notícias Reuters. Estão na briga por ser sede de uma nova unidade fabril Canadá e Estados Unidos, destacou um Porta-Voz da ACC para o site. De acordo com o porta-voz, autoridades do governo de Quebec, no Canadá, do gabinete do prefeito da cidade de Mirabel, também em Quebec, com representantes do governo federal na província em maio de 2023 se uniram para discutir as tratativas iniciais de uma fábrica na província. Os esforços para escolher o Canadá envolviam benefícios fiscais e subsídios para a ACC.

"A ACC está conduzindo estudos exploratórios simples, sem compromisso. Estamos focados em executar nosso já ambicioso roteiro industrial e tecnológico europeu", disse um porta-voz da empresa à Reuters em um comunicado. O site ainda confirmou que buscou contato com representantes do governo canadense e também da Invest Quebec, que não cimentaram o fato. Vale destacar que Stellantis e Canadá possuem um histórico de fábrica, com uma parceria com a LG Energy Solution, em Windsor, no Canadá. Para essa fábrica, a Stellantis conseguiu conseguir angariar US$ 11 bilhões em incentivos governamentais.

Para atrair a ACC, o Canadá quer oferecer a cidade de Quebec pela proximidade que a região possui com áreas portuárias dos Estados Unidos e para exportar a outros continentes. O plano estratégico da ACC é ter cinco fábricas, sendo três na Europa e duas na América do Norte. Na Europa, além da França, a ACC deseja erguer uma fábrica na Alemanha e outra na Itália. Na América do Norte, se uma fábrica ficar no Canadá, a segunda pode ser escolhida entre Estados Unidos e México. Independente da fábrica, a ACC quer ser reconhecida pela sua produção de baterias de íons de lítio de alto desempenho e com uma pequena emissão de CO2.



Fotos: Stellantis / divulgação | ACC / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico