BMW revela novas imagens do Vision Driving Experience em teaser no Salão de Xangai
BMW apresenta mais imagens teaser do Vision Driving Experience e leva conceito ao Salão de Xangai e mostra o ‘Heart of Joy’ em ação durante evento
A BMW continua a apresentar a sua tecnologia de nova geração
ao mundo por meio do Vision Driving Experience, um conceito que antecipa
algumas tecnologias que a marca deve trazer com a sua nova geração de
elétricos, criados a partir da plataforma modular Neue Klasse. Durante o Salão do
Automóvel de Xangai, a marca alemã apresentou novas imagens teaser e colocou o
sedã conceitual a prova em um evento fechado pouco antes da abertura do evento
chinês. A marca apresentou também mais detalhes do software ‘Heart of Joy’.
Na China, a nova geração de modelos elétricos da BMW deve
ser lançada algum tempo depois que na Europa. Chamado de ‘veículo de teste de
alto desempenho’, o Vision Driving Experience mostrou o computador de controle
ultrarrápido ‘Heart of Joy’, que vai atuar junto com o BMW Dynamic Performance
Control para calcular todas as funções de dinâmica de direção e algumas funções
estarão disponíveis por meio do console central. Segundo a marca alemã, o
conceito desafia os limites da física da direção. Para provar isso, a marca
convocou os pilotos de testes Jens Klingmann e Elias Houndtonji para uma ação
em Xangai.
Em um evento fechado à noite, chamado de ‘BMW Brand Night’, demonstrou o potencial do sedã com manobras de direção espetaculares. “Esta noite, em Xangai, o BMW Group apresentou o protótipo mais potente já construído pela BMW. Com até 18.000nm de torque, a BMW Vision Driving Experience demonstrou a Alegria de Dirigir em sua forma máxima. Equipado com nosso novo supercérebro, o ‘Heart of Joy’, o VDX converte a potência elétrica suprema em prazer de dirigir controlado – não é à toa que recebemos um feedback impressionante do público”, disse Jochen Goller, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável por Clientes, Marcas e Vendas.
A BMW ainda confirmou que os primeiros veículos desenvolvidos com a nova plataforma modular Neue Klasse começam a ser produzidos em Debrecen, na Hungria, a partir do final deste ano. O software ‘Heart of Joy’ garante um novo nível de precisão e dinâmica de condução e estará presente em todos os elétricos com essa plataforma. No evento, a marca alemã confirmou mais alguns detalhes do sedã protótipo como a capacidade de desenvolver uma força descendente de até 1,2 tonelada e forças laterais de até 3G, algo próximo do que um carro de Fórmula 1 consegue atingir.
Isso é possível por conta de um hardware e o software conseguem domar a força bruta deste banco de testes, eles podem facilmente lidar com as demandas do uso diário. A arquitetura funcional da Neue Klasse e do Heart of Joy são os computadores centrais responsáveis pela condução, frenagem, recarga por recuperação e algumas funções de direção. Com processamento rápido de informações e controle direto dos motores elétricos, o Heart of Joy não só alcança um novo nível de agilidade e estabilidade de direção com menos intervenções do sistema, como também permite que 98% das operações de frenagem sejam realizadas utilizando a regeneração de energia de frenagem.
Isso representa um aumento de 25% na eficiência em comparação com as arquiteturas atuais. O veículo também pode ser parado com mais suavidade do que nunca. Para o Salão de Xangai, a BMW preparou uma pintura inovadora e autoiluminada. Ele possui pigmentos fotossensíveis especiais da tinta que recarregam à luz do dia, mesmo com a menor quantidade de luz ambiente suficiente. No escuro, a cor varia de um amarelo esbranquiçado a um expressivo amarelo neon, dependendo do estado de carga. A traseira do protótipo ainda ganha uma ‘película mágica’, que quando estimulada pela luz UV cria um gradiente expressivo do amarelo, laranja e ao rosa.
Fotos: BMW / divulgação
Comentários
Postar um comentário