Diferente dos rivais, Ford diz que vai manter Mustang com motor V8 "enquanto puder"
Ford confirma que motor V8 estará em linha no Mustang por muitos anos, mesmo com avanço dos esportivos BEVs; pré-venda mostra preferência pelo V8 e manual
A Ford confirmou que o Mustang não deve seguir o caminho da
eletrificação como acontecerá com seus concorrentes, Dodge Challenger e
Chevrolet Camaro. A marca do oval azul destacou que o esportivo deve se manter
em linha com o motor V8 por muitos anos ainda, inclusive na próxima década. Isso
é o que Jim Owens, Gerente Global da marca Mustang, disse em entrevista. Além disso,
a pré-venda do Mustang desta geração nos Estados Unidos mostrou justamente a
preferência pelo motor V8 e pelo câmbio manual.
Em entrevista, Owens disse ao site australiano Drive que o
motor V8 deve continuar em linha “enquanto pudermos”. Ele foi questionado pelo
fato de os rivais estarem caminho para um caminho oposto. "Esta não é a
primeira vez que o Camaro e o Challenger não estão conosco. Então, houve
momentos em que esses produtos não estavam no segmento, e nós estamos aqui
continuamente (desde 1964).", respondeu Owens. O executivo ainda destacou
que o Mustang pode até não agradar a uma parcela de consumidores dos modelos Chevrolet
e Dodge, mas que ainda existe uma legião de consumidores mais jovens e mais
velhos que desejam o Mustang.
"Pessoas que têm uma gravata borboleta (logotipo da Chevrolet) tatuada no corpo ou um logotipo da Challenger, logotipo da Hellcat... provavelmente não as traremos. Mas para aqueles que ainda estão interessados na versão (V8 movido a gasolina) do carro esportivo e não são fiéis a eles, realmente acreditamos que temos o design, o (motor), a suspensão... e a tecnologia.", adicionou o executivo. Owens ainda dissertou sobre o investimento em novos motores V8 para o futuro, que serão mais eficientes e menos poluidores. "Investimos (no V8) porque temos um pacote de desempenho Mustang Mach-E GT que você pode adquirir se quiser escolher um carro elétrico", disse Owens ao site.
Ele também foi perguntado justamente sobre essas regras de emissões mais rígidas. "Não posso comentar sobre o que o governo vai fazer, mas pelo menos aqui nos EUA estamos atendendo aos requisitos (de emissões) por meio de nossa combinação de veículos. Continuaremos a cumprir (os mandatos de emissões) e, neste momento, fazemos isso por meio do balanceamento da frota. Produzimos um determinado número (de veículos elétricos) para estar em conformidade.", finalizou o executivo. Curioso é que a pré-venda fala que é justamente isso que o consumidor deseja no Mustang: motor V8. E aparentemente, câmbio manual.
De acordo com os dados da pré-venda nos Estados Unidos, 67% dos consumidores escolheram o motor V8, além de ¼ das vendas escolheram o câmbio manual de 6 marchas ao invés do câmbio automático de 10 marchas. as informações foram ditas pelo Porta-Voz da Ford, Mike Levine, em entrevista ao site The Detroit News. A busca pelo esportivo com motor V8 e câmbio manual pode ser o medo dos consumidores em perder os esportivos com essa configuração, destacou o executivo. “Os fãs mais fanáticos vão sair e pegar um desses porque não sabem quando vai acabar”, disse Levine.
A manutenção do motor V8 na linha do Mustang também um motivo: preservar os consumidores que compram o Mustang. “Temos tendência a ver mais demanda de entusiastas pelo V8 sempre que um Mustang totalmente novo é lançado”, disse Owens, em um comunicado. Hoje, o Mustang é equipado com os motores 2.3 EcoBoost de 319cv e 48,3kgfm, com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 10 marchas. O mais procurado é o motor 5.0 V8 Coyote de 487cv e 57,3kgfm, com as mesmas opções de câmbio manual e automático.
Fotos: Ford / divulgação
Comentários
Postar um comentário