Elétrica, Toyota Hilux Revo BEV Concept desperta interesse, mas nada definido
Toyota inicia desenvolvimento da Hilux Revo BEV Concept, apresentada como uma Hilux elétrica; modelo deve aparecer nos próximos anos, mas sem pressa
A Toyota apresentou a Hilux Revo BEV Concept em 2022 como
uma amostra de como poderia ser uma versão elétrica da picape média. No entanto,
o conceito parece que não quer ficar apenas como um conceito e a empresa
trabalha no desenvolvimento de uma versão a combustão. A picape foi vista
rodando em testes em alguns países como na Austrália e Tailândia, indicando que
avaliações ainda estão em curso. Mas isso não indica que o modelo chegará logo
no mercado, destacou um dos executivos da marca em entrevista.
"Nossos engenheiros de avaliação e parceiros da
indústria confirmaram que este Hilux BEV focado na cidade – embora seja muito
um veículo conceitual – parece, se sente e dirige como um modelo de
produção", disse Sean Hanley, Vice-Presidente de Vendas, Marketing e
Operações de Franquias da Toyota Austrália. Em mercados como a Austrália e a
Tailândia, onde a Hilux possui vendas muito altas, há empresas que vem
trabalhando na conversão de modelos a diesel em elétricos. Sabendo dessa
prática, a Toyota pode acabar criando a sua própria Hilux BEV para estes
consumidores.
A própria Tailândia, por exemplo, possui um mercado de 50% de picapes. E quase não existem picapes elétricas, mas marcas chinesas vêm apostando nessa parcela de vendas. E talvez seja isso que ajuda a despertam esse interesse da japonesa pelo conceito em uma versão de produção. Em entrevista para a agência de notícias Reuters, o Vice-Presidente Executivo da Toyota Daihatsu Engineering & Manufacturing, Pras Ganesh, disse que há um desenvolvimento da Hilux BEV e que a picape pode ganhar a linha de produção. A japonesa inclusive usaria alguns protótipos para teste na Tailândia, na cidade de Pattaya.
Mas, a última notícia que temos sobre uma Hilux elétrica ainda deixa ela numa área muito de estudo. Defendendo a sua escolha de oferecer uma vasta opção de motores eletrificados para seus consumidores (a Hilux por exemplo, possui versão híbrida-leve, o conceito elétrico e o conceito a hidrogênio), a Toyota parece que quer desenvolver uma versão elétrica, mas possivelmente a picape possa aparecer em uma nova geração da Hilux. Em entrevista ao site Top Gear, o Chefe da Divisão de Veículos Comerciais Leves da Toyota Motor Europe, Emmanuel Beaune, destacou justamente essa investida em vários caminhos.
“Faz realmente parte da nossa abordagem multicaminhos, ter diferentes motores e soluções. Portanto, é muito cedo para comentar sobre uma Hilux elétrica hoje. Há algumas investigações em andamento, mas não posso dizer mais nada.”, disse Beaune. O executivo ainda conversou que a divisão europeia da Toyota conversa com a matriz, no Japão, para um modelo elétrico. “Hoje, detemos 30% do segmento de picapes na Europa, ou seja, uma grande parcela, mas podemos ver que alguns trabalhadores se interessarão por um BEV. Há, digamos, algumas demandas por lá. É por isso que estamos estudando com a TMC (Toyota Motor Corporation) no Japão para propor a solução certa.”, destaca.
Apesar dessa investida e dos testes de protótipos, nada concreto foi afirmado. Isso mostra que a empresa não está tão focada em lançar uma versão elétrica dentro de alguns meses ou anos. O conceito revelado em 2022 pode, inclusive, antecipar que uma versão elétrica chegue na próxima geração. Isso fica claro quando a marca apresentou o conceito em 2022, quando nenhuma informação mecânica foi revelada. A marca apenas mostrou o design externo da picape com algumas mudanças típicas.
Fotos: Toyota / divulgação




Comentários
Postar um comentário