Mahindra apresenta a Global Pik-Up Concept como prévia da nova picape média da indiana
Mahindra apresenta a picape Global Pik-Up Concept que quer fazer você esquecer da existência da Scorpio e mostra nova identidade visual da marca indiana
A Mahindra apresentou oficialmente a visão da sua próxima
picape média, chamada como Global Pik-Up Concept. A novidade antecipa o que a
marca indiana vem antecipando para o futuro e o segmento de picapes sempre
ficou um pouco de lado dentro da linha. Por anos a indiana vendeu a Scorpio
como sua única picape e a renovou várias vezes para se manter em linha. Agora,
parece que surge uma substituta no fim do túnel, a picape média aparece com a
nova identidade visual da marca.
Falando justamente sobre design, a picape se parece bastante
com a nova geração do Scorpio em sua carroceria utilitário esportivo. A picape
possui desenho mais quadrado com luzes diurnas (DRL) em LED em ‘L’ conectados
com a grade dianteira com desenho mais retangular e com o novo logotipo da
marca ao centro. A grade dianteira possui um desenho 3D com elementos hexagonais.
A parte superior da grade traz detalhes laranja. O para-choque dianteiro possui
um desenho central com elementos vazados com detalhes quadrados e um reboque
central. A picape ainda possui dois ganchos de reboque laranja na parte
inferior.
Nas extremidades laterais do para-choque dianteiro, existe
faróis de neblinas com luzes em LED verticais inseridas dentro de um acabamento
preto brilhante. Esse acabamento está dentro de uma área com vincos quadrados. O
capô da picape possui dois pares de vincos, sendo dois vincos mais centrais que
terminam próximo do para-brisa os vincos passam próximos de dois acabamentos em
preto brilhante que imitam saídas de ar no capô. O outro par de vincos fica
mais nas extremidades do capô, que também parte da grade dianteira e só termina
na coluna A da picape.
De perfil, a picape possui confirma que deve trazer uma base em chassi porque a caçamba é separada da carroceria. Ela possui porte de uma picape média como as tradicionais Ford Ranger, Toyota Hilux e companhia limitada. Em termos de design, a lateral da Global Pik-Up Concept mostra um desenho dos vidros que acompanha o arco do teto na parte superior e um desenho inferior dos vidros que fica ascendente a partir das portas traseiras. Todo o contorno dos vidros possui acabamento preto brilhante. A picape também possui retrovisores com base na coluna das portas, com repetidores de setas integrados.
Em termos de vincos, a picape conceitual ainda possui um vinco que nasce nos para-lamas dianteiros, cresce ascendentemente pelas portas laterais e termina verticalmente ao fim das janelas das portas traseiras. Outro vinco nasce nas laterais da caçamba e terminam acima das lanternas. A parte inferior das portas possui um vinco ascendente que termina também nas laterais da caçamba. Outros vincos ficam nas caixas de rodas, que ajudam a alargar os para-lamas. Toda a parte inferior da carroceria possui acabamento em plástico preto. As saias laterais possuem acabamento prateado, com dois estribos – um para cada porta.
Há detalhes horizontais em laranja na parte superior do acabamento plástico preto das caixas e também nos estribos laterais. A picape ainda possui rodas de liga leve e traz pneus off-road. No lado do passageiro, a picape ainda possui snorkel em preto brilhante e uma bandeja no teto junto com uma barra em LED que auxílio à condução. Na traseira, a picape possui lanternas retangulares e verticais, com uma iluminação em LED. Há vincos que estão presente em todo contorno das lanternas e invadem um pouco da tampa da caçamba. A tampa possui um vinco horizontal que vem de vincos laterais e se conectam na outra lateral.
A parte superior da tampa da caçamba traz a maçaneta da tampa e a parte central ostenta orgulhosamente o nome Mahindra em baixo relevo. Há um outro vinco na parte inferior da tampa da caçamba, enquanto o para-choque traseiro possui acabamento em plástico preto com uma lanterna de neblina vertical em LED. Há step-side bem próximo dessa lanterna de neblina e uma parte central com degrau. É nessa parte central que fica também o espaço para a placa. O entorno do espaço da placa fica o acabamento prateado e a parte inferior ainda possui ganchos de reboque laranja.
A picape ainda possui santoantônio que terminam quase na traseira e que nas laterais possuem um acabamento prateado com o nome da marca. Como conceito, a picape possui uma pegada off-road e traz uma capota marítima fixa que traz o nome Mahindra e um espaço para dois estepes que são fixados por cintas laranjas. Desenvolvida a partir da base em chassi Tough & Versatile New Gen Ladder Frame, a Global Pik-Up Concept quer ser uma picape versátil como uma das suas qualidades, junto com resistente e capaz. “Este veículo representa o compromisso da Mahindra em proporcionar uma experiência autêntica que combina praticidade e inovação”, disse a marca em comunicado.
"O novo Global Pik-Up marca um passo significativo na estratégia de globalização da Mahindra. Este veículo robusto e robusto, projetado com tecnologia de ponta, não é apenas versátil e eficiente, mas também atende a altos padrões de segurança. Nossa iniciativa com o Global Pik-Up visa não apenas reforçar nossa presença em mercados existentes, como África do Sul e Austrália, mas também abrir caminho para novas fronteiras. Ele representa a personificação do que buscamos oferecer: um convite para Viver Sem Limites, Explorar Sem Limites e Abraçar a Liberdade.", destacou Veejay Nakra, Presidente do Setor Automotivo da Mahindra & Mahindra Ltd.
“Esta picape global da Mahindra, baseada na plataforma Tough & Versatile New Gen Ladder Frame, foi projetada para oferecer desempenho, segurança, praticidade e robustez. Os princípios básicos deste conceito residem na criação de um veículo multifacetado para a era contemporânea. Sua combinação de versatilidade e capacidade é reforçada por tecnologias de ponta, como ADAS Nível 2, infoentretenimento imersivo e muito mais. Estamos focados em construir uma picape verdadeiramente global que reflita autenticidade, com recursos de engenharia e segurança projetados para ressoar com o público global.”, destacou R. Velusamy, Presidente de Tecnologia Automotiva e Desenvolvimento de Produtos da Mahindra & Mahindra Ltd.
"O design é a base do nosso sucesso, moldando nossa identidade e abrindo caminho para nossa aceitação global. A aparência robusta, confiável e proposital da Global Pik-Up atrai a todos, refletindo o desejo por aventura e exploração. A pintura em dourado-titânio com acabamento acetinado destaca a plataforma ultrarresistente New Gen Ladder Frame do veículo, incorporando as aspirações 'GO FAR' que definem esta Mahindra Pik-Up. Sua versatilidade e capacidade, enriquecidas por tecnologias de ponta, sinalizam uma mudança transformadora no que uma picape de estilo de vida pode ser.", adicionou Pratap Bose, Diretor de Design da Mahindra & Mahindra Ltd.
A Mahindra ainda apresentou a primeira imagem do interior da Global Pik-Up Concept, que mostra que ele “foi projetado para proporcionar praticidade, com toques de luxo e um layout espaçoso”. O interior possui um volante de base inferior achatada com três raios e controles multifuncionais – com detalhes laranja. O quadro de instrumentos é analógico-digital com dois mostradores analógicos e entre eles uma tela digital. O painel possui saídas de ar-condicionado verticais nas extremidades, com contorno prateado. Ao centro, há a tela da central multimídia emoldurado por duas saídas de ar-condicionado centrais.
As saídas de ar centrais e a tela da central possuem um vinco prateado. Abaixo da central existem controles físicos, com os controles do sistema de som e abaixo há controles do sistema de ar-condicionado. Mais abaixo existe mais uma sequência de botões físicos. O console central da picape possui espaço de recarga para smartphones por indução e a alavanca de câmbio – automático, por sinal. No lado direito está alavanca do freio de mão e após a alavanca de câmbio existe um seletor da tração. Entre os bancos existe um porta-objetos que também funciona como descansa-braço.
A picape média ainda possui uma caçamba com notável capacidade de reboque, ele oferece uma solução prática para diversas tarefas. A Mahindra comenta que a picape possui uma capacidade de transportar um barco para o lago, mover um trailer para cavalos ou fornecer espaço para armazenamento de equipamentos essenciais, o Global Pik-Up se destaca como uma opção confiável. A indiana também confirmou que deseja que a picape atenda as normais mais rígidas de segurança e, para isso, a marca vai apostar em vários recursos de segurança de um pacote ADAS.
Ela será equipada com um motor, possivelmente Turbo Diesel, junto de um sistema de tração 4Xplore da Mahindra que amplia ainda mais a capacidade. O plano global da Mahindra gira em torno do Global Pik-Up e de uma gama de novos produtos. O lançamento inicial nos mercados existentes, incluindo África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, África, Oriente Médio e África do Sul (MENA) e África do Sul (SCA), marcará o primeiro passo para fortalecer e expandir a presença da Mahindra. Segundo a marca, a picape foi desenhada pelo Mahindra India Design Studio (MIDS).
Rumores dão conta que a picape será equipada com um motor Turbo Diesel mHawk de alumínio junto com câmbio manual ou automático de 6 marchas, junto da transmissão 4WD. A picape ainda terá os modos de condução Normal, Grass-Gravel-Snow, Mud-Rut e Sand, além de um pacote ADAS de Nível 2, com itens como mitigação de oscilação de reboque, proteção completa por airbag, detecção de sonolência do motorista, conectividade 5G. A versão de produção deve aparecer dentro de alguns meses. Mais detalhes surgem em breve.
Fotos: Mahindra / divulgação
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Comentários
Postar um comentário