Stellantis compra 33,3% da Symbio na Europa e divide a empresa com a Faurencia e a Michelin

Stellantis se une com a Faurencia e a Michelin para terem participações iguais na Symbio, líder em mobilidade de hidrogénio com zero emissões



A Stellantis se uniu coma Faurencia, empresa pertencente a Forvia Group, e a Michelin para anunciar um acordo vinculativo entre as três empresas para adquirir uma participação de 33,3% da Symbio, empresa líder em mobilidade de hidrogênio (FCEV) com missão zero na Europa. Antes propriedade da Faurencia e da Michelin em 50% cada, agora cada uma das três empresas possui 33,3%. Esse acordo de inclusão da Stellantis como uma das proprietárias da Symbio vai de encontro com o crescimento de interesse no grupo em ter produtos com esse combustível.

Além disso, para a Stellantis isso significa um grande avanço em termos de descarbonização do setor de mobilidade e mostra como a Symbio chamou a atenção por sua expertise tecnológica e por suas inovações em células de hidrogênio. A Stellantis ainda confirmou que essa aquisição de 33,3% da Symbio vai permitir que o grupo ítalo-franco-americano tenha presença fortalecida na Europa e nos Estados Unidos. Entre 2023 e até o final deste ano, a Symbio espera produzir cerca de 50.000 células de hidrogênio anualmente, graças a sua gigafábrica de última geração em Saint-Fons, inaugurada no segundo semestre de 2023.

“Esta participação igualitária na Symbio fortalecerá nossa posição de liderança em veículos a hidrogênio e apoiará nossa produção de veículos utilitários movidos a célula de combustível na França. Esta oferta complementará perfeitamente nosso crescente portfólio de modelos elétricos. À medida que implementamos integralmente nosso plano Dare Forward 2030 e caminhamos para alcançar a neutralidade de carbono até 2038, estamos considerando todas as soluções tecnológicas à nossa disposição para combater as mudanças climáticas. As células de combustível de hidrogênio são essenciais, e a Symbio se tornará um ator importante nessa luta para proteger as gerações futuras.”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.



Em 2022, a Symbio anunciou a implementação do seu projeto chamado de HyMotive para acelerar a industrialização e o desenvolvimento de inovações disruptivas, um projeto que vai permitir a capacidade total de produção anual na França de 100.000 células de combustível ao ano até meados de 2028, gerando 1.000 novos empregos aos franceses. “Estamos muito satisfeitos com esta transação, que fortalecerá as capacidades atuais da Symbio e proporcionará um impulso adicional à nossa joint venture. A Symbio está agora perfeitamente equipada para expandir e fortalecer sua liderança fora da Europa, em um momento em que o setor automotivo acelera suas estratégias de emissão zero”, disse Patrick Koller, CEO da Faurecia.

“Benefício para todas as partes, este acordo permite que a FORVIA confirme seu status como líder global em mobilidade limpa.”, adicionou Koller. “O investimento da Stellantis na Symbio representa um tremendo impulso para o crescimento da nossa subsidiária conjunta. Este acordo também demonstra a importância das células de combustível de hidrogênio para o sucesso da eletrificação do setor da mobilidade, especialmente para veículos comerciais. Como parceira preferencial, a Stellantis agora desempenhará um papel fundamental ao nosso lado. Por fim, esta transação reforça a convicção de longa data da Michelin de que as células de combustível de hidrogênio são uma das soluções essenciais para a descarbonização.”, afirmou Florent Menegaux, Presidente da Michelin.

A conclusão dessa aquisição de 33,3% da Symbio foi finalizada alguns meses depois. Para a Stellantis, a compra de 1/3 da empresa vai permitir o desenvolvimento de uma nova geração de comerciais leves com opção de motor a células de hidrogênio, complementando o portfólio de eletrificação junto com a opção de motor puramente elétrico (BEV). 



Fotos: Symbio / divulgação | Stellantis / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!