Subaru confirma a chegada de oito elétricos até 2030 e dobra o planejamento inicial

Subaru aumenta os planos de elétricos de quatro para oito modelos até meados de 2030, com três linhas de produção; marca espera produzir 600 mil ao ano



A Subaru confirmou que vai aumentar a quantidade de modelos elétricos com a chegada de oito e não mais os quatro que previa até meados de 2030. A marca japonesa que possui parceria com a Toyota confirmou que vai dobrar a quantidade de elétricos e vai produzir os modelos em três linhas de produção, sendo duas delas no Japão e um nos Estados Unidos. A partir destes mercados, a Subaru deve exportar a outros mercados como uma forma de expandir sua eletrificação.

Atualmente contando apenas com o Solterra, a japonesa vai expandir sua linha ainda neste ano de 2025 com a chegada de um novo SUV elétrico desenvolvido em parceria com a compatriota Toyota. De acordo com o novo CEO da Subaru, Atsushi Osaki, disse em entrevista que a marca vai passar por grandes mudanças. O executivo confirmou que vai dobrar a velocidade com que a montadora adota veículos elétricos, para atender também as demandas de outros continentes. “O mercado americano está migrando para a eletrificação em ritmo acelerado, e a situação mudou consideravelmente nos últimos meses”, disse Osaki em uma coletiva de imprensa e em entrevista ao site Automotive News.

“Em vista da velocidade da transição para veículos elétricos nos EUA, acreditamos que é o momento de decidir sobre a produção de veículos elétricos a bateria no país.”, adicionou o executivo. Ao Automotive News, Osaki confirmou que vai aumentar de quatro para oito modelos elétricos e que passar de 400.000 para 600.000 unidades ao ano, representando cerca de 50% das suas vendas até 2030. A Subaru confirmou que a produção nos EUA visa garantir que o país também possa produzir elétricos, mas ainda não há uma definição de quando isso vai acontecer.

Isso pode acontecer entre meados de 2027 e 2028. Além da parceria da Toyota que prevê mais um SUV elétrico ainda para este ano de 2025, a Subaru também poderá desenvolver os seus próprios modelos elétricos. Para garantir que a marca alcance esse objetivo, ela vai começar a lançar mais elétricos no Japão com produção na sua sede, com uma linha de produção de 200.000 unidades ao ano e pretende lançar uma segunda linha de produção de elétricos no Japão em meados de 2027. Como parte do planejamento inicial, dos quatro elétricos que estavam em planejamento, todos serão utilitários esportivos.

Já os quatro adicionais ao plano inicial podem contar com outras carrocerias. A marca deve fechar uma parceria com a Panasonic para fornecer baterias para seus elétricos, com células cilíndricas. Hoje, o Solterra é o único elétrico em linha, desenvolvido em conjunto com a Toyota – e que deu vida ao bZ4X no lado da parceira. 



Fotos: Subaru / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico