Hyundai inicia a produção do novo Kona em mais uma fábrica, na República Tcheca
Hyundai inicia a produção da nova geração do Kona também na Europa em fábrica da República Tcheca com capacidade de fazer 21 mil unidades ao ano
A Hyundai iniciou a produção da nova geração do Kona também
em uma fábrica na Europa, mais precisamente em Nosovice, na República Tcheca –
também chamada de Hyundai Motor Manufacturing Czech (HMMC). Por lá, a marca
sul-coreana deve produzir apenas o Kona Electric, que vai abastecer a demanda
do mercado europeu com uma capacidade de fazer 21.000 unidades no primeiro ano.
A capacidade de produção pode aumentar de acordo com o aumento da demanda pelo
modelo e continua seu compromisso de vender apenas elétricos até meados de 2035
na Europa.
Apresentado no final de 2022 em sua segunda geração, o Kona trouxe
novamente a opção de um modelo puramente elétrico (BEV) em companhia da versão
com motor híbrido (HEV). Além disso, ele mantém seu legado dentro do mercado
europeu ao ser o primeiro carro elétrico a ser produzido no Velho Continente, o
que aconteceu em 2020. Antes disso, toda a produção do SUV compacto era feita
na fábrica de Ulsan, na Coreia do Sul, de onde ele ainda continua a ser
produzido. A produção na Europa, no entanto, ajudou a marca a diminuir a fila
de espera pelo SUV.
Agora o início da produção da segunda geração tem o mesmo propósito. “A Hyundai considera a Europa um mercado essencial, o que se reflete na nossa dedicação aos nossos clientes em todo o continente. É por isso que produzimos mais de 70% dos nossos modelos – concebidos a pensar nos clientes europeus – na Europa. Em resposta à crescente procura dos nossos veículos elétricos na região e com foco na redução dos prazos de entrega, a produção de um dos nossos carros elétricos mais importantes na Europa reforça a importância do mercado europeu para a Hyundai”, destaca Michael Cole, Presidente e CEO da Hyundai Motor Europe.
A divisão europeia da Hyundai ainda ganhou um espaço maior no desenvolvimento desta segunda geração do modelo, desde a preparação dos esboços iniciais. Na fábrica que a marca possui na República Tcheca, a marca espera que o Kona Electric represente cerca de 15% de tudo que é produzido na fábrica, com capacidade de exportação a outros 20 países nos 22 mercados europeus onde ele é vendido. No segundo ano de produção, a Hyundai espera aumentar a capacidade de produção do modelo para 50.000 unidades. Também na fábrica de Nosevice será produzida a versão com volante no lado direito, enviada para o Reino Unido, Irlanda e Chipre.
Ele também será enviado para mercados como Turquia, Israel e as ilhas de Reunião e Guadalupe. Na Europa, a Hyundai vende o Kona Electric com duas versões, Standard Range e o Long Range. O primeiro traz uma bateria de 48,4kWh com um motor de 156cv e 26,0kgfm de torque e autonomia de 377km. O Long Range é parecido com o elétrico com 218cv e 26,0kgfm, com uma bateria de 65,4kWh, que oferece autonomia de 514km. Ambos contam com uma arquitetura elétrica de 400V que recupera de 0% a 80% em 41 minutos quando plugado em um carregador rápido.
Além da produção na República Tcheca, o SUV possui as células da bateria produzidas pela fábrica da LG Energy Solution em Wroclaw, Polônia. De lá, as baterias são montadas em sua forma final na fábrica HMMC que produzia as transmissões manuais até o final de 2021. Na Europa, a Hyundai notou um crescimento de 40% na produção de modelos eletrificados como híbridos, híbridos plug-in e elétricos e segue crescendo de forma constante.
Fotos: Hyundai / divulgação



Comentários
Postar um comentário