Rimac Nevera: o papa recordes que alcançou mais de 25 recordes globais desde 2023
Rimac Nevera quebra recordes pelo mundo com maestria e rasga mais de 25 recordes registrados desde 2023 provando o que um esportivo elétrico pode fazer
Poucos carros possuem uma missão de quebrar recorde de algo.
Seja em velocidade, em vendas, em quantidade de anos de produção ou de ¼ de
milha, por exemplo. E o Rimac Nevera parece que nasceu com a missão de entrar
para a história ao quebrar uma série de recordes pelo mundo desde 2023. Desde então,
o esportivo da marca croata já quebrou mais de 25 recordes, sendo 23 deles em
apenas uma única vez. E ele segue empilhando recorde atrás de recorde, que nós
vamos detalhar agora.
O primeiro recorde foi o suficiente para ele já ficar
bastante marcado na história. O Nevera conseguiu quebrar o recorde de
aceleração de 0 a 400km/h, que foi realizado em 29,93 segundos – lembrando,
para um carro de produção em série. O teste foi realizado em uma pista Automotive
Testing Papenburg (ATP), na Alemanha, e junto com esse recorde ele ainda
quebrou outros 22 recordes, como o atual carro de produção mais rápido do
mundo, com uma velocidade máxima de 412km/h. A pista conta com quatro
quilômetros de extensão e os testes foram verificados de forma independente por
duas equipes de verificação: Dewesoft e RaceLogic.
Os verificadores terceirizados contaram com equipes no local
para auxiliar nas atividades de frenagem recorde e garantir que seus
equipamentos estivessem em perfeitas condições de funcionamento. Durante o dia
da quebra dos recordes, o Nevera superou até mesmo suas especificações
oficiais. Ele acelerou de 0 a 60mph em 1,74 segundo e os recordes foram
alcançados com os pneus que ele vem equipado de série, o Michelin Cup 2 R. De 0
a 100km/h ele alcançou em 1,81 segundo, outro recorde. Além deste, ele quebrou
recordes de 0 a 200km/h (em 4,42 segundos), de 0 a 300km/h (em 9,22 segundos).
Os demais recordes foram alcançados de 100km/h a 200km/h, 200km/h a 300km/h, 200km/h a 250km/h, 100km/h a 0 (distância de frenagem), 0 a 200km/h a 0 novamente, 0 a 300km/h a 0 novamente, 0 a 400km/h a 0 novamente, ¼ de milha, 1/8 de milha, ½ milha, milha em pé, 0 a 100mph, 0 a 120mph, 0 a 130mph, 0 a 250mph, 60mph a 130mph e de 0 a 200mph. Foram tantos recordes que ele também quebrou o recorde de carros que mais quebraram recorde em apenas um dia. O modelo da quebra dos testes ainda foi inspirado no BMW e-M3 de 2011, onde Mate Rimac, CEO da Rimac, se inspirou a criar a sua própria marca.
“Quando criança, sempre observei os carros que fizeram história, elevando os padrões de desempenho, e fiquei impressionado com o tipo de tecnologia revolucionária que eles trouxeram para as ruas. É isso que me motiva desde o primeiro dia – desenvolver novas tecnologias que redefinam o que é possível. Hoje, tenho orgulho de dizer que o carro que criamos pode chegar a 400 km/h e voltar a 0 em menos tempo do que o McLaren F1 levou para acelerar até 350 km/h. E não só isso, mas ele pode fazer isso repetidamente, quebrando todos os outros recordes de desempenho no processo. Se você tivesse um Nevera e acesso a uma pista, também conseguiria.”, disse Mate Rimac, Fundador e Presidente da Rimac Group e CEO da joint-venture Bugatti-Rimac e Rimac Technology.
De acordo o executivo, desde o início do desenvolvimento do Nevera tais metas de quebras de recorde já estavam nos planos da marca. Elétrico, o hiperesportivo da marca conta com uma autonomia de 480km e sua bateria consegue recuperar de 0% a 80% em apenas 20 minutos quando plugado em uma estação de recarga rápida. Mecanicamente, ele é equipado com quatro motores elétricos que desenvolvem 1.914cv de potência com torque de 240,7kgfm. Algumas semanas depois, o Nevera chegou ao Goodwood Festival of Speed de 2023 para se tornar o novo carro de produção mais rápido a Goodwood Hillclimb.
"Enfrentar a estreita subida de Goodwood, com suas curvas fechadas e trechos com inclinação acentuada, é, na verdade, um dos lugares mais assustadores para dirigir um carro em alta velocidade. Mas este é o ano recorde para o Nevera, e a subida de Goodwood foi mais um desafio a ser superado. Com dezenas de milhares de pessoas assistindo no local e milhões online, há uma linha tênue entre a glória e uma viagem para o meio do mato, mas estou muito feliz por ter demonstrado o incrível trabalho das equipes de design e engenharia com mais um recorde verificado para este carro revolucionário.", disse Miroslav Zrncevic, Piloto Chefe de Testes e Desenvolvimento da Bugatti-Rimac.
Para completar os dois quilômetros das estreitas curvas da pista no festival, o Nevera cumpriu em 49,32 segundos na categoria Supercar Shootout. Depois, ele demonstrou sua capacidade de drag race no canal inglês Carwow competindo com outras duas feras de aceleração: o Red Bull Racing RB8 de 2012 e o McMurtry Spéirling. Em três corridas, o Rimac ganhou duas e o McMurtry ganhou uma. “Esta comparação entre três carros recordistas, incluindo uma das máquinas de F1 mais dominantes de todos os tempos, elevou a corrida de arrancada a patamares sem precedentes. Foi, sem dúvida, a corrida mais emocionante da qual já participei. Parabéns à equipe Rimac”, disse Mat Watson, Apresentador do Carwow.
“É uma honra competir com dois gênios da engenharia de desempenho automotivo, e ainda mais emocionante vencer. Este resultado se deve a anos de trabalho dedicado para garantir que o Nevera não seja apenas extremamente potente, mas também eminentemente utilizável; qualquer um de nossos proprietários poderia sair amanhã e correr um quarto de milha mais rápido do que um carro de Fórmula 1. E com nossos sistemas de controle avançados e dinâmica veicular, aperfeiçoamos o Nevera para torná-lo um carro que inspira confiança em estradas sinuosas, além de ser extremamente rápido e emocionante.”, complementou Mate Rimac.
Está achando que acabou por aí? Pois bem, continue. Depois dessas aparições, o Nevera estabeleceu um novo recorde em um dos circuitos mais amados de entusiastas: Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. Com seus 20,6 quilômetros de extensão, o Nevera conseguiu uma volta em 7:05,298, sendo pilotado piloto croata Martin Kodrić, realizado com pneus Michelin Cup2R e verificada por dados de cronometragem independentes da TÜV SÜD e telemetria de bordo. O recorde foi alcançado dentro da categoria de carros elétricos de produção. O modelo contou com a carroceria na cor base em Squadron Black, com detalhes em Lightning Green, incluindo um par de listras que vão da frente à traseira.
“Tivemos condições climáticas desafiadoras durante nossas sessões de treinos esta semana e escolhemos o que parece ser um dos dias mais quentes na pista neste verão para marcar um tempo de volta. No entanto, um tempo de volta de 7:05:298 em Nürburgring Nordschleife é louvável. O fato de o Nevera conseguir atingir esse tipo de velocidade na pista, quando foi desenvolvido para ser um hiper GT confortável para a estrada, é o que o torna tão especial. É uma peça de engenharia e design tão completa; suave e utilizável na cidade, emocionante de dirigir em estradas secundárias sinuosas, confortável em longas distâncias e devastadoramente rápido em uma pista de corrida. Dirigir com ele por Nordschleife é uma verdadeira emoção, desde sair do carrossel, com 1.914 cv distribuídos entre as quatro rodas, até pisar fundo no acelerador no trecho reto de 2,8 quilômetros”, disse Kodric.
"Quebrar recordes com o Nevera é uma prova da inovação e dedicação da equipe da Rimac. Estou orgulhoso do que conquistamos em nossa primeira vez em Nürburgring. Nossa otimização de desempenho virtual, combinada com apenas cerca de 20 voltas de testes em piscina da indústria, resultou em um ótimo resultado. Essa conquista demonstra a proeza da engenharia e a adaptabilidade do Nevera, que foi projetado principalmente como um hiper GT.", adicionou Emilio Scervo, Diretor de Tecnologia da Bugatti-Rimac.
“De muitas maneiras, o Nevera reinventou o mundo dos hipercarros, trazendo novas tecnologias, novas capacidades e novos níveis de desempenho. Mas a maneira mais simples de demonstrarmos suas capacidades é sair e quebrar recordes. E foi exatamente isso que fizemos em 2023, repetidas vezes. O Nevera Time Attack é uma Edição Limitada que celebra as conquistas do ano passado, com uma pintura personalizada inspirada no carro que as produziu. Produzidos em uma série de 12 unidades, cada um já foi conquistado por nossos clientes, interessados em registrar sua própria parte da história dos carros de alto desempenho. E ainda estamos em agosto, então há tempo de sobra para que mais recordes sejam quebrados...”, adicionou Mate Rimac.
Por fim, mas não menos importante, o Rimac Nevera quebrou um outro recorde um tanto... curioso. Para esse novo recorde, foi chamado o Guiness World Records para aferir a nova façanha do esportivo. E acredite. Ele conseguiu quebrar o recorde de velocidade... em marcha ré! Testado no Automotive Testing Papenburg, na Alemanha, o Nevera conseguiu alcançar a velocidade de 275,74km/h andando de ré. Isso é muito mais que a grande maioria dos veículos conseguem alcançar acelerando para frente. Por ser elétrico e não ter marchas como um carro de produção, os motores podem facilmente serem acionados para frente ou para trás.
“Durante o desenvolvimento, ocorreu-nos que o Nevera provavelmente seria o carro mais rápido do mundo em marcha ré, mas meio que rimos disso. Afinal, a aerodinâmica, o resfriamento e a estabilidade não tinham sido projetados para andar de ré em alta velocidade. Mas então começamos a falar sobre como seria divertido tentar. Nossas simulações mostraram que poderíamos atingir bem mais de 240 km/h, mas não tínhamos muita ideia de quão estável ele seria – estávamos entrando em território desconhecido”, disse Matija Renic, Engenheiro-Chefe de Programa Nevera e Bugatti-Rimac.
“Na corrida em si, definitivamente levou um tempo para se acostumar. Você está olhando para trás, observando a paisagem se distanciar cada vez mais rápido, sentindo o pescoço ser puxado para a frente, quase na mesma sensação que você normalmente teria em uma freada brusca. Você move o volante com muita delicadeza, com cuidado para não desequilibrar, observando o curso e o ponto de frenagem no retrovisor, tudo isso sem perder de vista a velocidade. Apesar de ser quase completamente anormal para a forma como o carro foi projetado, Nevera quebrou mais um recorde.”, disse Goran Drndak, Piloto de Testes da Rimac.
Vale destacar que, em 2022, o Nevera já tinha alcançado a quebra de recorde de velocidade quando alcançou 412km/h. Na época, ele foi testado em uma grande pista oval de Papenburg, a mesma de alguns novos recordes citados aqui. Na época, ele foi guiado por Miro Zrnčević, o piloto chefe de teste e desenvolvimento da Rimac. Tantos recordes quebrados, o Rimac Nevera entra para a história como um dos carros mais memoráveis quando o assunto é quebra de recordes.
Vídeos
Fotos: Rimac / divulgação
.jpg)
.png)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)


Comentários
Postar um comentário