Stellantis comemora aniversário de 47 anos da unidade de Betim (MG) e 17 milhões de unidades

Stellantis comemora aniversário de 47 anos da fábrica de Betim (MG) com 17 milhões de unidades produzidas e com cerca de 16 mil funcionários



A Stellantis comemorou o aniversário de 47 anos da fábrica do grupo localizada em Betim (MG). A fábrica foi inaugurada em 9 de julho de 1976 e já produziu 17 milhões de unidades, sendo 4 milhões de unidades exportadas para um total de 37 países diferentes. O complexo industrial da marca conta hoje com 120 fornecedores e ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados e mais de 900 mil metros de área construída, que fazem da fábrica uma das maiores fábricas da Stellantis no mundo.

A fábrica com todos os fornecedores possui uma capacidade de empregar 16.000 funcionários, mais da metade da força de trabalho do grupo na América do Sul. Os modelos produzidos em Betim são hoje os modelos de volume da Fiat como Strada, Argo, Mobi, Pulse e Fastback, além do Peugeot Partner Rapid e da RAM 700 – únicos modelos produzidos que não são da Fiat e a RAM 700 produzida apenas para exportação. É de lá que a Fiat produz os seus principais veículos e que fazem com que a marca italiana continue líder de vendas.

No primeiro semestre de 2023, a marca italiana emplacou 207.000 unidades vendidas, um aumento de 10,5% em relação ao primeiro semestre de 2022 – com uma participação de 22,1% do mercado. O Mobi é produzido na unidade e recentemente passou das 400 mil unidades e o Argo já emplacou mais de 400 mil unidades também. A unidade de Betim também é responsável pela produção de motores, sendo este o maior Centro de Produção de Powertrain da América Latina. Em junho de 2023, a fábrica de motores alcançou a marca de 1,5 milhão de motores Firefly.



Nos primeiros seis meses de 2023, a Stellantis produziu mais 190.000 unidades de motores Firefly. A fábrica também produz os motores Fire e GSE Turbo. Todos os modelos que são feitos em Betim foram concebidos, projetados, desenvolvidos e testados no Brasil, com 100% de autonomia tecnológica na América Latina para o desenvolvimento de novos veículos, com grande nível de qualidade e excelência. A capacidade se desenvolve por meio de estruturas como o Tech Center e o Design Center, que reúne cerca de 2.000 engenheiros, designers e técnicos, responsáveis por darem forma e funcionalidade mecânica às ideias, conceitos e desenhos.

O complexo industrial conta com 40 laboratórios em toda a área estratégica da Stellantis para o desenvolvimento de um automóvel. Esses espaços, somados aos talentos dos profissionais de cada área envolvidas, como Projeto, Design, Compras, Manufatura, Finanças, entre outros, fazem do Polo Automotivo de Betim um centro de desenvolvimento automotivo de classe mundial. Na unidade, a Stellantis ainda confirmou que a sua matriz energética com biocombustíveis e a energia elétrica gerada por meios renováveis. De acordo com o grupo, a meta é desenvolver veículos Bio-Electro.

Esse projeto inclui três pilares principais: Academy (que abrange informação, formação e recrutamento), Lab (incubação de ideias e desenvolvimento do ecossistema) e Tech (materialização de soluções, da inovação e da localização da produção). A plataforma articula em torno da Stellantis um grande conjunto de parcerias estratégicas, visando acelerar o desenvolvimento e implementação de novas soluções de motopropulsão e de descarbonização da mobilidade. O grupo ainda confirmou que vai buscar nacionalizar soluções, tecnologia e produção, impulsionando uma onda setorial de reindustrialização para a chegada destes novos produtos. 



Fotos: Stellantis / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!