Fiat lança o Scudo reestilizado na Europa, que se adequa ao novo design e fica mais equipado
Fiat revela o novo Scudo na Europa, que estreia na Europa com as mesmas mudanças que os irmãos Citroën Jumpy e Peugeot Expert; furgão mantém opções de carroceria
A Fiat apresentou as primeiras mudanças que a terceira
geração do Scudo recebeu na Europa. O modelo italiano acompanha as mudanças que
os demais irmãos receberam como o Citroën Jumpy e o Peugeot Expert. No caso do Scudo,
ele acompanha grande parte das mudanças internas, mas ganha uma identidade
visual mais próxima dos demais veículos da Fiat. Além disso, ele ganha em
termos de conectividade com uma nova central multimídia e ganha mais equipamentos
de série que vão agregar à sua segurança, ao menos na Europa.
Começando pelo design externo, o novo Fiat Scudo passa a
aderir a nova filosofia de design da Fiat com o logotipo da marca em destaque
no para-choque dianteiro, enquanto os faróis receberam um novo layout. Os faróis
passam a contar com luzes diurnas (DRL) em LED em ‘L’ e com projetor em LED que
vão melhorar a sua iluminação com uma iluminação Full-LED. Os faróis passam a
se conectar por meio de uma barra em preto brilhante que no lado direito traz
as quatro barras transversais da Fiat em alto relevo. Uma das maiores novidades
é que ele perde a grade dianteira superior, que tinha os faróis conectados.
Em troca, passa a contar com uma dianteira mais fechada que traz o logotipo da Fiat no para-choque. Há vincos abaixo do logotipo da marca e mais vincos nas extremidades que dão sequência ao desenho do acabamento plástico inferior. Vincos também estão presentes próximos dos faróis, com vincos em ‘L’. No para-choque dianteiro, o comercial leve ainda recebeu entradas de ar maiores para suprir a perda da grade dianteira. Agora ele passa a contar com uma entrada de ar retangular e um acabamento em plástico preto passa a ser o espaço para a placa.
A entrada de ar principal é a inferior, que possui um desenho em ‘U’ com barras horizontais, enquanto as laterais do para-choque ganham os faróis de neblina e um acabamento em plástico preto em ‘L’. O capô continua o mesmo, com um vinco que nasce acima dos faróis ainda no para-choque e termina nas colunas A do Scudo. De perfil, nada muda. O mesmo acontece com a traseira, que se mantém inalterada. Mas é no interior que a Fiat deu um banho de loja no modelo europeu, que passa a contar com volante redesenhado, de base inferior achatada, e de dois raios.
O volante possui controles multifuncionais e há detalhes em preto brilhante. O volante passa a contar com controles auxiliares de direção, telefone, rádio e outros comandos. Junto ao volante, destaque para o quadro de instrumentos com tela digital de 10,0 polegadas, que é personalizável. Ele substitui o quadro anterior, analógico. O destaque do painel é que agora existe uma tela da central multimídia com uma tela de 5,0 ou 10,0 polegadas que dá um ambiente mais moderno ao interior. De acordo com a marca, a central multimídia possui conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
A central também possui o sistema de áudio e a navegação conectada Tom Tom 3D. Outra novidade é o assistente de voz, que permite controlar as principais funções em linguagem natural. Abaixo da central multimídia a marca italiana redesenhou as duas saídas de ar-condicionado centrais. Se antes elas ficavam nas laterais da central multimídia, agora as saídas de ar centrais ficam abaixo da central multimídia, com tela horizontal e com acabamento prateado na parte superior. Abaixo das saídas de ar centrais ele possui o controle de ar-condicionado que é Dual Zone.
Abaixo, ele possui mais alguns botões físicos e entradas USB-C. No lado esquerdo, ele possui o botão Start/Stop. O painel também ganha um carregador de smartphone sem fio localizado no console central disponível com o pacote opcional. Este inclui também partida viva-voz e ar-condicionado automático. A alavanca de câmbio passa a ser um seletor – assim como acontece nos elétricos da marca – quando equipado com câmbio automático. A alavanca do câmbio manual continua lá. O painel também conta com um desenho com mais porta-objetos com mais compartimentos de armazenamento existentes ampliados e espaço adicional, especialmente na parte superior.
Os novos porta-copos foram projetados para acomodar também smartphones e um novo compartimento superior que pode acomodar até tablets. Além disso, o assento dianteiro pode ser ajustado e usado como mesa para computador e tablet ou como suporte para lancheira. Outra novidade é a chegada de uma nova opção de cor chamada Cinza Titânio. Desenvolvido a partir da plataforma modular EMP2, o Fiat Scudo conta com duas opções de comprimento na Europa. A marca chama essas opções de Magic Cargo e Maxi. O Magic Cargo possui 4,959 metros de comprimento, 3,275 metros entre os eixos, 1,920 metro de largura e 1,904 metro de altura.
Internamente, ele possui uma capacidade de carga de 5,3m³ e uma capacidade de carga, em peso, de 1.000kg, ou 5.300 litros de capacidade. O Maxi possui 5,309 metros de comprimento, 3,275 metros entre os eixos, 1,920 metro de largura e 1,935 metro de altura. O compartimento de carga possui capacidade de 6,6m³ ou uma capacidade de peso de 1.263kg ou 6.100 litros de capacidade. Mecanicamente, ele possui opções de motor BlueHDi 120, BlueHDi 145 e BlueHDi 180 entre os motores a diesel e o E-Scudo como a opção elétrica. Mecanicamente, a versão de entrada, a BlueHDi 120, possui o motor 1.5 BlueHDi Turbo Diesel capaz de desenvolver 120cv e 30,6kgfm acoplado a uma transmissão manual de 6 marchas.
A tração é dianteira (FWD). A segunda opção de motor é o 2.0 BlueHDi Turbo Diesel que desenvolve 144cv e 34,7kgfm, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas e a tração dianteira. Ele também possui o BlueHDi 145 AT, que traz o mesmo motor 2.0 BlueHDi Turbo Diesel de 144cv e torque de 37,7kgfm, com um câmbio automático de 8 marchas com tração dianteira. O motor a diesel mais potente é o BlueHDi 180, formado pelo 2.0 BlueHDi Turbo Diesel capaz de entregar 177cv e 40,8kgfm, com câmbio automático de 8 marchas e a tração dianteira.
A velocidade máxima do Scudo a diesel é de 160km/h. O motor elétrico, o E-Scudo, conta com um motor elétrico dianteiro síncrono de ímã permanente de 136cv e 26,5kgfm de torque, com câmbio automático de marcha única e uma tração dianteira. A bateria é de 50kWh de íons de lítio capaz de oferecer uma autonomia de 224km no ciclo WLTP. Ele pode ser carregado em estações de recarga do tipo WallBox trifásico de 11kW de 0% a 100% em 5 horas, mas também oferece um WallBox monofásico de 3,6kW que recarrega a bateria de 0% a 100% em 14 horas e o WallBox monofásico de 7,4kW que recupera a bateria em 7 horas.
Ele também pode ser carregado em estações de recarga rápida (DC) de até 100kW, que recupera de 0% a 80% em 38 minutos. Ele também é vendido com uma bateria de 75kWh capaz de oferecer uma autonomia de 350km, no mesmo ciclo WLTP. Ele também pode ser carregado em WallBox monofásico de 3,6kW em 23h, em WallBox monofásico de 7,4kW em 11h02 e o WallBox trifásico de 11kW recupera em 7h04. Em estações de recarga rápida, ele pode ser plugado em estações de recarga de até 100kW e recupera de 0% a 80% em 45 minutos.
Em ambos os casos, a bateria fica no assoalho não afeta a capacidade de carga e o volume, ele mantém as capacidades e a versatilidade que o tornaram um sucesso. O modelo possui capacidade de chegar aos 130km/h em velocidade máxima. O elétrico possui três modos de condução: Eco para maximizar a autonomia, Power para desempenho máximo em plena carga e Normal. A versão Hydrogen (a hidrogênio) do novo E-Scudo agora terá autonomia superior a 400km (ciclo WLTP em fase de aprovação). Ele foi projetado com base na chamada solução elétrica de célula de combustível de hidrogênio plug-in de média potência.
Ele combina as vantagens do hidrogênio, da tecnologia de baterias e da tração elétrica. O tanque de combustível do modelo a diesel é de 69 litros e o peso varia de 1.722kg a 2.241kg. O modelo possui uma suspensão dianteira independente McPherson e a suspensão traseira é independente de braço arrastado. Os freios são a disco ventilados na dianteira e disco sólido na traseira. Entre os equipamentos de série, ele será vendido com rádio equipado com um rádio DAB com tela touchscreen de 5 polegadas com porta USB integrada. Além disso, o motorista poderá fazer e receber chamadas sem sair da estrada.
O sistema multimídia premium, disponível com ou sem navegação integrada, conta com uma tela sensível ao toque colorida de 10,0 polegadas com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, que permite que os clientes permaneçam conectados com segurança ao seu smartphone. Em termos de segurança, destaque é o pacote Magic Mirror, que traz um novo espelho retrovisor digital para que o motorista possa realizar qualquer manobra com segurança. As imagens são provenientes de duas câmeras, uma sob o espelho lateral direito e outra acima das portas traseiras. Isso permite uma visão traseira durante a condução e uma visão lateral no lado direito do ponto cego, auxiliando assim os profissionais em suas manobras diárias.
Também passa a ser equipado com ISA, assistente inteligente de velocidade com reconhecimento de placas, alerta de atenção ao motorista e assistente de manutenção de faixa. Ele também conta com um sistema de frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, além do assistente inteligente de velocidade para ajudar você a se manter dentro dos limites de velocidade. O aplicativo Fiat Professional ainda traz recursos de otimização por meio dos serviços Uconnect. Este possui funcionalidades como o Send & Go, onde clientes podem enviar seu destino para o sistema multimídia com antecedência diretamente de seu smartphone e chegar lá facilmente graças ao sistema de navegação fornecido, sempre informados sobre a carga restante da bateria.
Os recursos ainda incluem gerenciamento remoto, comunicação da localização GPS e o E-Call, que é voltado para manutenção preventiva. No caso do E-Scudo, será oferecido o Fiat Professional com o Free2move Charge, que oferece o ecossistema completo de carregamento de baterias. Ele será vendido com as opções de carroceria Van (com três lugares), Cabine Dupla (com cinco ou seis lugares) e Combi (com nove lugares), essa última de passageiros. Entre as opções de cores, a Fiat confirmou que ele possui em seu catálogo as opções Cinza Artense, Cinza Titânio, Branco Caulim, Preto Perla Nera.
Opcionalmente, o Scudo ainda pode ser vendido com um pacote chamada de S-Design. Assim como acontece aqui no Brasil com alguns compactos da Fiat, ele ganha mudanças em seu design e com um design mais esportivo marcado por trazer pintura no para-choque dianteiro e traseiro e rodas de liga leve. Além disso, pode ganhar adesivos na carroceria que reforçam ainda mais sua pegada mais esportiva. O Scudo atualmente é produzido em Lieu-Saint-Amand, em Sevel Nord, na França, em Bursa, na Turquia, e em Rüsselsheim, na Alemanha, será produzido os modelos com motor a hidrogênio.
Fotos: Fiat / divulgação

















Comentários
Postar um comentário