Ford retira de linha a dupla Transit Connect e Edge nos EUA; Escape tem futuro incerto
Ford confirma e se despede de Edge e Transit Connect nos Estados Unidos; rumores dão conta que o Escape pode ser o próximo a deixar de ser oferecido
A Ford se prepara para se despedir de alguns modelos na
América do Norte, mais especificamente nos Estados Unidos. Lá, a marca já
retirou de linha modelos como o Edge e a Transit Connect, modelos que já
estavam envelhecidos dentro no portfólio e não ganhariam um substituto. Porém,
um terceiro modelo pode se unir em breve a esses modelos: o Escape. Ainda tratado
como um rumor, o SUV médio perdeu um pouco de espaço para o irmão Bronco Sport,
mas ainda mantém uma parcela de consumidores. Mas chegaremos lá.
Antes, vamos aos modelos que se despediram oficialmente. Para a chegada de novos eletrificados, a Ford precisou abrir caminho em algumas de suas fábricas. E isso tem a ver com o Edge, produzido em Oakville, no Canadá. Por lá, será produzida a segunda geração de elétricos da Ford, que serão feitos a partir de uma nova plataforma. Lá, será produzido uma picape e um SUV de três filas de bancos, destacou o site Automotive News. Antes disso, vamos falar sobre os modelos que saíram de linha. O Edge, de acordo com informações do Presidente da Oakville Assembly, Marc Brennan, em entrevista ao Automotive News, disse que o SUV saiu de linha no dia 26 de abril de 2024.
Lançado em 2006 durante o Salão do Automóvel de Detroit e
recebeu uma segunda geração em meados de 2015. Desde então, o Edge manteve um
patamar de 100.000 unidades ao ano até a pandemia, quando suas vendas caíram e
não se recuperaram mais. O fim de linha do Edge já abre caminhos para a Ford
começar a renovar a fábrica canadense para a chegada de modelos elétricos,
enquanto a Transit Connect não voltará a ser vendida, tendo suas últimas
unidades com ano/modelo 2024. Por lá, a informação é que a Ford vai investir
cerca de 1,95 bilhão de dólares canadenses (cerca de US$ 1,45 bilhão na época)
para a construção de cinco novos veículos elétricos.
Destes, o primeiro estava previsto para meados deste ano de 2025 e o último seria lançado em 2028. Esse plano, no entanto, foi postergado pela própria Ford por conta da baixa adesão dos consumidores a veículos elétricos nos EUA após o fim do incentivo a elétricos. Os planos para a renovação da fábrica remontam o segundo trimestre de 2024, logo após o fim da produção do Edge. Na época, foi comentado que a unidade iria "se preparar para a produção de veículos elétricos de próxima geração a partir de 2025". A fábrica canadense passaria por uma remodelação completa e com uma possível expansão também.
Isso porque uma fábrica de bateria seria erguida no complexo industrial, de 37.700m², utilizando componentes produzidos pela Blue Oval SK Battery Park, localizada no estado de Kentucky, nos Estados Unidos. É preciso destacar que o fim de linha de Edge e Transit Connect nos EUA é um fim apenas nos Estados Unidos. O Edge continuou para uma terceira geração na China e o Transit Connect ganhou uma nova geração na Europa também. E é aí que chegamos no Escape. Ainda em linha, o SUV médio da marca já está na berlinda desde meados de 2023. Mas, foi em junho deste ano que a Ford começou a dar alguns sinais.
Ele deixou de ser vendido em alguns estados dos Estados Unidos como a Califórnia, Nova York, Massachusetts, Vermont, Oregon e Washington. O motivo seria a falta do sistema de emissões compatíveis com as regras ambientais mais rígidas desses estados. De acordo com o site Ford Authority, a marca ainda pretende lançar uma linha com ano/modelo 2026, que pode ser a última. Produzido em Louisville, nos Estados Unidos, o SUV deve sair de cena para também abrir caminho para novos produtos eletrificados. Ao site especialista em Ford, o Sindicato United Auto Workers (UAW) confirmou que a marca já planejou parar a produção do SUV em dezembro deste ano.
A parada está relacionada para receber obras de adaptação. Dentro da fábrica, será construído uma estação de recarga, cobertura com 16 pontos de carregamento e uma subestação elétrica. Mas há outros rumores também. Assim como aconteceu com Edge e Transit Connect, o Escape pode apenas ter a produção transferida para um outro país. Vendido também na Europa com o nome Kuga, o SUV médio pode ser produzido em alguma fábrica que a Ford possui no Velho Continente, abrindo caminho para a chegada de elétricos nos EUA. A conferir.
Fotos: Ford / divulgação



Comentários
Postar um comentário