Cupra Raval de produção aparece em primeiras imagens teaser no Salão de Munique
Cupra revelou a primeira imagem do Raval de pré-produção no Salão de Munique e hatch aparece antes de fazer sua estreia, que acontece em 2026
Em 2023 a Cupra confirmou que vai lançar o seu primeiro
produto compacto em meados de 2026 e o modelo em questão é baseado no
UrbanRebel Concept. O modelo em questão vai receber o batismo de Raval e será
lançado em homenagem a um bairro de Barcelona, na Espanha. Basicamente, o
modelo de produção se parece muito com o conceito, especialmente no design
externo – única imagem revelada pela marca espanhola no evento. Tendo a mesma
pegada esportiva dos demais produtos da marca, o Raval será irmão do Volkswagen
ID.2all Concept.
Sua versão de pré-produção, ainda como um protótipo, aparece
bem próximo de um modelo de produção, mas ainda camuflado. Se percebe que ele
conta com faróis triangulares com luzes diurnas (DRL) em LED que,
aparentemente, parecem ser igualmente triangulares em três áreas. Abaixo dos
faróis ele conta com um vinco bem pronunciado que corta a dianteira e uma
entrada de ar inferior trapezoidal. A parte superior conta com o espaço para a
placa e a parte inferior possui a entrada de ar com barras transversais. Mais nas
extremidades, ele possui um par de acabamentos verticais e as extremidades deste
acabamento trazem entradas de ar.
As extremidades laterais do para-choque também possuem entradas de ar inseridas em um formato triangular, com um vinco em ‘L’ nas extremidades. Próximo ao capô, mas ainda no para-choque dianteiro, ele possui o logotipo da Cupra. A partir do para-choque, acima dos faróis, nascem vincos bem-marcados que terminam nas colunas A. Há um segundo par de vincos centrais que terminam próximo do capô. De perfil, ele é basicamente o mesmo conceito. O desenho dos vidros acompanha o arco do teto e a parte inferior dos vidros é mais ascendente.
As colunas são em preto brilhante e se conectam com o para-brisa. Nota-se que, a partir das portas traseiras, ele possui um vinco que se conecta com as lanternas. A parte inferior das portas possuem um vinco ascendente e em toda a parte inferior da carroceria ele deve trazer um acabamento em preto brilhante, inclusive nas caixas de rodas. Os retrovisores possuem base nas portas, com repetidores de setas integrados, e maçanetas retráteis (pop-up). Por fim, as rodas são de liga leve com seis raios, com acabamento preto brilhante e com detalhes em bronze.
Na traseira, a Cupra não revelou nenhuma imagem, mas o vídeo-teaser mostrado mais abaixo mostra que as lanternas vão continuar horizontais, invadindo a tampa do porta-malas e quase se conectando entre si – tendo apenas o logotipo da marca, iluminado, separando as lanternas. As lanternas serão em LED com três triângulos, assim como acontece com os faróis. O hatch elétrico, ainda camuflado, foi apresentado por Markus Haupt, CEO interino da Cupra. A camuflagem do Raval ainda é o mapa do bairro de Raval, em Barcelona.
“O Cupra Raval está agora a moldar o nosso futuro. Porque com ele, reunimos tudo o que a Cupra representa: emoção, design marcante, desempenho eletrizante e, como sempre, foco no condutor. Para nós, o Cupra Raval é mais do que um automóvel. O que o torna verdadeiramente especial é o projeto por trás dele – a Família de Carros Urbanos Elétricos – que temos orgulho em liderar a partir de Espanha. Estamos a reforçar as sinergias dentro do Grupo Principal da Marca e a transformar o país num centro de mobilidade elétrica, tornando estes automóveis acessíveis a milhões de pessoas.”, afirmou Markus Haupt, CEO interino da Cupra.
De acordo com a marca espanhola, o nome ‘El Raval’ é o nome de um dos bairros mais conhecidos de Barcelona, um bairro que vibra movimento constante, energia bruta e caráter urbano destemido, os mesmos valores que definem a essência deste novo modelo. A marca ainda destacou que ele será desenvolvido a partir da plataforma modular MEB+, com tração dianteira. A marca divulgou algumas informações sobre o hatch como seu porte. Ele terá 4,046 metros de comprimento, 2,600 metros entre os eixos, 1,784 metro de largura e 1,518 metro de altura.
Além disso, ele será equipado com um motor elétrico de 226cv de potência na sua versão esportiva, chamada de VZ. Essa ainda terá bancos CupBucket, suspensão DCC Sport, modo ESC OFF, rodas de 19'' com pneus 235 mm mais largos e diferencial de deslizamento eletrônico VAQ, ele transforma cada viagem em uma experiência única. Ele será apresentado com duas opções de bateria, vários níveis de potência e diferentes acabamentos para atender as diferentes necessidades dos consumidores. Ele também será vendido com um pacote ADAS avançado, que vai trazer o Travel Assist com reconhecimento de mudança de faixa e semáforo, do Intelligent Park Assist e de uma câmera Area View de 360°.
Ele ainda terá uma capacidade de recarga rápida (CC) que vai garantir praticidade no dia a dia, mas sem definir qual a capacidade de recarga do hatch – estima-se que as baterias possam ser recarregadas de 10% a 80% em cerca de 20 minutos, tendo até 125kW de recarga. Ele será produzido na fábrica de Martorell, na Espanha, junto com outros compactos elétricos que a Volkswagen Group deve lançar na Europa. Enquanto isso, deve continuar rodando em testes, situação em que ele se encontra desde meados de outubro de 2024.
Vídeo-Teaser
Fotos: Cupra / divulgação




Comentários
Postar um comentário