Ford apresentou a F-150 Lightning pela primeira vez no Brasil em evento, mas vinda é incerta
Ford apresentou a F-150 Lightning no Brasil pela primeira vez ao Festival de Interlagos, mas lançamento da picape elétrica ainda é dúvida aqui
A Ford apresentou oficialmente no Festival de Interlagos a
F-150 Lightning. Na edição 2024 do evento, a marca norte-americana revelou a
picape pela primeira vez em solo brasileiro. A aparição da Lightning em solo
nacional pode ser uma prévia da vinda da picape ao nosso mercado, ao menos em
uma fase inicial de estudos. Aqui, a F-150 é vendida apenas com motor a
gasolina, o 5.0 V8 de 405cv de potência, mas uma ampliada no portfólio da
picape pode acontecer nos próximos anos.
Isso acontece principalmente depois de um teaser que mostra
que a F-150 Raptor aparece ao lado da F-150 em suas versões civis – num teaser
que também antecipava a chegada da reestilização da picape em nosso mercado,
veja aqui. Mas, voltando para a F-150 Lightning, a picape é a primeira aposta
de uma marca a desenvolver uma picape de grande porte com motores elétricos. Em
termos de design, a Lightning possui grandes diferenças em relação às demais
versões da F-150, a começar pela dianteira. Nela, a picape recebeu novos faróis
dianteiros. Com um novo formato, eles possuem um desenho mais vertical e contam
com luzes diurnas (DRL) em LED.
Essas luzes DRL possuem um desenho em ‘7’, se conectando entre si por conta de uma barra em LED que atravessa a parte superior da grade dianteira. Os faróis recebem dois projetores em LED. A grade dianteira é fechada e conta com o logotipo da Ford ao centro. A grade possui elementos em 3D e uma barra central que sustenta o logotipo. No para-choque dianteiro, a Lightning aparece com um acabamento em preto brilhante trapezoidal com uma entrada de ar central. De perfil, as novidades ficam por conta apenas de novas rodas de liga leve mais aerodinâmicas.
Outra mudança fica pelo bocal de recarga da bateria no para-lama dianteiro, presente nos dois lados da carroceria. Na traseira, a picape também recebe mudanças como as lanternas com um novo layout e que passam a se conectar entre si ao atravessar toda a tampa da caçamba. Assim como na dianteira, a traseira parece trazer uma iluminação em ‘7’ nas lanternas. A tampa do porta-malas possui o nome F-150 em baixo relevo e recebe uma nova estamparia, com maçaneta na parte superior e novos vincos na parte inferior. Já o para-choque traseiro é praticamente o mesmo, mas sem as saídas de escape.
A picape se destaca por trazer dois motores elétricos, um para cada eixo. Segundo a Ford, ela desenvolve 571cv de potência com torque de 107,2kgfm. Existe ainda versões mais simples, que vem com motor que entrega 468cv e 107,2kgfm, é possível que ela acelere de 0 a 100km/h em 4,1 segundos, na versão Pro. A Ford equipa a picape elétrica com uma bateria de 98kWh que oferece autonomia de 370km e com bateria mais potente, de 131kWh, amplia a autonomia para 483km, ambos com o ciclo EPA, o mais exigente.
Ainda sobre as baterias, a Ford confirmou que ela deve recarregar de 15% a 80% em apenas 41 minutos com a estação rápida de 150kW em corrente DC ou 8 horas num WallBox doméstico. Voltando à sua mecânica, a picape terá a tração 4x4 que garante um elevado desempenho off-road, com capacidade de carga útil de 907kg e capacidade de reboque de 4.535kg. Ela ainda terá quatro modos de condução: Normal, Sport, Off-Road e Tow/Haul. Muito provavelmente, a vinda da picape ao nosso mercado é estudada. Aqui, caso ela seja lançada, deve ter preços no mesmo patamar das demais versões a combustão.
Fotos: Ford / divulgação



Comentários
Postar um comentário