Hyundai revela as primeiras imagens teaser de um compacto elétrico conceitual para Munique
Hyundai divulga as primeiras imagens teaser de um novo conceito para o Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha, que antecipa o compacto Ioniq 3
A Hyundai revelou as primeiras imagens teaser de um novo
conceito que vai apresentar no Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha. O novo
modelo vai antecipar uma possível versão de produção do Ioniq 3, um compacto
elétrico que deve ser revelado em breve, com um design bem ousado assim como os
demais membros da linha Ioniq – leia-se Ioniq 5, Ioniq 6 e Ioniq 9. As primeiras
imagens do conceito revelam parte do seu design, como a dianteira e a traseira
do hatch. Aparentemente, o modelo será um notchback.
O estilo notchback da carroceria basicamente é um estilo de
hatchs em desuso hoje, mas é basicamente o estilo de design do Chevrolet Kadett,
Ford Escort (primeira e segunda geração nacionais) e Volkswagen Pointer, por
exemplo, com um vidro traseiro mais inclinado. Na dianteira, o elétrico contará
com faróis divididos em dois andares, sendo a parte superior uma barra em luzes
de LED que percorrem toda a dianteira e fazem as vezes de luzes diurnas (DRL).
O para-choque dianteiro possui um desenho com entrada de ar trapezoidal com
acabamento em preto brilhante na parte superior e as entradas de ar logo
abaixo.
É nesse espaço que ficam os faróis principais, que ficam, de certa forma, camuflados. Os faróis possuem um desenho quadrado com uma iluminação em Pixel LED que a Hyundai chama de Parametric Pixel. O desenho é bem aerodinâmico, marcado por um par de vincos que nasce acima dos faróis superiores e devem terminar ou próximo do para-brisa ou das colunas A do elétrico. Não há imagens de perfil, mas se percebe que ele possui um caimento de teto mais suave a partir das portas traseiras. Na traseira, se percebe que ele conta com lanternas bem destacadas da carroceria, criando também um vinco.
Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento, inclusive nas caixas de rodas, que possivelmente podem ser em plástico preto ou preto brilhante. Por dentro, a Hyundai foi muito limitada em mostrar apenas as costuras dos bancos, alguns botões quadrados e um seletor que parece trazer o número três – o que reforça que estamos diante de um conceito que pode antecipar o inédito Ioniq 3. Sobre o modelo, é bem provável que ele seja equipado com uma plataforma modular E-GMP com arquitetura elétrica de 400V e tração dianteira.
As baterias devem ser capazes de oferecer uma autonomia em torno dos 320km e pode contar com uma opção de tração integral e até mesmo ganhar uma versão esportiva N, usando motores elétricos mais potentes. Muito provavelmente estamos diante de um futuro Ioniq 3 que será produzido na Coreia do Sul e também na Europa, com chances inclusive de ser feito na China. O lançamento de uma versão de produção, no entanto, deve aparecer já em meados de 2026. Ainda em 2023, o Diretor de Marketing da Hyundai Motor Europe, Andreas-Christoph Hofmann, disse que a marca trabalhava em um concorrente para os compactos elétricos da Volkswagem, Cupra, Renault, Skoda e Kia.
“Todos na indústria sabem que o preço-alvo desse tipo de veículo é 20.000 euros”, disse Hofmann em entrevista durante o Autonews Europe Congress, em Praga. No evento se chegou a cotar que o elétrico já viesse com a evolução da plataforma E-GMP, que é chamada de Integrated Modular Architecture (IMA). Mais barata, essa base abrangerá "quase todas as classes de veículos, desde SUVs pequenos e grandes até picapes". Na época, a sul-coreana ainda confirmou que trabalhava com parceiro para o desenvolvimento de baterias avançadas de níquel-manganês-cobalto (NMC) e fosfato de ferro-lítio (LFP). Os testes com o elétrico começaram recentemente, em julho, na Europa.
Fotos: Hyundai / divulgação

.png)
.jpg)
.png)
.jpg)
.png)
.png)
.png)
.png)
Comentários
Postar um comentário