Kia interrompeu temporariamente a importação da Carnival no Brasil, mas minivan já voltou
Kia esgotou lote antigo da Carnival e minivan ficou quase um ano em hiato para receber a versão reestilizada no mercado brasileiro
A Kia confirmou que esgotou o lote antigo da Carnival em
meados de maio de 2023, mas foi só em agosto daquele ano que surgiu informações
sobre a disponibilidade da Carnival no país. Em agosto de 2023 marcava dois
anos do lançamento da minivan em nosso mercado com a atual geração. A pausa se
deu para a espera do modelo reestilizado, que foi apresentado relativamente
nesse mesmo período. No Brasil, a minivan de grande porte saiu temporariamente
do site da marca, o que acendeu um alerta sobre um possível fim de linha.
Mas a Kia, na época, confirmou que o modelo retornaria ao
país já com as mudanças visuais. Em comunicado, a Kia disse que, “tão logo
volte à normalidade de produção e distribuição, a Carnival voltará a ser
comercializada no Brasil. Infelizmente não podemos contar com o modelo, único
da categoria, destinado a oito ocupantes, no mercado interno, já que tem
excelente aceitação por parte do consumidor brasileiro. A procura é muito
grande. Isso mostra o quanto a Carnival é considerada na decisão de compra.
Breve, recolocaremos a minivan em nosso portfólio no site da empresa”,
esclarece José Luiz Gandini, Presidente da Kia Brasil.
“Por excesso de demanda no mercado internacional, a oferta
da Carnival está bastante limitada em vários países, inclusive no Brasil. Por
essa razão, o modelo deixou de constar – temporariamente – do portifólio de
produtos da Kia Brasil em seu site oficial”, disse a marca. Importada da Coreia
do Sul, a minivan será lançada em breve com a reestilização de meia-vida. Apresentada
há alguns meses, a reestilização da Carnival adequou a minivan à nova filosofia
de design da marca. Entre as mudanças, ela passa a contar com novos faróis com
um novo formato, que parece em ‘T’, agora dispostas de maneira vertical, onde
eles contam com quatro projetores em LED.
Há uma área dos faróis com desenho horizontal, na parte superior, inclusive com um prolongamento para as laterais. Há luzes diurnas (DRL) em LED com um desenho em ‘L’. Os faróis superiores se conectam por um acabamento em preto brilhante, que na parte central possui um leve degrau para dar vida ao ‘Tiger Nose’ característico da marca. A grade dianteira recebe um novo desenho e dá continuidade ao padrão ‘Tiger Nose’ na parte inferior da grade, com uma área mais elevada. A grade fica mais larga que no modelo anterior, tendo uma grelha de barras transversais.
Com um estilo em ‘U’, o acabamento de contorno é prateado. Abaixo da grade dianteira ela possui o espaço da placa e mais abaixo está a entrada de ar trapezoidal com duas barras horizontais que levam aos dois faróis de neblina divididos em duas barras horizontais, nas extremidades laterais da entrada de ar. A minivan também possui um acabamento em ‘U’, que emoldura a parte inferior da entrada de ar e as laterais dos faróis de neblina, em tom prateado. Em termos de vincos, o para-choque dianteiro possui um vinco na parte inferior dos faróis em direção para a entrada de ar inferior.
No capô, a Kia redesenhou a peça com linhas mais marcantes. Há um par de vincos centrais que partem do ‘Tiger Nose’ e terminam próximo do para-brisa, criando um ressalto. O logotipo da Kia também fica nessa área, próximo da grade. Nas extremidades laterais, o capô possui um par de vincos que terminam na coluna A. De perfil, a nova Carnival ganha novas rodas de liga leve que variam de 17, 18 a 19 polegadas (com pneus 235/65 R17, 235/60 R18 ou 235/55 R19, respectivamante. A traseira ganha mudanças importantes como as lanternas, que continuam horizontais, mas invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si por uma régua vermelha (sem iluminação).
As lanternas passam a contar com um prolongamento vertical, deixando as lanternas maiores que no modelo anterior. Outra mudança fica por conta de uma nova tampa do porta-malas, que traz o logotipo da Kia e um vinco horizontal que corta toda a traseira e termina nas lanternas. Abaixo dele fica o espaço para a placa. Comparado com o modelo anterior, o espaço da placa fica um pouco mais baixo. Abaixo do espaço da placa, há um outro vinco horizontal que corta toda a traseira e inclusive invade o para-choque traseiro. Falando nele, o para-choque traseiro possui esse vinco horizontal que termina nas laterais do para-choque.
A parte inferior foi redesenhada. Há luzes de ré e refletores dispostos horizontalmente conectados com um acabamento cromado na parte inferior do para-choque. As setas de direção subiram do para-choque para as lanternas. Por dentro, as novidades ficam por conta de um novo quadro de instrumentos com tela digital de 12,3 polegadas, com tela TFT. Já a central multimídia possui tela 12,3 polegadas, que ganha assistente virtual por comando de voz ‘Hey Kia’ que pode ajudar a abrir/fechar as janelas ou ajustar o ar-condicionado. A nova central possui um sistema operacional de última geração chamado de Connected Car Navigation Cockpit (ccNC) e traz atualizações de software sem fio Over-The-Air (OTA).
O volante foi revisado com o novo logotipo da marca, além de manter os três raios com comandos multifuncionais – com acabamento em preto brilhante e detalhes prateados. Acima do volante, ela pode ser equipada com um Head-Up Display (HUD), que possui 11 polegadas. Abaixo das telas, uma faixa horizontal corta todo o painel da minivan com o espaço camuflado para as saídas de ar-condicionado, sendo duas centrais e outras duas nas extremidades, cada uma em um lado. É entre as saídas centrais que o botão pisca-alerta foi realocado. Abaixo dessa faixa existe uma faixa em LED de personalização de cores em até 64 cores.
Logo abaixo, existe um acabamento preto brilhante, que percorre todo painel. Ao centro, ela possui novos controles por botões físicos para o sistema de ar-condicionado, volume com seletores giratórios e atalhos da central multimídia. O botão Start/Stop também foi realocado, mas ainda fica no lado direito do volante. O console central foi redesenhado e agora ganha espaço para recarga por indução para smartphones, com dois espaços. Acima, ela ganha entradas USB – que por dentro são sete (sendo seis delas USB-C), ao todo, além de uma tomada 115V. No console, a nova Carnival possui câmbio automático por um seletor e o freio de estacionamento.
No lado direito fica o porta-copos duplo. Nos painéis das portas, as novidades ficam por conta de um novo desenho da iluminação personalizável nos painéis das portas dianteiras e traseiras. No motor, a Kia deve manter o motor 3.5 V6 24v SmartStream DOHC GDI a gasolina que desenvolve 294cv de potência e torque de 36,2kgfm, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas e a tração dianteira. Houve rumores de que a Kia pudesse optar pelo motor híbrido (HEV), formado pelo motor 1.6 TGDI SmartStream DOHC que desenvolve 180cv e 27,0kgfm junto de um motor elétrico de 74cv e 31,0kgfm.
Juntos, eles entregam uma potência de 245cv e 37,4kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira. O motor elétrico não move as rodas e ele é abastecido com uma bateria de íons de lítio de 1,49kWh, 5,5Ah e 270V, que pesa 43kg. A bateria fica alocada sob o banco da segunda fileira de bancos, no lado esquerdo. Sobre o preço do modelo reestilizado, este ainda é um mistério. A Carnival anterior era vendida com versão única e com preço de R$ 544.990.
Fotos: Kia / divulgação



.jpg)
.jpg)
Comentários
Postar um comentário