MINI lança a reestilização do Cooper a combustão no Brasil, que estreia por R$ 239.990
MINI lança no Brasil o novo Cooper, que desembarca no mercado com preços que começam a partir de R$ 239.990; modelo a combustão segue o elétrico no design
A MINI apresentou no Brasil a reestilização do Cooper
equipado com motor a combustão. O pequeno hatch inglês de terceira geração não
sai de linha com a chegada do modelo elétrico. Muito pelo contrário, ele ganha
(mais) um tapa no visual e se inspira no modelo elétrico para continuar em
linha. Com o desenvolvimento da quarta geração sendo feito apenas para ser
elétrico, coube ao Cooper de terceira geração ganhar mais essa sobrevida. Além das
mudanças no exterior, ele passa a contar com mudanças bruscas mesmo no
interior, onde ele recebeu um redesenho por completo.
Em relação ao modelo anterior, o novo Cooper passa a ser
equipado com um novo layout dos faróis, que recebeu um novo desenho interno. Nele,
ele ganha barras horizontais na parte superior e inferior, com projetor de LED
ao centro. Ele ainda mantém as luzes diurnas (DRL) em LED circulares, que
continuam nas extremidades dos faróis. O contorno dos faróis mantém a moldura,
mas agora esse acabamento é em preto brilhante. No para-choque dianteiro, as
novidades ficam por conta de uma nova grade dianteira octogonal, com uma parte
superior em preto brilhante.
Nessa área, ele possui elementos horizontais em preto brilhante e há uma abertura superior para entrada de ar, que é fechado apenas ao centro, onde estão sensores de auxílio a condução. No lado direito dessa área está o logotipo S, na versão S. Abaixo dessa entrada de ar superior, existe uma área horizontal na cor da carroceria e é onde fica o espaço para a placa. Mais abaixo, fica uma entrada de ar inferior trapezoidal com nova entrada de ar, com duas barras horizontais pespontada. No entorno da entrada de ar há um acabamento em preto brilhante.
Nas laterais do para-choque dianteiro, ele perde o acabamento vertical em plástico preto que existia até então, para entradas de ar adicionais. A parte inferior da carroceria ganha um acabamento em plástico preto que também foi retocado. O capô também foi redesenhado, com um novo logotipo da marca e um par de vincos que partem acima da grade dianteira e terminam próximo do para-brisa dianteiro. Ele perde a entrada de ar no capô que ele tinha. De perfil, as novidades também podem ser notadas. Ele perde, no para-lama dianteiro, um acabamento em preto brilhante horizontal.
Outra novidade fica por conta dos retrovisores, que ganham um novo desenho. Eles passam a ser os mesmos retrovisores vistos na quarta geração do Cooper, a geração elétrica do hatch. Por fim, a tampa do bocal de combustível passa a ser na mesma cor da carroceria. Outra novidade são as novas rodas de liga leve, que são de 17 polegadas (com pneus 215/45 R17). No teto, ele possui um teto solar panorâmico. Na traseira, as novidades ficam por conta de lanternas com um desenho mais triangular. Assim como os faróis, as lanternas possuem uma iluminação totalmente em LED.
Os faróis e as lanternas contam com uma tecnologia chamada de MINI LED e contam com três opções. Todas as três assinaturas de luz selecionáveis começam e terminam com uma animação de boas-vindas ou despedida especialmente orquestrada. As lanternas passam a se conectar entre si por meio de uma barra em preto brilhante que traz o nome Cooper escrito por extenso e o logotipo S no lado direito – na versão S, claro. Acima da barra que une as lanternas está o logotipo da marca. Abaixo da barra, ele possui espaço para a placa. A tampa do porta-malas recebeu um novo desenho, ficando mais larga que a tampa anterior.
No para-choque traseiro, o novo Cooper passa a contar com um novo desenho com um vinco horizontal. Nas extremidades laterais, ele possui refletores verticais com um vinco no entorno em ‘L’. Os refletores são conectados com o acabamento em plástico preto na parte inferior, onde a parte central possui um desenho trapezoidal e uma luz de ré central. Internamente, as novidades da reestilização ficam por conta de um novo painel, completamente redesenhado em relação ao anterior. Por ser todo novo, o novo Cooper a combustão ganha novo volante de três raios, com controles multifuncionais e detalhes dourados.
O terceiro raio conta com uma faixa têxtil no raio das seis horas e o volante possui costuras contrastantes. No painel, o destaque é a nova tela de 9,4 polegadas, com tela de tecnologia OLED e configurável. Há conectividade com internet 5G, assim como possui conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, com software Android Open Source Project (AOSP). Sem o quadro de instrumentos atrás do volante é na central multimídia que estão as principais informações do hatch como velocidade, quilometragem e outros alertas. Para minimizar a falta do quadro de instrumentos, ele possui um Head-Up Display (HUD).
A tela traz o sistema operacional MINI Operating System 9, que agrega todas as funções do veículo e que podem ser operadas intuitivamente com toque ou controle de voz ‘Hey MINI’. Na área inferior do display OLED, os itens de menu Navegação, Mídia, Telefone e Clima podem ser selecionados diretamente a qualquer momento e ficam na tela como atalho. O painel ainda recebeu um novo desenho com uma faixa horizontal com duas saídas de ar-condicionado, sendo uma central e a outra do lado direito do painel (para o passageiro). Há uma outra saída de ar-condicionado horizontal no lado esquerdo do painel (para o motorista), enquanto do lado direito do volante existe uma saída de ar central vertical.
Abaixo da tela, ele possui uma área com outros controles com alguns botões físicos. Entre eles, estão o freio de estacionamento eletrônico, o câmbio automático, botão Start/Stop, controle dos modos de condução e volume do sistema de som. Mais abaixo, há mais cinco controles, entre eles, o pisca-alerta, ao centro. Outro é para o ar-condicionado e alguns servem de atalho para os modos do MINI Experience, entre eles, Core, Green e Go-Kart da central multimídia (que pode ser expandido com modos Balance, Timeless, Personal e Vivid) permitem que você se aprofunde na personalização).
O assistente de voz ‘Hey MINI’ pode ser ativado com uma visualização 3D na forma de um avatar de carro ou do cão chamado ‘Spike’. O assistente pode ajudar na navegação, telefonia, entretenimento e outras funções do veículo. Ele também ganha a opção MINI Digital Key Plus, que transforma o smartphone em uma chave por meio de um aplicativo da marca inglesa. A animação de boas-vindas das luzes dianteiras e traseiras começa assim que o motorista está a menos de três metros de distância; as portas são destravadas quando o motorista está a uma distância inferior a um metro e meio.
No console central, a MINI redesenhou a área com espaço de recarga por indução para smartphones, o Wireless Charging Shelf, e dois porta-copos. Com o novo desenho do console central, o câmbio sobe para o painel. Ele funciona agora como uma alavanca com as marchas R, N e D/L. Os painéis das portas também ganharam um desenho com foco em linhas mais minimalistas, com um acabamento de pequenas barras horizontais próximo do painel e as novas maçanetas com acabamento que parecem douradas. O painel como os painéis das portas recebeu um novo acabamento caracterizado por superfícies em preto e azul feitas de material de malha de dois tons.
Os bancos Vescin recebem estofamentos de alta qualidade em cinza ou preto com detalhes Pied-de-Poule com acabamento perfurado no encosto de cabeça e no assento. As costuras de destaque em azul e inserções de tecido estampadas nas laterais acentuam o design elegante do interior. Ele também ganha em personalização, com até oito possibilidades de configuração do ambiente interno, que combinam iluminação, som ambiente e modo de condução à sua disposição para que possa escolher aquela que mais lhe agradar. Por se tratar de uma reestilização, o Cooper mantém a mesma plataforma modular UKL1.
Ele possui 3,876 metros de comprimento, 2,495 metros entre os eixos, 1,744 metro de largura e 1,432 metro de altura. Ele possui um porta-malas com capacidade de 210 litros, mas os bancos traseiros com rebatimento 60/40 permite que ele possa rebatido e ampliado para 725 litros de capacidade. O peso varia de 1.260kg e 1.285kg. Debaixo do capô, o nosso Cooper será vendido apenas com o motor 2.0 TwinPower Turbo a gasolina que desenvolve 204cv e torque de 30,6kgfm. Ele trabalha junto de um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas, DCT.
Com esse motor, o hatch acelera de 0 a 100km/h em 6,6 segundos e máxima de 240km/h. Em termos de equipamentos de série, o hatch também trouxe ganhos como Driving Assistant e o Parking Assistant, dois pacotes que trazem uma série de equipamentos do pacote ADAS. A MINI confirmou que o modelo será vendido com um total de 11 cores à sua escolha e que podem ser combinadas com outras 4 possibilidades para a cor do teto. No interior, ele pode contar com duas opções para o revestimento dos bancos esportivos, Vescin Preto e Bege. Além disso, os assentos contam com ajuste elétrico e suporte lombar. O hatch é vendido com uma garantia de dois anos.
Cooper S Exclusive
De série, a versão de entrada do Cooper conta com sistemas de assistência para o motorista e que visam aumentar a segurança a bordo fazem parte da lista de equipamentos de série, como o Driving Assistant e o Parking Assistant. Estes adicionam itens como assistente de manutenção de faixa, detecção de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral (entrar e sair de um espaço de estacionamento), assistente de reversão e câmera de visão traseira. Ele também possui o MINI App, que ativa funções remotas como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis ou acionar a ventilação. Além disso, com o MINI App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, autonomia, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software. Há o Assistente Pessoal Inteligente MINI pode ser ativado com a saudação ‘Olá MINI’ ou usando o botão no volante. A interação controlada por voz ocorre no display OLED na forma de animação de elementos gráficos, tipografia e avatar. Já o MINI Digital Key Plus transforma o smartphone na chave do carro através do MINI App. A animação de boas-vindas das luzes dianteiras e traseiras começa assim que o condutor se encontra a menos de três metros de distância. As portas são destrancadas quando o condutor se encontra a uma distância inferior a um metro e meio. Esta experiência conveniente do veículo pode ser transferida digitalmente para diferentes usuários, incluindo as configurações pessoais do veículo. Há revestimento dos bancos que contam com suporte para a lombar. O assento do motorista conta ainda com memória e função de massagem. O teto solar panorâmico também é de série, além de outros.
Cooper S Top
A versão topo de linha adiciona mais equipamentos aos pacotes Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus, que agregam ainda mais funções de assistência, como controle de cruzeiro ativo, visualização 360° no entorno do carro, dentre outras funções. Esse pacote também traz o Active Cruise Control (ACC), aviso de mudança de faixa e atuação ativa para correção de trajetória, detecção de aproximação de outros veículos no 'ponto cego', aviso de tráfego enquanto em marcha à ré com função freio e aviso de desembarque do carro identificando itens em movimento próximos a ele. Ele também adiciona o MINI Experience Modes, sistema que integra iluminação, som ambiente e modo de condução, você pode personalizar ainda mais o interior do seu MINI. Outros destaques para o interior desta versão ficam por conta do sistema de som surround Harman Kardon e o MINI Head-Up Display (HUD), bem como sistema de navegação AR com sugestão de faixa, instruções de saída e pontos de interesse, câmera de ré com visão panorâmica, sensores de estacionamento, assistente de estacionamento, visão 3D e panorâmica de estacionamento (vista de cima do carro), Comfort Access − que te permite acessar o carro sem o uso de chaves, bem como o travamento e o destravamento automáticos conforme aproximação e distanciamento do carro, além de permitir travar, destravar e ligar o carro através de smartphone −, carregamento de celular por indução e outros.
- MINI Cooper S Exclusive 2.0 TwinPower DCT – R$ 239.990
- MINI Cooper S Top 2.0 TwinPower DCT – R$ 269.990
Fotos: MINI / divulgação















Comentários
Postar um comentário