Acura apresenta oficialmente o ZDX de nova geração como seu primeiro 100% elétrico

Acura apresenta o seu primeiro elétrico com o ZDX, que marca seu retorno depois de fracassar na primeira geração; elétrico é primo do Chevrolet Blazer EV



A Acura apresentou o seu primeiro veículo elétrico na história com o retorno do nome ZDX. O utilitário é primo do Honda Prologue e nasce como um elétrico com ossada do Chevrolet Blazer EV. Fruto da parceria com a Honda Group com a General Motors, o Acura ZDX nasce como o primeiro elétrico da marca e chega na América do Norte com promessa de trazer a eletrificação a outros produtos da marca. Para isso, ele aposta em uma mecânica de até 507cv para conquistar os consumidores.

Mas antes disso, vamos falar sobre o design do novo modelo da Acura. Apesar de ser fruto de uma parceria com a GM, o ZDX possui uma carroceria totalmente desenhada pelos designers da Acura. Revelado durante o Monterrey Car Week, o ZDX possui faróis horizontais e afilados que ficam maiores nas extremidades. Os faróis possuem a assinatura de luzes diurnas (DRL) em LED em ‘V’ (chamados de Chicane) e os faróis principais contam com quatro projetores em LED chamados de LED Jewel Eye. A grade dianteira da Acura mantém o estilo em diamante, mas é fechada. Percebe-se que ela possui um desenho com elementos em 3D.

A grade pentágono ainda sustenta o logotipo da marca ao centro e conta com uma borda em preto brilhante com iluminação em LED. No para-choque dianteiro, o elétrico se destaca por contar com vincos em ‘U’ invertido nas extremidades que se conectam com as entradas de ar das extremidades laterais do para-choque. Essas entradas possuem elementos horizontais com entradas de ar nas laterais. Ao centro do para-choque, o ZDX possui uma entrada de ar trapezoidal com acabamento em preto brilhante com grelha de barras horizontais. O acabamento da entrada de ar se conecta, na mesma altura, com as entradas de ar das extremidades.

Se percebe também que, nas versões civis, ele possui um acabamento prateado em ‘L’ que ajuda a separar a entrada de ar central das entradas de ar das extremidades laterais. Esse acabamento prateado segue para as laterais do SUV e só termina na traseira. No capô, se percebe que ele possui alguns vincos. Destaque para um vinco central que nasce acima do logotipo da Acura e termina próximo do capô, além de um par de vincos que nascem acima dos faróis e seguem nas laterais. De perfil, o ZDX é um SUV de porte tradicional, com o teto tendo um sutil caimento de teto.



Ele possui um capô mais reto e uma coluna A bem aerodinâmica. O desenho dos vidros acompanha o arco do teto, tendo um friso cromado na parte superior que ajuda a dar uma sensação de um cupê por conta do caimento deste friso. O friso ainda define onde fica a janela vigia do SUV, se conectando com um acabamento em preto brilhante. Aliás, todas as colunas do SUV possuem acabamento em preto brilhante, bem como o teto. O desenho inferior dos vidros é reto e se conecta com o vidro traseiro.

Sabe o par de vincos que nasce no capô e continua nas laterais? Ele define a linha de cintura do ZDX e percorre toda a lateral, traseira e se conecta com a outra lateral. Também se observa um vinco mais ascendente na parte inferior das portas e nas caixas de rodas ele traz vincos que ajudam a alargar os para-lamas. Abaixo do vinco na parte inferior das portas está o acabamento prateado que nasce no para-choque dianteiro e termina apenas nas laterais do para-choque traseiro. Este acabamento prateado também possui um par de vincos nas portas, sendo um deles ascendente com uma queda ao fim e outro decrescente com uma subida ao fim.

Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em preto brilhante, inclusive nas caixas de rodas. No para-lama dianteiro, o ZDX conta com o bocal de recarga da bateria, enquanto as portas possuem maçanetas convencionais e os retrovisores contam com base nas portas, com repetidores de setas integrados. Por fim, as rodas de liga variam de 20 a 22 polegadas, sendo calçadas com pneus 265/50 R20 e 275/40 R22. No teto, o ZDX possui um teto solar panorâmico em duas folhas, rack de teto em preto brilhante e uma antena estilo barbatana de tubarão.

De traseira, o SUV se destaca por contar com um aerofólio com brake-light e um vidro traseiro mais reto. Há prolongamento do aerofólio para as laterais do vidro traseiro, que ajudam na aerodinâmica. As lanternas seguem o estilo dos demais produtos da Acura. Horizontais, elas invadem a tampa do porta-malas e contam com uma iluminação em ‘V’ em LED. O vinco que vem das laterais ajuda a criar um pequeno aerofólio na tampa do porta-malas com um desenho mais pronunciado. Entre as lanternas fica o logotipo da Acura e a tampa do porta-malas ainda é abrigo para o espaço da placa.



No para-choque traseiro, ele possui uma grande área em preto brilhante, com falsas saídas de ar nas extremidades laterais. A partir destas saídas de ar falsas o SUV possui vincos em ‘U’ invertido – assim como acontece na dianteira. O acabamento prateado das laterais termina nas laterais do para-choque traseiro e a parte inferior do para-choque conta com acabamento em plástico preto com refletores horizontais e um discreto difusor de ar. "A chegada do novo ZDX é um momento emocionante para a marca Acura. Ele sinaliza nossa transição para um futuro com zero emissões e demonstra nosso compromisso com o Desempenho de Precisão na era da eletrificação.", disse Emile Korkor, Vice-Presidente Assistente de Vendas Nacionais da Acura.

"À medida que a Acura avança para um futuro eletrizante e emocionante, continuaremos a aprimorar o design e as proporções vanguardistas dos nossos produtos, aproveitando ao máximo a maior liberdade de estilo e design que os veículos elétricos oferecem. Abraçando essa liberdade criativa, nossa equipe se empolgou ao projetar o ZDX, a nova expressão moderna de desempenho da Acura.", disse Dave Marek, Diretor Executivo de Criação da Acura. Antecipado pelo Precision EV Concept, o ZDX apresenta um design “baixo e largo, com uma silhueta elegante, longa distância entre eixos e superfície de alto contraste, o ZDX expressa o intenso foco da Acura em desempenho sob todos os ângulos”.

No interior, a Acura desenhou o ZDX novamente com a cara dos demais produtos da marca. Destaque para o quadro de instrumentos com uma tela digital de 11,0 polegadas, chamado de Precision Cockpit. O volante em couro possui três raios, com controles multifuncionais por botão e com um raio inferior com acabamento prateado. Se percebe ainda um volante com costura contrastante e um aro superior com acabamento em preto brilhante. O painel possui uma tela destacada do painel com a central multimídia com tela de 11,3 polegadas, com botão físico para volume no lado esquerdo da tela.

De acordo com a Acura, a central conta com uma interface touchscreen intuitiva e compatibilidade sem fio com Apple CarPlay e Android Auto. Por meio do sistema Google integrado ao ZDX, o Google Maps pode ser exibido em qualquer uma das telas, proporcionando um planejamento sofisticado de rotas com estações de carregamento recomendadas para otimizar o tempo de viagem. O Google Maps também pode estimar o tempo de carregamento necessário para chegar ao destino e pode iniciar o pré-condicionamento da bateria do elétrico quando o destino for uma estação de carregamento rápido (CC).



A central ainda possui outras funcionalidades com o Google Play. Voltando ao painel, o SUV elétrico ainda possui uma faixa prateada com uma faixa em LED que percorre quase todo o painel e também invade os painéis das portas. Mas essa faixa dos painéis das portas se conecta com uma faixa que percorre toda a parte superior do painel, próximo do para-brisa, junto de um friso prateado. Abaixo dessa barra em LED e abaixo da central multimídia ele possui as duas saídas de ar-condicionado centrais. Abaixo, ele possui o controle do sistema de ar-condicionado com botões e dois seletores giratórios, um para cada zona, já que estamos falando de um sistema Dual ou Tri Zone.

No lado esquerdo das saídas do ar-condicionado centrais está o botão Start/Stop. Nas extremidades do painel, o ZDX possui saídas de ar-condicionado horizontais. O console central conta com duas entradas USB do Tipo-C e uma tomada 12V. Há espaço para dois celulares carregarem por indução e dois porta-copos. Os porta-copos contam com um sistema de iluminação na mesma cor das faixas em LED do painel. Há mais um porta-objetos em sequência. Entre os bancos, ele conta com um descansa-braço com porta-objetos. De dois andares, o console central possui mais um porta-objetos na parte inferior.

E o câmbio? Saiu do console central e foi para a coluna de direção do SUV. Nos painéis das portas, além da faixa cromada com a faixa em LED, ele possui acabamento em couro e no lado do motorista ele traz os comandos dos vidros e retrovisores elétricos. Por fim, o interior conta com um sistema de som premium da Bang & Olufsen, marca icônica para audiófilos, reconhecida pela criação de sistemas de áudio inovadores para aplicações residenciais e automotivas. Ao todo, o sistema de som conta com 18 alto-falantes, incluindo quatro deles no teto e 14 canais de amplificação e um subwoofer para proporcionar um som mais potente e sofisticado.

A Acura ainda confirmou que ele será equipado com um relógio chamado de AcuraWatch, um conjunto de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, incluindo as primeiras aplicações da Acura como na Rear Cross Traffic Braking e Blind Zone Steering Assist. Desenvolvido a partir da plataforma modular BEV3, da General Motors (GM), o Acura ZDX possui 5,022 metros de comprimento, 3,094 metros entre os eixos, 1,956 metro de largura e 1,636 metro de altura. O porta-malas possui 841 litros de capacidade, mas pode chegar aos 1.784 litros com a segunda fila de bancos rebatida.



Na versão Type-S, esse espaço é reduzido a 813 litros e 1.756 litros, respectivamente. O peso do elétrico varia entre 2.459kg e 2.745kg, dependendo da versão e a altura em relação ao solo é de 17,8 centímetros. Ele possui uma distribuição de peso quase ideal de 50/50, dependendo da versão, com uma distribuição de 51/49 na A-Spec e 53/47 na Type-S. Mecanicamente, ele será equipado com duas opções de motor. O primeiro deles é A-Spec, que traz um motor elétrico de ímã permanente de 363cv e 44,8kgfm, com câmbio automático, sendo um motor elétrico traseiro (RWD).

Com esse motor, ele possui uma bateria Ultium de 102,0kWh, de íons de lítio, com uma autonomia de 523km. O A-Spec também é vendido com uma tração integral (AWD) que traz o mesmo motor de 345cv e 44,8kgfm na traseira e um motor elétrico de 127cv que juntos entregam 490cv e 60,4kgfm de torque, com câmbio automático. Com a mesma bateria, a autonomia cai um pouco para 507km. Ele ainda conta com a versão Type-S AWD que traz dois motores elétricos, um em cada eixo, que juntos desenvolvem 507cv e 75,2kgfm de torque, com câmbio automático. Com a mesma bateria de 102,0kWh, a autonomia é de 463km.

Em termos de desempenho, o ZDX Type-S acelera de 0 a 100km/h em menos de 5 segundos. A Acura fala ainda que o ZDX na versão A-Spec possui suspensão dianteira e traseira multibraço, sendo ambas multilink. Já o Type-S possui outras especificações como a suspensão a ar com altura ajustável, amortecedores adaptativos com ajuste de desempenho e enormes freios dianteiros Brembo de 15,6 polegadas (contra freios de 12,6 e 13,5 polegadas do A-Spec na dianteira/traseira) com pinças amarelas, de seis pistões, chamativas. Os motoristas podem personalizar a experiência de direção com vários modos de condução, incluindo um modo Sport para máxima aceleração e resposta.



O Type-S conta com rodas de 22 polegadas calçadas com pneus autovedantes, de 275/40 ZR22, mais largos. A Acura fala que todas as versões contam com capacidade de reboque de 1.587kg. Independente da opção de motor, a marca confirma que ele terá quatro modos de condução: Snow, Normal, Sport e Individual. Em termos de recarga, ele pode ser plugado em estações de recarga de até 190kW, quando plugado em estações de recarga rápida (CC). Ele recupera de 20% a 80% em 42 minutos numa estação assim ou pode recuperar 130km em 10 minutos. Ele também pode ser plugado em estações de recarga lenta (CA, tipo WallBox), de 29,4kW.

De série, ele conta com um pacote ADAS que possui Lower Anchors and Tethers for Child Seat (LATCH), Dual-Stage, Multiple-Threshold Front Airbags (SRS), oito airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e dois frontais de joelho), Anti-Lock Braking System (ABS), Tire Pressure Monitoring System (TPMS) com assistência de enchimento de pneus e indicadores de localização e pressão, Theft-Deterrent System com Electronic Immobilizer e Self-Sealing Tire. Ele também possui Electric Parking Brake com Automatic Brake Hold, Head-Up Display (HUD), central multimídia com tela de 11,3 polegadas com Google Built-in, Wi-Fi Hotspot Capability , AcuraLink com conectividade com OnStar, Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth, Bang & Olufsen Premium Sound System com 18 alto-falantes, SiriusXM Satellite Radio, USB Audio Interface e entradas USB-C.

Em convivência, se nota equipamentos como Dual-Zone ou Tri-Zone Automatic Climate Control com  Humidity Control e Air Filtration com painel de controle HVAC para ar-condicionado na segunda fila de bancos, Keyless Access System com o Acura Personalized Settings, botão Start/Stop, seletor de marchas eletrônico montado na coluna, vidros elétricos com subida/descida automática, reversão automática e fechamento suave, bancos de couro Milano perfurado ou bancos de couro Milano perfurado com logotipo Type-S em alto relevo, bancos dianteiros elétricos de 12 posições com suporte lombar elétrico, bancos dianteiros elétricos de 16 posições com apoio lombar elétrico, extensão de coxa e apoios laterais, bancos dianteiros aquecidos e ventilados com memória do banco do motorista e passageiro.



Os bancos traseiros são apenas aquecidos, enquanto a coluna de direção telescópica e com inclinação hidráulica, volante esportivo revestido em couro e fundo plano com aquecimento e controles montados no volante. Há Paddle-Shifts com função da frenagem regenerativa e outros. Por fim, a lista traz teto solar panorâmico com função de inclinação e deslizamento, faróis LED Jewel Eye, luzes diurnas de LED Chicane, lanternas traseiras de LED Chicane, repetidores de setas direcionais nos retrovisores, espelhos laterais dobráveis ​​eletricamente e outros mais. O pacote AcuraWatch 360+, que introduz a tecnologia de assistência ao motorista Hands Free Cruise à linha Acura, e o Automatic Parking Assist System, que ajuda a eliminar o estresse de estacionar em paralelo.

Este pacote adiciona Forward Collision Alert, Front Pedestrian Braking, Lane Keeping Assist System, Adaptive Cruise Control, Traffic Sign Recognition, Reverse Automatic Braking, Side Blind Zone Alert, Lane Change Alert, Rear Cross Traffic Alert, Rear Cross Traffic Braking, Auto High-Beam, Parking Sensors (quatro ou seis sensores dianteiros e quatro traseiros), Surround Vision System, Automatic Parking Assist, Blind Zone Steering Assist e Rear Pedestrian Alert. Opcionalmente, ele será vendido com um adaptador da North American Charging Standard (NACS), para ser plugado em estações de recarga da Tesla.

A Acura vai oferecer o ZDX nas opções de cores Mercury Silver Metallic, Snowfall Pearl, Cosmic Black Metallic, Scarlet Red Metallic, Double Apex Blue Pearl e Tiger Eye Pearl. O interior sempre mantém o acabamento em Brushed Aluminum Trim. Em sua segunda geração, o utilitário esportivo será produzido na fábrica de Spring Hill, estado do Tennessee, nos Estados Unidos. O ZDX possui preços que variam de US$ 64.500 a US$ 74.500, dependendo da versão. 










Fotos: Acura / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!