Audi revela o Q6 e-tron Prototype no Salão de Munique e mostra interior do SUV elétrico

Audi apresenta no Salão de Munique as primeiras imagens oficiais do interior do Q6 e-tron, que antecipa como será o interior dos futuros modelos da marca



A Audi apresentou as primeiras imagens oficiais do interior do Q6 e-tron, que é o próximo lançamento elétrico da marca na Europa. Revelado no Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha, o painel antecipa como será o futuro dos modelos da marca, antecipando uma nova filosofia de design. Pelas primeiras imagens, se observa que o Q6 e-tron contará com telas mais amplas, seja para o quadro de instrumentos ou para a central multimídia. Esse novo painel é possível por conta de uma nova arquitetura eletrônica (E3).

Essa arquitetura estará disponível em carros com a plataforma modular Premium Platform Electric (PPE), em que o Q6 e-tron estreia dentro da linha da Audi. “A digitalização abrangente, a importância central da sustentabilidade e da liberdade pessoal, novas definições de tempo bem gasto e luxo – vivemos, sem dúvida, os tempos mais emocionantes da história do design automotivo. Portanto, este é o momento certo para mentes corajosas e criativas fazerem perguntas inovadoras e abandonarem o caminho tradicional para encontrar respostas inteligentes em outro lugar”, afirma Marc Lichte, Diretor de Design da Audi.

“Uma dessas perguntas constitui o ponto de partida do nosso novo processo de design: O que nossos clientes desejam experimentar dentro e com seus veículos? Porque suas necessidades e desejos moldam de forma única o espaço, a arquitetura e as funções. Ao entender o interior como o centro da vida e das experiências de nossos clientes, rejeitamos o status quo e projetamos o veículo sistematicamente de dentro para fora. Com o Q6 etron, damos à nossa visão uma forma concreta no presente.”, adicionou Lichte. Em termos de design, a Audi confirmou que o painel usará acabamento em dois tons, sendo cores claras reforçando um ambiente mais aconchegante.

O acabamento mais claro das imagens, parecendo um bege, é chamado de Softwrap e se estende para os painéis das portas, passando por todo cockpit e até mesmo no console central. A Audi também confirmou que o SUV usará um acabamento interno com acabamento em materiais reciclados, inclusive nos bancos. Destaque para um quadro de instrumentos com tela de 11,9 polegadas conectado com a tela da central multimídia em uma tela curva projetada como um arco e voltada ao motorista. A tela da central possui 14,5 polegadas. O acabamento onde ficam as duas telas possuem um desenho que remete à grade dianteira Singleframe.



Abaixo das telas, existe um sistema de iluminação. Na frente do passageiro existe uma terceira tela de 10,9 polegadas que possui funcionalidades de entretenimento que usa uma tecnologia de privacidade ativa com tecnologia de obturador que permite que o passageiro possa assistir vídeos e filmes sem distrair o motorista – que não enxerga a tela. O passageiro também pode auxiliar o motorista com a funcionalidade de navegação por GPS. O painel possui um acabamento que imita madeira e que ajuda a dividir a parte superior do painel com a parte inferior. Ainda falando sobre a parte superior do painel, há um Head-Up Display (HUD) de realidade aumentada (AR), que será vendido como opcional.

A tela reflete um grande plano de imagem inclinado através do para-brisa para o motorista, mostrando informações sobre o SUV. Entre as informações estão velocidade, sinais de trânsito e ícones de navegação. O plano de imagem é inclinado para a frente para uma experiência de AR aprimorada. O foco do olho humano se move junto com ele. Esse processo e a alta distância da imagem virtual criam a impressão de que os itens representados estão flutuando a até 200 metros de distância e que eles interagem diretamente com o ambiente. O motorista pode entender rapidamente os displays sem se confundir ou se distrair com eles.

O HUD-AR possui um alcance de 88 polegadas, na perspectiva do motorista. O painel ainda possui saídas de ar-condicionado horizontais nas extremidades, com um friso horizontal ao centro. O mesmo acontece com as saídas de ar-condicionado centrais, que aparecem abaixo da faixa bege do modelo das imagens. O volante possui um desenho moderno, com aro superior e inferior achatados e com quatro raios. Há controles multifuncionais em preto brilhante e detalhes prateados. No console central, ele possui duas entradas USB e uma tomada 12V ao lado. Há também porta-copos na sequência.

Em um acabamento preto brilhante no console central estão alguns controles como botão Start/Stop, botão dos modos de condução, pisca-alerta e a opção de desligar o ESP. Há um seletor no lado direito para o volume do sistema de som. Depois, existe a alavanca do câmbio por botão e do freio de estacionamento de mesma maneira. No lado direito, ele deve trazer espaço de recarga por indução para smartphones. Entre os bancos, ele possui um porta-objetos com descansa-braço. Outro ponto que se nota é que o fundo do painel conta com um sistema de iluminação que invade os painéis das portas dianteiras, ficando acima dos alto-falantes da Bang & Olufsen.



A faixa de luz tem um brilho de até 1.200cd. A luz de interação (IAL) executa três funções centrais. Ela ajuda a encenar o interior, por exemplo, com uma função de boas-vindas, e exibe quando o veículo está travado e destravado; ela se funde com a luz de contorno para que, se a primeira estiver inativa, ela apareça na mesma cor que a segunda e; auxilia na segurança ao visualizar os indicadores de direção dinâmicos. No entanto, a IAL continua sendo um display adicional e não substitui os indicadores de direção no cockpit virtual. Por fim, ele também exibe outras informações, como o nível de carga e o progresso do carregamento, exibidos como uma luz pulsante.

A luz de interação faz parte do pacote de luz Ambiente Plus. As maçanetas são convencionais e possuem um desenho próximo do painel e os controles de travar/abrir as portas, retrovisores elétricos e vidros elétricos ficam numa posição tradicional. Mais abaixo há um botão para abrir a tampa do porta-malas e um porta-objetos. A marca também confirmou que o interior do Q6 e-tron vai contar com materiais sustentáveis. O Softwrap, por exemplo, na variação S-Line, usa um tecido reciclado Elastic Melange que é feito 100% em poliéster reciclado. Os bancos contam com costuras contrastantes em Elastic Melange e o tecido dos bancos em Argument é oferecido como padrão com o forro do teto em preto, no mesmo material.

No modelo S-Line e SQ6, os bancos devem ser mais esportivos com acabamento em microfibra Dinamica, com uso de materiais reciclados, ou couro Nappa fino com costura diamante. O acabamento intermediário do painel, como aquele que imita madeira, também é feito com matérias-primas renováveis. Além da opção que imita madeira, chamado de Sweetgum natural em marrom claro, a Audi oferecerá as opções bétula linear natural em cinza pedra, bem como alumínio escovado fosco em antracite. Na linha S e no modelo S, os clientes podem escolher entre alumínio escovado fosco em antracite, estrutura de micro-sarja de carbono ou malha de alta tecnologia em antracite.



Esta última é um tecido de poliéster inovador e de aparência técnica, com estrutura háptica e novo visual, feito de materiais reciclados. Os tapetes do Audi Q6 e-tron são feitos de Econyl. Na produção deste material, redes de pesca antigas, carpetes e resíduos industriais são reciclados. Em termos de espaço, a Audi confirmou que o interior do Q6 e-tron é espaçoso graças ao uso da nova plataforma PPE pensada para elétricos. A marca ainda ajudou a desenvolver um interior repleto de porta-objetos e bandejas. O porta-malas vai oferecer 526 litros de capacidade, que pode ser aumentado para 1.529 litros com a segunda fila de bancos rebatida.

Os bancos traseiros contam com um sistema de rebatimento em 40:20:40. Na dianteira, existe um frunk de 64 litros onde pode ficar o cabo de carregamento móvel (modo 3) ou bolsas de viagem menores podem ser convenientemente guardados. Já a nova arquitetura eletrônica vai permitir que o Q6 e-tron tenha uma experiência digital bem mais ampla. A arquitetura E3 traz várias funções de conectividade. Falando em conectividade, ele possui uma nova plataforma de infoentretenimento desenvolvida pela Cariad, baseada no Android Automotive. Com atualizações Over-The-Air (OTA), o SUV terá todos seus recursos sempre atualizados.

Ele também conta com uma assistente de voz autodidata da Audi, tanto online quanto offline. Profundamente integrado ao veículo, o assistente agora é representado pela primeira vez por um avatar no painel (chamado de Audi Assistant Dashboard) e no HUD-AR. O usuário ativa o assistente com a frase ‘Hey Audi’ ou pelo contato no aplicativo myAudi. Em relação à multimodalidade, o novo conceito de exibição e operação permite que o motorista procure a estação de carregamento mais próxima usando o diálogo de voz e selecione na lista, criada por IA, usando o display sensível ao toque.



Comandos falados também são exibidos no visor como texto e o assistente digital aprende continuamente com o comportamento do usuário para oferecer o melhor suporte possível. Esse suporte pode ser dividido em três categorias: sugestões proativas (informações contextuais são usadas para sugerir funções para ativação de forma proativa e situacional), rotinas inteligentes (sequências operacionais recorrentes são automatizadas, como o uso do ar-condicionado do assento de acordo com determinadas temperaturas externas) e listas inteligentes (como listas de chamadas). Graças à loja de aplicativos, os usuários têm acesso a aplicativos na central multimídia.

Desenvolvida com a Cariad e a Human Ignite, o motorista pode acessar aplicativos populares de terceiros de forma direta e intuitiva. Os aplicativos selecionados são instalados diretamente no sistema de infoentretenimento da Audi – sem a necessidade de um smartphone. Os usuários também podem interagir com seus aplicativos por meio de comandos de voz. Por fim, o sistema de som será da Bang & Olufsen, oferecido como opcional. Ele vai trazer a máxima em termos de acústica, apostando em alto-falantes dispostos por todo interior do Q6. Isso garante o Sistema de Som Premium Bang & Olufsen.

Ele aciona 22 alto-falantes com 830 watts. Quatro estão integrados aos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, um design que permite à Audi introduzir as chamadas zonas sonoras pela primeira vez. Os alto-falantes das portas dianteiras vão ser responsáveis por emitir o grave do som, causando menos vibrações. A produção do Q6 será na fábrica de Ingolstadt. Mais detalhes surgem em breve.



















Fotos: Audi / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!