BYD revela primeira imagem teaser do seu primeiro kei car e do seu primeiro VUC no Japão
BYD revela a primeira imagem teaser do seu kei car para o Japão e confirma a estreia de um VUC para o Salão do Automóvel de Tóquio
A BYD deve participar do Salão do Automóvel do Japão com
algumas novidades para aquele mercado, em específico, pela primeira vez. Depois
da marca apostar em modelos globais como Atto 3 (nosso Yuan Plus), o Seal U
(nosso Song Plus), Seal e Dolphin, a marca se prepara para expandir sua gama com
dois novos modelos inéditos. O primeiro deles é um kei car, veículo focado para
o público japonês, e o segundo é um VUC (um modelo similar aos nossos Kia Bongo
e Hyundai HR), comuns também no Japão.
O kei car da BYD, no entanto, rouba a cena. É um dos
primeiros produtos desenvolvidos com foco em um mercado e confirmou a estreia
do seu modelo bem compacto, com um estilo de ‘caixa’, como a maioria dos kei cars.
No Japão, os modelos considerados kei possuem até 3,40 metros de comprimento,
1,48 metro de largura e 2,00 metros de altura. Os microcarros precisam ter um
motor a combustão de 660cc ou podem ser elétricos. E é aí que está a aposta da
BYD. A marca prepara a chegada de um modelo elétrico e possui uma carroceria
que parece uma minivan.
Na dianteira, ele terá faróis horizontais com um desenho
horizontal com luzes diurnas (DRL) em LED em ‘C’, com projetor em LED ao
centro. De perfil, o modelo terá uma carroceria mais quadrada com coluna A mais
reta e um teto igualmente alto e reto. O desenho dos vidros acompanha o desenho
da carroceria, com os vidros que parecem se conectar entre si por conta das
colunas pintadas em preto brilhante. Na coluna D, o kei car da BYD possui um
prolongamento em preto brilhante que se conecta com o vidro traseiro.
Se percebe um vinco horizontal que acompanha toda a lateral do modelo, terminando na elevação dos vidros vigias, próximo ao vidro traseiro. As portas possuem maçanetas com um desenho compartilhando, sendo as portas laterais traseiras deslizante sob trilhos – com maçanetas tradicionais. Os retrovisores possuem base nas portas, com repetidores de setas integrados. Na traseira, o modelo aparece com lanternas horizontais, com iluminação em LED em ‘C’, assim como acontece com os faróis. Elétrico, a BYD confirmou que ele será equipado com baterias Blade, que deve ser uma bateria compacta com cerca de 20kWh.
Isso deve ser capaz de oferecer uma autonomia estimada em 180km, no ciclo WLTC. A bateria deve contar com uma capacidade de ser carregada em estações de recarga de até 100kW. O projeto do kei car da BYD para o Japão foi descoberto recentemente, no primeiro semestre deste ano. De acordo com informações que foram apuradas pelo jornal Nikkei, o novo modelo será apresentado agora em 2025, mas o lançamento mesmo acontece em 2026. Hoje, o mercado de kei cars é dominado por marcas japonesas como Nissan, Suzuki, Daihatsu, Mitsubishi, Mazda, Subaru e também com modelos da Toyota e Honda.
Entre as marcas japonesas mais conhecidas, apenas a Isuzu não possui um kei car por apostar mais em modelos comerciais. “Desenvolver um kei car de verdade exige repensar completamente a arquitetura do veículo. A iniciativa da BYD sinaliza um profundo comprometimento com o mercado japonês.”, disse o analista de mercado, Li Ming. Em entrevista ao jornal Nikkei, um concessionário da Suzuki demonstrou preocupação com a chegada da concorrência externa: “Os jovens não têm uma visão negativa da BYD. Se a marca lançar modelos baratos por aqui, será uma ameaça enorme”, disse.
Já para Atsuki Tofukuji, Presidente da BYD Auto Japão, disse que quer desenvolver um "Austin Mini Cooper do Sr. Bean. Os kei cars se encaixam extremamente bem no estilo de vida japonês. Se os clientes entenderem a lógica econômica por trás disso, estarão dispostos a comprar kei cars que não são fabricados pelas grandes marcas já estabelecidas.”, disse ele em entrevista ao site Financial Times. “Os Kei EVs provavelmente ganharão mais oportunidades de prosperar globalmente”, disse Toshihiro Suzuki, Presidente-Executivo da Suzuki, pioneira do minicarro barato, quando questionado sobre a ameaça da BYD.
“Uma vantagem clara e exclusiva dos veículos elétricos é a facilidade com que seus sistemas de propulsão podem ser projetados e fabricados”, adicionou ele. Além do kei car da BYD, a marca mostrou a imagem de um kei car, que aparece ao lado do kei car (abaixo), mostrando que a marca deve apostar em um modelo comercial. O modelo realmente parece um concorrente para Kia Bongo e Hyundai HR, pelo porte. Ele aparece com faróis posicionados mais abaixo, com iluminação em LED. Mais detalhes sobre o modelo devem ser divulgados no Salão do Japão, que abre suas portas a partir de amanhã, 29.
Fotos: BYD / divulgação



Comentários
Postar um comentário