Ford inicia o desenvolvimento de um Mustang Hybrid, que deve aparecer até meados de 2030
Ford desenvolve novas opções de motor para o Mustang nos Estados Unidos e pode lançar uma versão híbrida e outra com tração integral nos próximos anos
A Ford parece que está bem entusiasmada em desenvolver novas
gerações e novas versões para o Mustang com motores a combustão. No entanto, a
marca do oval azul parece ter deixado a entender que vai desenvolver uma versão
híbrida e outra com tração integral (AWD) para o seu esportivo. Os primeiros
rumores começaram ainda em 2023, quando surgiu as primeiras informações de que
a marca estaria trabalhando em uma versão híbrida ou ainda estudava a situação
para eletrificar o Mustang de alguma maneira.
Além de atender o mercado norte-americana, a versão poderia
ser bem quista em mercados onde a legislação de emissões tem apertado o cerco
contra motores a combustão, como na Europa. Durante o lançamento do Mustang GTD
Prototype, o CEO da Ford, Jim Farley, foi perguntado pela agência de notícias Bloomberg, sobre a possibilidade de eletrificação do esportivo. Farley
respondeu que um Mustang elétrico não deve acontecer, mas deixou o caminho
livre para uma opção de motor híbrido. "Um Mustang coupé parcialmente
eletrificado e de classe mundial está nos planos deixando claro o
desenvolvimento de uma versão híbrida do modelo”, disse o executivo.
Alguns meses depois, já em 2024, surgiram as dúvidas sobre o desenvolvimento de uma versão com tração integral. E essa tração poderia ou não estar ligada ao sistema híbrido. Isso vai de encontro com alguns registros de patente que foram registrados há alguns anos com um Mustang com duas saídas de semieixos sob o bloco do motor. Em outra patente, mostrou um Mustang com motor a combustão no eixo traseiro e dois motores elétricos no eixo dianteiro, uma para cada roda. Essa informação chegou a ser dita pelo então Diretor de Tecnologia, Raj Nair, que em 2018 foi demitido da Ford por alegações de comportamento inadequado.
Na época, Nair já teria dito em entrevista sobre um Mustang híbrido que possivelmente seria ligado ao motor 2.3 EcoBoost no eixo traseiro e dois motores elétricos no dianteiro, um para cada roda. Meses após sua demissão, surgiu exatamente essa configuração em patente no USPTO, de acordo com o site Auto Evolution. Mês passado, em setembro de 2025, surgiram novamente rumores sobre uma versão híbrida do Mustang. De acordo com informações do site Ford Authority, já existe uma unidade funcional do Mustang Hybrid que é conhecida internamente como ‘S650E’.
Não se sabe, no entanto, se estamos diante de uma versão híbrida (HEV) ou híbrida plug-in (PHEV), como pareceria remontar os planos iniciais da Ford lá em 2018. A marca estaria trabalhando ainda em unidades internas e circulando com essas unidades em uma fase chamada de ‘Technology Prove-Out Stage’ (ou estágio de prova técnica). No plano estratégico da Ford Blue, que trabalha com seus modelos a combustão, está previsto que, até 2030, todos os membros da linha Blue contem com motores híbridos. E isso claramente inclui o Mustang.
"Realmente acreditamos que motores parcialmente elétricos funcionam bem para motoristas de alto desempenho", disse Farley em entrevista mais recente, citando, inclusive, a divisão Ford Performance. Agora resta saber se essa versão híbrida vem ainda nesta geração do Mustang ou a Ford vai esperar o lançamento da nova geração para introduzir a opção de motor. Vale destacar que uma nova geração do Mustang deve aparecer muito próximo de 2029 ou 2030. Até lá, no entanto, isso faria com que o esportivo deixasse de ser vendido em vários mercados, a começar pela Europa.
Fotos: Ford / divulgação



Comentários
Postar um comentário