GAC e Huawei se unem para criar a marca Qijing na China e antecipa primeiro modelo em teaser

GAC e Huawei divulgam parceria para criar a marca Qijing, nomeiam um CEO para a nova marca e revela as primeiras imagens teaser do primeiro produto 



A Huawei possui uma parceria com uma série de empresas na China e isso não é novidade para ninguém. No mundo automotivo, a empresa criou a Harmony Intelligent Mobility Alliance (HIMA), que cria joint-ventures com várias outras montadoras. Prova disso, é que a Huawei criou as marcas Aito (em parceria com a Seres), a Luxeed (criada com a Chery), a Stelato (criada com a BAIC), a Maextro (criada com a JAC) e a Shangjie (com a SAIC). Agora, se une com a GAC para a criação de uma nova marca, batizada de Qijing.

O acordo entre as duas empresas foi selado no final de 2024, no dia 30 de novembro, quando foi assinado o acordo para a criação em conjunto da nova marca. No evento, a GAC chamou a parceria de ‘Huawei Intelligence + GAC Smart Manufacturing’, sendo uma parceria com Pesquisa & Desenvolvimento, Marketing e Serviços compartilhados. Com a Qijing, a GAC e a Huawei trabalham em um primeiro produto que vai desenvolver carros inteligentes que, inicialmente, seriam feitos a partir da plataforma modular GAC GEP 3.0 e da arquitetura de computação e comunicação da Huawei chamada de CCA.

Além de uma nova marca, o acordo entre as duas empresas previa a parceria para modelos da GAC e das suas submarcas (Trumpchi, Aion e Hyptec) pudessem trazer uma série de tecnologias da Huawei. “A GAC e a Huawei assinaram um acordo de cooperação para aprofundar a cooperação, criando em conjunto uma nova marca de veículos de alta tecnologia e energia renovável! Esperamos que a profunda expertise da GAC ​​em manufatura inteligente e as vantagens inteligentes da Huawei criem uma sinergia única, promovendo conjuntamente o desenvolvimento de alta qualidade da indústria automotiva chinesa”, disse a GAC em comunicado.



O nascimento da Qijing era chamado internamente de ‘GH Project’ e nasceu com um capital social de 1,5 bilhão de yuans – ou US$ 204,6 milhões, em valores de janeiro deste ano. Recentemente, foi anunciado o CEO para a Qijing. Em um evento, o Presidente da Huawei, Eric Xu, e o Presidente da GAC, Feng Xingya, nomearam como CEO da Qijing o executivo Liu Jiaming, que já trabalhou na joint-venture GAC-Toyota e possui histórico de 25 anos na GAC Group. Antes de ser nomeado CEO, Jiaming era responsável por vendas, planejamento de produtos, estratégia de investimentos e gestão técnica na GAC.

Junto com a nomeação do CEO, a Qijing revelou a primeira imagem teaser do desenvolvimento do primeiro produto da marca, chamado internamente de ‘F03’. Ele é um sedã de médio-grande porte e será revelado com opções de motor elétrico (BEV) e elétrico com extensor de autonomia (EREV). A imagem do modelo mostra ele em desenvolvimento no deserto, sendo testado em condições rigorosas de temperatura. Fortemente camuflado, o modelo terá maçanetas retráteis (pop-up) e retrovisores com base nas portas, sendo essas uma das poucas informações a respeito. Ele parece contar também com caixas de rodas com acabamento preto brilhante, vidros sem molduras e uma tampa do porta-malas com aerofólio desenhado na tampa.

“Olá a todos, sou Liu Jiaming, CEO da Qijing Auto. Trabalhamos em estreita colaboração com a equipe da Huawei há muito tempo, trabalhando incansavelmente para criar um "supercarro" que superará a sua imaginação. O primeiro carro da Qijing já concluiu os testes de verão em Xinjiang, passando pelo rigoroso teste de calor extremo. Continuarei compartilhando o progresso do desenvolvimento de novos carros e me esforçarei para lançá-los no mercado o mais breve possível. Compartilhe suas expectativas em relação à Qijing Auto! Agradecemos o seu apoio!”, disse Jiaming em seu perfil no Weibo.



“Fizemos uma parceria com a Huawei para formar uma equipe profissional de testes conjuntos e viajamos para Turpan, Xinjiang, a cidade mais quente da China, para 41 dias de testes de produtos no verão. Sob temperaturas escaldantes de 46 graus Celsius, o Sr. Jin Yuzhi [CEO da Huawei] e eu dirigimos o primeiro veículo Qijing e suportamos o calor escaldante da Montanha Huoyan. Nesse ambiente extremo, aplicamos os padrões mais rigorosos para testar a adaptabilidade ambiental do veículo, o desempenho do ar-condicionado e do resfriamento e a dirigibilidade”, adicionou o CEO.

“Após calibração e ajuste meticulosos por nossa equipe técnica, o veículo passou com sucesso nos testes conjuntos realizados por ambas as equipes. Estamos confiantes em nossa capacidade de fornecer produtos de alta qualidade! No futuro, continuaremos a colaborar com a Huawei e a aderir aos padrões mais rigorosos em todos os testes para garantir a qualidade inabalável do produto. Embora o veículo permaneça confidencial, compartilharemos um vídeo do nosso test-drive”, concluiu o CEO em sua rede social. Previsto para ser lançado em 2026, ele será uma série de tecnologias. Entre elas, é cotado o pacote ADAS e infoentretenimento da Huawei.

Também é fortemente cotado que ele seja equipado com um radar Lidar instalado no teto. Nas outras marcas da HIMA, a Huawei instalou um radar Lidar com 192 linhas de resolução, desenvolvido pela Huawei, e que possui tecnologia 4D. O sedã também vai trazer o sistema de cockpit da HarmonyOS. O primeiro veículo dessa nova marca prevê um preço de 300.000 yuans. Mais detalhes vão ser revelados nos próximos meses, especialmente sobre a atualização do ‘F03’.




Fotos: Qijing / divulgação | GAC / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

Novo TR4? Mitsubishi quer desenvolver Pajero subcompacto para brigar com Suzuki Jimny

Mitsubishi Outlander Sport sai de linha em definitivo por não conseguir atender ao PL7

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista