Toyota liderou as exportações do Brasil com produção em suas três fábricas nacionais

Toyota comemora liderança de exportações no mercado brasileiro durante o primeiro semestre de 2023, com quase 50.000 unidades para outros países



A Toyota comemorou a liderança de exportações de produtos que são feitos no Brasil. As fábricas de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP) são as responsáveis por ajudar a marca nesse ponto, enviando unidades para países da América Latina e Caribe. De acordo com a marca nipônica, foram 49.241 unidades exportadas do Brasil para os mercados vizinhos e latino-americanos, destacando a competividade global do parque tecnológico e de produção brasileira. Os números de exportação trazem benefícios para o país, de acordo com Rafael Chang, Presidente da Toyota Brasil.

O Presidente da marca japonesa ainda confirmou que essas exportações trazem benefícios para o país, impulsionando a produção e promovendo o crescimento do emprego no Brasil. Além disso, as exportações também contribuem para a entrada de divisas estrangeiras, fortalecendo a economia brasileira. “A liderança da Toyota em exportações demonstra a confiança dos mercados da América Latina e do Caribe na empresa, que é considerada uma referência na indústria automobilística internacional”, disse Chang. O executivo também confirmou que o grande número de exportações pode ajudar a marca a decidir por investir mais no país, em novos produtos e em tecnologias.

“Aqui também vale frisar que, ao exportarmos tecnologia de ponta, especialmente no campo da eletrificação, reforçamos nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Estamos orgulhosos de que nossa tecnologia híbrida flex, uma inovação nascida no Brasil, está sendo reconhecida e adotada em mercados internacionais”, adicionou Chang. A produção em Sorocaba e em Indaiatuba impulsionam também a fábrica de motores de Porto Feliz (SP), que desempenha um papel importante nesse processo de exportação. Além de equipar os veículos produzidos aqui, a fábrica de motores também exportação motores a outras fábricas.

Desde meados e fevereiro de 2016, 716.000 motores R-NR das linhas Etios e Yaris foram produzidos. Em 2019, a fábrica expandiu sua capacidade com a produção dos motores M20A, usados em Corolla e Corolla Cross. Desde então, 280.000 motores M20A (o 2.0 16v Flex) foram fabricados. A fábrica de Porto Feliz também iniciou a exportação dos motores M20A para a América do Norte em setembro de 2022, com 17 mil unidades exportadas até o momento. Essa capacidade de exportação e a liderança no setor de exportação garantem à Toyota do Brasil uma gestão mais eficiente.



Independentemente do desempenho do mercado interno, a montadora é capaz de atender às demandas de produção sem sofrer grandes impactos. Essa capacidade permitiu que a montadora mantivesse três turnos de trabalho, mesmo em um mercado nacional com volumes reduzidos. “A Toyota é uma empresa global com uma presença local forte, com um compromisso além das nossas operações domésticas. Estamos aqui para gerar valor para o Brasil, reafirmando nosso comprometimento como uma empresa que não só gera valor internamente, mas que tem a capacidade e a capilaridade para expandir além das fronteiras. Desta forma, contribuímos para a economia e a tecnologia locais, trazendo benefícios duradouros para o país”, conclui Chang.

A Toyota também confirmou que vem apresentando a tecnologia Hybrid Flex em outros mercados, promovendo o etanol como uma tecnologia que ajuda a reduzir as emissões de poluentes. “A Colômbia, como a sétima maior produtora de cana-de-açúcar do mundo, está cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade e da eficiência energética. Nesse sentido, a tecnologia híbrida da Toyota oferece uma solução altamente vantajosa, pois combina um motor a combustão interna com um motor elétrico, proporcionando maior economia de combustível e redução significativa nas emissões de gases poluentes”, comenta Roberto Braun, Diretor de Relações Governamentais e Regulamentação da Toyota do Brasil.

Além da Colômbia, a Toyota apresentou a tecnologia Hybrid Flex também na Índia, sendo o primeiro passo da marca em promover o etanol como uma alternativa a países em desenvolvimento. As apresentações da tecnologias nestes mercados vem acontecendo tanto com o Corolla como também com o Corolla Cross. 



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico