Toyota revela as primeiras imagens teaser do conceito da Century, para o Salão de Tóquio
Toyota apresenta as primeiras imagens teaser de um novo produto da Century, o primeiro que eleva marca a status de ser ‘independente’ da marca mãe
O nome Century dentro da Toyota sempre foi o nome de um dos
carros mais luxuosos da marca, no Japão. Recentemente, a nipônica apostou na
chegada de novos modelos como o Century SUV, mas parece uma ideia surgiu dentro
da Toyota Group. Enquanto a Daihatsu atua num mercado de entrada, a Toyota é a
marca maintstream e a Lexus atuando no mercado premium, há um espaço para o
mercado de alto luxo. E é aí que perceberam que a Century pode ganhar o status
de marca de luxo, atuando acima da Lexus.
E o primeiro carro da Century, agora como marca, deve ser
antecipado no Salão do Japão, que acontece em Tóquio, no final deste mês. A
marca de luxo apresentará o conceito de um crossover de duas portas com perfil
cupê que pode antecipar uma versão de produção, algo mais descolado que o
Century SUV. O conceito pode ser chamado de One of One (um de um), podendo
fazer uma alusão principalmente por essa emancipação da Toyota. Além disso, a
Century deve ganhar mercado para vários outros mercados, especialmente o
mercado chinês, que é um grande consumidor de modelos de luxo.
As primeiras imagens do conceito mostram que, na dianteira,
ele possui faróis divididos em dois andares, com quatro projetores em LED em
estilo horizontal. A grade dianteira aparece na cor da carroceria com
perfuração e o logotipo da Century continua o mesmo, ao centro. o para-choque
possui um espaço para a placa abaixo da grade e logo abaixo dele há uma entrada
de ar inferior que se conecta com as entradas de ar das extremidades, que são
um pouco maiores. Há vincos mais retos no entorno destas saídas de ar das
extremidades.
No capô, se percebe que o crossover possui saídas de ar nas extremidades do capô, que formam vincos em ‘U’ no entorno das saídas de ar. Há mais vincos nas extremidades do capô que deixam a parte central do capô um pouco mais alta. Ele também possui um vinco que nasce a partir das saídas de ar do capô que continua para as laterais do SUV. De perfil, o modelo possui um caimento de teto bem cupê e só duas portas. Ao estilo Rolls-Royce, o crossover da Century possui um sistema de abertura de porta deslizante... e que desliza para a frente.
Os vidros não possuem molduras e o desenho é inspirado em modelos da Rolls-Royce. Ele ainda possui um vidro vigia e os vidros laterais contam com um pequeno prolongamento em preto brilhante na coluna C. Há um outro acabamento em preto brilhante próximo das portas, enquanto toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em preto brilhante. Há um vinco que nasce no para-lama dianteiro e percorre quase toda a lateral, terminando no para-lama traseiro. Por fim, ele possui rodas de liga leve com vários raios. No teto, ele parece trazer um teto solar panorâmico.
De traseira, o Century conceitual não possui um vidro traseiro, tendo um acabamento na mesma cor da carroceria. As lanternas seguem o mesmo estilo dos faróis, divididas em dois andares, tendo uma iluminação em quatro pontos horizontais em LED. A parte superior das lanternas se conectam entre si por meio de uma faixa em preto brilhante. Abaixo desta barra ele possui o nome Century escrito por extenso. Mecanicamente, a Century não revelou informações sobre o modelo, mas deve trazer um motor a combustão. O mais cotado é o motor 3.5 V6 Hybrid (HEV), podendo até mesmo oferecer um motor V8.
De acordo com Akio Toyoda, Presidente da Toyota, explicou que a Century vai ser elevada a status de marca. Segundo o executivo, a marca ficará posicionada "acima da Lexus". Dentro da escala da Toyota, a Daihatsu aparece na base da pirâmide, seguida pela Toyota e pela submarca GR, de esportivos. Depois, a Lexus aparece como premium e como “supra premium” aparece a Century. “Na época, o carro-chefe da Toyota era o Crown. Acima do Crown, havia muitas marcas premium europeias. O LS foi o primeiro carro a tentar se encaixar nesse grupo”, disse ele.
“De certa forma, a Lexus terá mais liberdade para agir. A Lexus deve continuar a encarar desafios como pioneira. A Century assumirá o mercado de luxo como a melhor entre as melhores, a única.”, disse Simon Humphreys, Diretor de Marca e Design da Century. O executivo ainda confirmou que, a partir de agora, Lexus e Century passam a ter funções diferentes. No Salão de Tóquio, isso deve ficar evidente por conta dos slogans: "Um de Um. Um neste mundo, deste país", da Century, e a Lexus afirma: "Descubra – Não copiamos ninguém". Mais detalhes devem ser revelados em breve.
Vídeo-Teaser
Fotos: Toyota / divulgação










Comentários
Postar um comentário