Cupra revela mais imagens teaser do Raval na Europa e estreia do hatch acontece neste ano
Previsto para ser lançado ainda neste ano de 2026, Cupra revela novas imagens teaser do Raval na Europa como irmão do ID. Polo; mas espanhol chega antes
A Cupra revelou as novas imagens teaser que antecipam o seu
primeiro compacto elétrico, o Raval. O modelo será uma das maiores novidades da
marca para este ano de 2025 e vai colocar a espanhola no segmento de compactos
puramente elétricos. E, antes da estreia, a Cupra resolveu revelar um pouco
mais do Raval, que ainda aparece camuflado. Desenvolvido a partir da plataforma
modular MEB+, o Raval vai contar com algumas opções de motores elétricos e
estreia com tração dianteira, mesmo na versão esportiva com 226cv.
De acordo com informações divulgadas, caberá ao Raval ser o
primeiro compacto elétrico da Volkswagen, o que acontece dentro de alguns
meses. A produção dele também deve começar antes, seguido pelo Volkswagen ID.
Polo, seu irmão de desenvolvimento. Ambos serão produzidos na fábrica de
Martorell, na Espanha, onde a família de compactos elétricos será fabricada. “O
Cupra Raval incorpora tudo o que a Cupra representa, desde a emoção que guia o
condutor até o design arrojado e o desempenho excepcional. É um carro que
moldará a próxima era da mobilidade elétrica, tornando os veículos elétricos
acessíveis a uma nova geração”, afirmou Markus Haupt, CEO da Cupra.
“Projetado, desenvolvido e em breve produzido em Martorell, o Cupra Raval representa o nosso compromisso com a eletrificação. Como o primeiro modelo a ser lançado da Família de Carros Elétricos Urbanos, um projeto que temos orgulho de liderar para o Grupo Volkswagen, ele também confirma a posição da nossa empresa como uma potência automotiva”, continuou Haupt. A marca também confirmou que o seu hatch contará com uma altura em relação ao solo que será 1,5 centímetro menor que a do ID. Polo, por exemplo. Isso será possível por conta da suspensão com ajuste específico.
Além disso, já foi confirmado que ele será vendido com direção progressiva que aprimora a agilidade e ESC Sport, oferecendo dirigibilidade excepcional e prazer ao volante. A dinâmica de condução e a configuração específicas do Raval vão permitir que ele tenha um DNA esportivo. O Controle Dinâmico do Chassi utiliza amortecedores adaptativos que ajustam o amortecimento para proporcionar conforto ou uma condução mais ágil e esportiva. Haverá um modo chamado ‘Cupra’, onde os amortecedores ficam mais rígidos, reduzindo a inclinação da carroceria e aprimorando a dinâmica de condução. Já em termos de tração e estabilidade em curvas acima da média, ele terá sistema de freios eletrônicos ‘One Box’.
Ele otimiza a sensibilidade do pedal, ao mesmo tempo que melhora a frenagem através da recuperação da potência do motor. Há discos de freios na dianteira e na traseira, que oferecem o máximo de desempenho. A versão esportiva do hatch compacto vai conseguir entregar 226cv de potência, chamada de VZ. Essa versão é equipada com bancos do tipo concha Dinamica, suspensão esportiva DCC com maior rigidez (+5%) e melhor dirigibilidade com aderência e bitola mais larga em 10 milímetros. O hatch ainda conta com os modos ESC OFF, rodas de 19 polegadas com pneus mais largos de 235 milímetros e diferencial eletrônico de deslizamento limitado.
Também será um dos destaques da versão VZ o diferencial eletrônico e as juntas de direção esportivas que proporcionam um sistema avançado ao veículo, monitorando as condições de condução por meio de sensores e utiliza uma unidade de controle para gerenciar eletronicamente a distribuição de torque entre as rodas, o que contribui para melhora da tração, a estabilidade e o desempenho. “Com a chegada do Cupra Raval, estamos fazendo uma declaração ousada sobre o que um veículo elétrico compacto e urbano pode ser. É um carro para quem busca emoção e diferenciação, com todos os benefícios da eletrificação. Para realmente sentir a emoção do Raval, você precisa sentir ao volante”, disse o Dr. Werner Tietz, Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Cupra.
A Cupra ainda destacou que vai celebrar a autenticidade e a autoexpressão, dois elementos essenciais para um elétrico. A VZ Extreme de 226cv será a versão topo de linha e vai trazer uma autonomia de 400km. Abaixo dela vai existir as versões Dynamic e Dynamic Plus, equipadas com um motor elétrico de 211cv. Com uma autonomia em torno dos 450km, a versão Dynamic, de entrada, será equipada com um bom pacote de equipamentos. A Dynamic Plus vai se diferenciar por trazer mais itens como um pacote ADAS completo, funções de estacionamento inteligentes, faróis Matrix LED e bancos tipo concha.
Essa versão também vai trazer um sistema de áudio de alta fidelidade com 12 alto-falantes, desenvolvido em colaboração com a Sennheiser Mobility. Ele ainda terá uma capacidade de recarga rápida (CC) que vai garantir praticidade no dia a dia, mas sem definir qual a capacidade de recarga do hatch – estima-se que as baterias possam ser recarregadas de 10% a 80% em cerca de 20 minutos, tendo até 125kW de recarga. A Cupra estima que o preço inicial do hatch comece em 26.000 euros. A marca já explicou que o nome Raval é uma homenagem a um bairro de Barcelona, na Espanha.
O bairro El Raval é um símbolo de movimento constante, energia bruta e caráter urbano audacioso, os mesmos valores que definem a essência deste novo modelo. Já a camuflagem usada pelo hatch nas imagens é uma homenagem ao design do vinil de camuflagem. Ele também presta uma homenagem ao mapa do bairro, destacando suas ruas vibrantes para capturar sua atitude e ousadia. Mais detalhes vão ser revelados em breve.
Fotos: Cupra / divulgação


















Comentários
Postar um comentário