LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Depois de testar o modelo indiano, LatinNCAP testa agora o Volkswagen Virtus brasileiro, feito em São José dos Pinhais (PR); sedã alcança cinco estrelas de proteção



O LatinNCAP testou o Volkswagen Virtus indiano em 2022, conferindo a ele cinco estrelas no crash-test. Mas faltou aferir se o modelo brasileiro, produzido em São José dos Pinhais (PR), também conseguiria apresentar o mesmo desempenho. O sedã compacto chegou alguns meses depois no mercado brasileiro e trouxe as mesmas mudanças visuais e de equipamento para a unidade feita no Paraná. Segundo o LatinNCAP, o sedã compacto apresenta desempenho equivalente ao do Novo Virtus produzido na Índia, que recebeu cinco estrelas do LatinNCAP.

De acordo com o órgão, o sedã conseguiu alcançar conseguiu notas muito boas. Ele teve 92% de proteção para adultos, 92% de proteção para crianças, 53% de proteção de pedestres e tem 85% dos equipamentos de segurança necessários para uma boa nota. No impacto frontal mostrou que ele oferece uma boa “proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro foi boa. A proteção do tórax do motorista foi adequada e a do passageiro, boa. A proteção dos joelhos do motorista e do passageiro foi boa. As canelas do motorista e a canela esquerda do passageiro receberam proteção adequada, e a canela direita do passageiro recebeu boa proteção”.

O LatinNCAP ainda confirmou que a “área dos pés foi considerada estável e simétrica entre os lados do motorista e do passageiro. A estrutura foi considerada estável e capaz de suportar cargas maiores”. No impacto lateral, os avaliadores notaram que a cabeça, o abdômen e a pelve receberam boa proteção; o tórax recebeu proteção adequada. Já no impacto lateral contra o poste, a cabeça, o abdômen e a pelve receberam boa proteção, enquanto o tórax recebeu proteção marginal. Para a cervical, o Virtus possui assentos que apresentam uma boa proteção para o pescoço de adultos.



No caso do impacto traseiro, o veículo atende aos requisitos estruturais para impacto traseiro. Por ser equipado com Frenagem Automática de Emergência Urbana (City AEB) e atender aos pré-requisitos e requisitos de disponibilidade do LatinNCAP, aumenta as notas de segurança do sedã. Na proteção infantil, o novo Virtus brasileiro foi avaliado com um boneco de três anos instalado virado para trás utilizando as âncoras ISOFIX e uma perna de apoio. Ele conseguiu evitar a exposição da cabeça durante o impacto frontal, oferecendo boa proteção. O boneco de um ano e meio também foi instalado virado para trás utilizando as âncoras ISOFIX e uma perna de apoio.

O sistema de retenção infantil conseguiu evitar a exposição da cabeça e ofereceu proteção completa. No impacto lateral, os sistemas de retenção infantil (SRI) ofereceram proteção completa. Por oferecer âncoras ISOFIX de série e por atender a sinalização aos critérios do LatinNCAP, incluindo o i-Size, ele conta com uma boa avaliação. Na avaliação de proteção do pedestre no capô, o sedã demonstrou níveis de proteção bons, marginais e adequados. O desempenho da proteção da parte superior da perna foi geralmente fraco, enquanto a proteção da parte inferior da perna foi boa.

Os sistemas de assistência de segurança, o novo Virtus foi avaliado com boas notas. E a isso se deve aos equipamentos como o alerta de cinto de segurança em todos os assentos, controle eletrônico de estabilidade (ESC), limitador de velocidade (SAS) e a frenagem automática de emergência intercidades (AEB) são equipamentos que contribuem para a boa avaliação do Virtus neste quesito. O LatinNCAP destacou apenas que ele não é equipado com detecção de ponto cego (BSD), o sistema de assistência de faixa (LSS) e detecção de borda da estrada (RED), que não estão presentes na lista de equipamentos do Virtus, mas que aumentariam sua avaliação. 



Vídeo



Fotos: LatinNCAP / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Toyota revela mais um teaser de um novo esportivo da Gazoo Racing dentro de um anime

Kia mostra mais imagens teaser da nova geração do Telluride, que estreia em breve

GWM desiste de lançar o Haval Jolion/H4 no Brasil, ao menos na atual geração do SUV

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico

Ford convoca um recall da Ranger V6 2024 no Brasil com possível falha no para-brisa

Mercedes-Benz revela teaser do esportivo baseado no Concept AMG GT Track Sport

Bentley revela as novas imagens teaser do seu primeiro elétrico, que é um utilitário esportivo

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA