LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano
Depois de testar o modelo indiano, LatinNCAP testa agora o Volkswagen Virtus brasileiro, feito em São José dos Pinhais (PR); sedã alcança cinco estrelas de proteção
O LatinNCAP testou o Volkswagen Virtus indiano em 2022, conferindo
a ele cinco estrelas no crash-test. Mas faltou aferir se o modelo brasileiro,
produzido em São José dos Pinhais (PR), também conseguiria apresentar o mesmo
desempenho. O sedã compacto chegou alguns meses depois no mercado brasileiro e
trouxe as mesmas mudanças visuais e de equipamento para a unidade feita no
Paraná. Segundo o LatinNCAP, o sedã compacto apresenta desempenho equivalente
ao do Novo Virtus produzido na Índia, que recebeu cinco estrelas do LatinNCAP.
De acordo com o órgão, o sedã conseguiu alcançar conseguiu notas
muito boas. Ele teve 92% de proteção para adultos, 92% de proteção para
crianças, 53% de proteção de pedestres e tem 85% dos equipamentos de segurança
necessários para uma boa nota. No impacto frontal mostrou que ele oferece uma
boa “proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro foi
boa. A proteção do tórax do motorista foi adequada e a do passageiro, boa. A
proteção dos joelhos do motorista e do passageiro foi boa. As canelas do
motorista e a canela esquerda do passageiro receberam proteção adequada, e a
canela direita do passageiro recebeu boa proteção”.
O LatinNCAP ainda confirmou que a “área dos pés foi considerada estável e simétrica entre os lados do motorista e do passageiro. A estrutura foi considerada estável e capaz de suportar cargas maiores”. No impacto lateral, os avaliadores notaram que a cabeça, o abdômen e a pelve receberam boa proteção; o tórax recebeu proteção adequada. Já no impacto lateral contra o poste, a cabeça, o abdômen e a pelve receberam boa proteção, enquanto o tórax recebeu proteção marginal. Para a cervical, o Virtus possui assentos que apresentam uma boa proteção para o pescoço de adultos.
No caso do impacto traseiro, o veículo atende aos requisitos estruturais para impacto traseiro. Por ser equipado com Frenagem Automática de Emergência Urbana (City AEB) e atender aos pré-requisitos e requisitos de disponibilidade do LatinNCAP, aumenta as notas de segurança do sedã. Na proteção infantil, o novo Virtus brasileiro foi avaliado com um boneco de três anos instalado virado para trás utilizando as âncoras ISOFIX e uma perna de apoio. Ele conseguiu evitar a exposição da cabeça durante o impacto frontal, oferecendo boa proteção. O boneco de um ano e meio também foi instalado virado para trás utilizando as âncoras ISOFIX e uma perna de apoio.
O sistema de retenção infantil conseguiu evitar a exposição da cabeça e ofereceu proteção completa. No impacto lateral, os sistemas de retenção infantil (SRI) ofereceram proteção completa. Por oferecer âncoras ISOFIX de série e por atender a sinalização aos critérios do LatinNCAP, incluindo o i-Size, ele conta com uma boa avaliação. Na avaliação de proteção do pedestre no capô, o sedã demonstrou níveis de proteção bons, marginais e adequados. O desempenho da proteção da parte superior da perna foi geralmente fraco, enquanto a proteção da parte inferior da perna foi boa.
Os sistemas de assistência de segurança, o novo Virtus foi avaliado com boas notas. E a isso se deve aos equipamentos como o alerta de cinto de segurança em todos os assentos, controle eletrônico de estabilidade (ESC), limitador de velocidade (SAS) e a frenagem automática de emergência intercidades (AEB) são equipamentos que contribuem para a boa avaliação do Virtus neste quesito. O LatinNCAP destacou apenas que ele não é equipado com detecção de ponto cego (BSD), o sistema de assistência de faixa (LSS) e detecção de borda da estrada (RED), que não estão presentes na lista de equipamentos do Virtus, mas que aumentariam sua avaliação.
Vídeo
Fotos: LatinNCAP / divulgação
Comentários
Postar um comentário