Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA
Lucid revela a primeira imagem teaser de um novo utilitário esportivo, de perfil cupê, que aparece depois do irmão menor do Gravity; lançamento acontece até 2028
A Lucid confirmou que vai apresentar mais modelos nos
próximos anos. Até o final de 2026, a marca norte-americana já confirmou a
chegada do terceiro produto, um SUV que será menor que o Gravity. Mas já existe
os planos de um terceiro utilitário esportivo nos planos da marca e o primeiro
utilitário esportivo de perfil cupê. O modelo deve ser lançado até meados de
2028 e será o primeiro produto da marca a contar com inteligência artificial de
nível 4, sem necessidade de intervenção humana por ser integrado ao NVIDIA
Drive AGX Thor.
Ele também será um dos primeiros carros a usar esse sistema
em desenvolvimento pela NVIDIA. Com esse sistema também será possível
introduzir a condução autônoma que vai permitir ao motorista "tirar os
olhos, as mãos e a mente do motorista", como destaca a empresa em seu
comunicado. Com um pacote Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) bastante
completo por conta do uso do NVIDIA Drive AV, o novo SUV contará com uma condução
ponto a ponto com os olhos no veículo (Nível 2++) para o Lucid Gravity e os
futuros veículos de porte médio da empresa.
Além da NVIDIA, a Lucid confirmou o uso da plataforma industrial da Omniverse para otimizar a fabricação, reduzir custos e acelerar a entrega por meio da robótica inteligente e tecnologia de gêmeos digitais. A colaboração da Lucid com a NVIDIA coloca a Lucid entre uma das primeiras montadoras do mundo a fechar um acordo para uso dessa tecnologia. A plataforma Drive AV desbloqueia eficiências de fabricação de última geração por meio de uma plataforma de IA Industrial da NVIDIA. Essa parceria entre as duas empresas ainda fará com que a Lucid construa uma fábrica de IA unificada para construir fábricas inteligentes e transformar a empresa, aproveitando as bibliotecas de software NVIDIA Omniverse e NVIDIA AI Enterprise.
“Nossa visão é clara: construir os melhores veículos do mercado. Já estabelecemos o padrão em atributos essenciais de veículos elétricos com tecnologia proprietária que resulta em autonomia, eficiência, espaço, desempenho e dirigibilidade incomparáveis. Agora, estamos dando o próximo passo, combinando inteligência artificial de ponta com a excelência em engenharia da Lucid para oferecer os veículos autônomos mais inteligentes e seguros do mercado. Em parceria com a NVIDIA, temos orgulho de continuar impulsionando a liderança americana em inovação na busca global pela mobilidade autônoma.”, disse Marc Winterhoff, CEO interino da Lucid.
“À medida que os veículos evoluem para supercomputadores sobre rodas definidos por software, surge uma nova oportunidade: reimaginar a mobilidade com inteligência em cada detalhe. Juntos com a Lucid, estamos acelerando o futuro do transporte autônomo com inteligência artificial, construído sobre a plataforma automotiva completa da NVIDIA.”, disse Jensen Huang, Fundador e CEO da NVIDIA.
A marca também destacou que a parceria com a NVIDIA aconteceu com o sistema DreamDrive Pro, desenvolvido internamente pela Lucid com o primeiro sistema avançado de assistência ao motorista da empresa, lançado no Air em 2021 e que recentemente adicionou recursos de direção sem as mãos e mudança de faixa sem mãos por meio de uma atualização de software remota. O novo roteiro, turbinado pelo NVIDIA DRIVE AV, começa com a condução ponto a ponto com os olhos no motorista (Nível 2++) para o Lucid Gravity e os futuros veículos de porte médio da empresa, e visa, em última instância, ser o primeiro veículo autônomo de propriedade do consumidor verdadeiramente capaz de operar sem que o motorista precise olhar, segurar ou pensar no motorista (Nível 4).
Para alcançar o Nível 4, a Lucid pretende aproveitar a arquitetura de conjunto multissensor da NVIDIA, incluindo câmeras, radar e lidar. A Lucid pretende integrar dois computadores acelerados NVIDIA DRIVE AGX Thor, executando o sistema operacional NVIDIA DriveOS, avaliado quanto à segurança, em sua futura linha de veículos de porte médio. Essa plataforma de computação de IA de última geração, com sua arquitetura centralizada e processadores redundantes, unificará todas as funções de direção automatizada, permitindo uma evolução perfeita em todo o espectro de autonomia. A parceria com a NVIDIA também vai trazer novidades para os dois modelos existentes, como o Air e o Gravity.
Para a Lucid, a parceria vai ajudar a marca no seu posicionamento enquanto uma marca premium, apostando em pontos onde o luxo, o desempenho e a autonomia convergem. Para a marca também ajuda na implementação de análises preditivas, robótica inteligente e otimização de processos em tempo real para alcançar a excelência na manufatura. Essas inovações visam permitir linhas de produção reconfiguráveis, controle de qualidade aprimorado e auxiliar na expansão das operações, tudo com o objetivo de reduzir custos e acelerar a entrega. Por meio de gêmeos digitais de fábricas novas e existentes, as equipes podem planejar, simular e validar layouts de forma colaborativa e mais rápida. Ao modelar sistemas autônomos, a Lucid pode otimizar o planejamento de trajetória dos robôs, melhorar a segurança e reduzir o tempo de comissionamento.
A imagem teaser mostra um utilitário esportivo de perfil cupê, com caimento de teto mais suave. Ele aparece com lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas, mas não devem se conectar entre si. Entre as lanternas aparece o logotipo da Lucid escrito por extenso. O vidro traseiro é inclinado e possui uma antena estilo barbatana de tubarão acima do vidro traseiro. É provável que o novo SUV seja a versão cupê do modelo que está previsto para ser revelado ainda em 2026. A conferir.
Fotos: Lucid / divulgação




Comentários
Postar um comentário