Skoda rompe a inicial K dos SUVs com o Peaq, seu novo SUV antecipado em teaser
Skoda abandona inicial ‘K’ para seus utilitários esportivos, mas não encerra a final com ‘Q’ ao anunciar o Peaq como seu novo SUV elétrico para este ano
Há algumas tradições no mundo automotivo que variam de
acordo com cada marca. A Volkswagen possui a grande maioria dos seus
utilitários esportivos com a inicial em ‘T’ e a Ford fazia o mesmo com os SUVs
tendo inicial em ‘E’. Na Skoda, os modelos tinham duas regras. Tinham, no
passado. A regra dizia que o batismo dos SUVs da marca tcheca teria que começar
com a letra ‘K’ e terminar com ‘Q’. Foi assim que foi batizado os modelos
Kamiq, Karoq, Kodiaq, Kushaq e Kylaq. Agora a regra mudou.
De acordo com uma nova imagem teaser, o novo SUV da marca
será batizado de Peaq, ou seja, a inicial ‘K’ caiu, mas a final ‘Q’ ainda
continua. O novo SUV da marca será lançado no verão europeu, que acontece no
meio desse ano – no nosso inverno. Sendo um dos primeiros produtos a ser
desenvolvido a partir da filosofia de design Modern Solid, o SUV será elétrico
e ficará posicionado acima dos elétricos Elroq e Enyaq. Inclusive, até essa
regra mudou. Os SUVs elétricos tinham inicial ‘E’ e final ‘Q’.
O Skoda Peaq será um SUV de médio-grande porte, com espaço para sete ocupantes e será baseado no conceito Vision 7S Concept. “Com o Vision 7S, entramos em um novo território para a Skoda, com uma ideia clara de como elevar a marca. Desde então, introduzimos uma nova linguagem de design e refinamos ainda mais a identidade do nosso produto. Agora, estamos dando vida a este conceito inovador de veículo. Nosso novo modelo topo de linha leva os valores da nossa marca – espaço e praticidade – a um nível totalmente novo. A partir de hoje, nossa visão ousada para o futuro elétrico da Skoda tem um nome: Peaq – uma declaração clara de onde este modelo se encaixa em nosso portfólio.”, disse Martin Jahn, Membro do Conselho de Administração da Skoda Auto para Vendas e Marketing.
Revelado em 2023, o Vision 7S Concept representa uma nova direção para o desenvolvimento futuro do portfólio da marca. Posicionado como um dos carros mais caros da empresa à venda, o Peaq vai trazer um foco nos valores consagrados e confiáveis da marca como espaço, praticidade e conforto. Com espaço para sete ocupantes, o Peaq é desenvolvido para agradar “famílias e a todos que desejam combinar trabalho, lazer e a liberdade de viajar e explorar. Colocando a facilidade de uso e as soluções Simply Clever bem pensadas no centro do seu design, o Peaq marca mais um passo importante na expansão da gama de modelos elétricos da Skoda”, disse a marca.
A proposta do Peaq será ser um Kodiaq com motor elétrico, atendendo ao mesmo perfil de consumidor, com a diferença de estar guiando um modelo elétrico. Do modelo de produção, tudo que o teaser divulgou mostra uma dianteira com luzes diurnas (DRL) em LED que cortam a dianteira e se conecta com os faróis verticais, nas extremidades. Nele, a marca deve adicionar os projetores. Ao centro, as luzes em LED ficam um pouco menores por conta do design do capô que traz o nome Skoda escrito por extenso. Há uma grade dianteira fechada que deve trazer um acabamento em preto brilhante. No para-choque, além do espaço da placa existirá uma entrada de ar inferior, possivelmente trapezoidal.
Internamente, o Peaq terá espaço para três filas de bancos, podendo levar sete ocupantes na disposição 2+3+2. Desenvolvido a partir de uma moderna plataforma modular MEB, o Peaq deve contar com motores atuais que vão empurrar o SUV com seus quase 5,00 metros de comprimento. Estima-se uso de motores de tração traseira (RWD) com cerca de 286cv e uma versão topo de linha de tração integral (AWD) com 340cv. A bateria deve ter cerca de 89,0kWh e oferecer uma autonomia de 600km no ciclo WLTP e passível de ser plugado em estações de recarga rápida de até 200kW. Mais detalhes devem ser revelados em breve.
Vídeo-Teaser
Fotos: Skoda / divulgação e reprodução




Comentários
Postar um comentário