Toyota apresenta divisão Toyota Conversions na Argentina, que prepara modelos em Zárate

Toyota Conversions é a nova divisão da marca japonesa para a América Latina que estreia primeiro na Argentina, para conversão de picapes e furgões



A Toyota inaugurou na Argentina uma nova divisão chamada de Toyota Conversions, voltada para atender a transformação de fábrica para picapes e furgões. Com veículos produzidos na fábrica de Zárate, na Argentina, como Hilux, SW4 e Hiace, a Toyota pode transformar os modelos para diferentes modelos de negócios. A produção dos modelos na Argentina é enviada para outros 22 países latino-americanos, mas ainda não tem informações sobre a chegada destes modelos a outros países, ao menos por enquanto. A Conversions vai projetar e produzir estes modelos na Argentina.

Desde 2020, a fábrica argentina já trabalhou em 1.800 unidades de modelos transformados para o mercado interno, destinado para serviços públicos e privados como ambulâncias, veículos para mineração e petróleo e gás, viaturas policiais, veículos de serviço móvel, veículos de carga geral e outros. A divisão Conversions teve origem no setor de Operações Pós-Produção (PPO), onde diversos veículos foram modificados e equipados com acessórios assim que saem da linha de produção. Em meados de 2017, por meio de uma colaboração com uma empresa petrolífera, foram dados os primeiros passos no desenvolvimento de veículos convertidos.

Na época, uma Hilux foi adaptada para suportar as condições particularmente de trabalho na Patagônia, com proteção para transmissão, amortecedores, radiador e diferencial. Além disso, uma barra de proteção, uma sirene de ré, um protetor de caçamba e outros componentes foram adicionados. O sucesso dessa conversão somou-se à experiência adquirida ao longo de mais de 20 anos adaptando veículos para forças de segurança e militares. A Hilux foi posteriormente acompanhada pelo modelo ambulância Hiace. Juntas, as duas já entregaram 225 ambulâncias para entidades governamentais, militares e empresas privadas.



“O projeto das ambulâncias foi um dos maiores desafios que enfrentamos como equipe e nos convenceu da nossa capacidade de desenvolver novas conversões”, afirma Martín Venturini, Gerente Comercial de Acessórios, Conversões e PPO. “Além disso, como elas são utilizadas em todo o território argentino, aprendemos continuamente com cada condição e tipo de uso. Isso nos permite implementar melhorias constantes no produto.”, adicionou Venturini. Além das ambulâncias, a divisão pode produzir adaptações em sete categorias diferentes: Forças de Segurança; Capotas; Kits de Proteção para Mineração e Indústria Petrolífera; Assistência Técnica Móvel; e Adaptações Personalizadas.

Para cada uma delas, a Toyota trabalha internamente e com fornecedores especializados, com os quais mantém contrato de longo prazo para aprimorar a qualidade e a sustentabilidade do negócio. Até o momento, o serviço começa a funcionar primeiro na Argentina, em um total de 43 concessionárias no país vizinho. A marca segue trabalhando em novos protótipos para serem usados em diferentes condições e usos, especialmente para setores de logística de última milha e lazer. O próximo desafio é exportar os veículos finalizados para países da América Latina, onde unidades já foram enviadas temporariamente para testes e avaliação de mercado.

A divisão Toyota Conversions faz parte da transformação em uma empresa de mobilidade no futuro. A chave para essa mudança será a expansão das opções para uma gama cada vez maior aos clientes, com produtos e serviços personalizados para atender a necessidades de cada um deles. Atualmente, na Argentina, a Toyota oferece os modelos convertidos pela plataforma Kinto, plataforma de mobilidade da marca.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lynk & Co divulga as primeiras imagens teaser do SUV híbrido-plug-in 900L, para a China

BYD registra imagens de patente da profunda reestilização que o Qin Plus receberá na China

Os 150 veículos mais vendidos do Brasil em abril de 2024: Chery Tiggo 7 avança e VW Polo lidera

BYD revela novo teaser do Great Seagull na China, com suas seis opções de cores

BYD registra imagens de patente do Qin L EV no MIIT, um sedã médio elétrico de até 218cv

Yangwang revela novas imagens teaser do Altior na China e sedã estreia no próximo 5/11

Ford revela novo teaser da Fathom e mostra que picape terá carregamento bidirecional

Stellantis registra imagens de patente de pneus feitos com compósito da casca de ovo

Stellantis pede registro de patente do nome Lancia Fulvia na Europa, mas retorno é incerto

Land Rover revela novas imagens teaser do Range Rover GT, o inédito SUV cupê e elétrico