Fiat revela novas imagens teaser de Pulse e Fastback, chamados de Grizzly na Europa

Fiat revela as primeiras imagens oficiais em teaser que confirma a chegada dos primeiros utilitários esportivos da marca na Europa, Grizzly e Grizzly Fastback



Por alguns anos, os consumidores italianos se questionaram por que nunca receberam utilitários esportivos na sua linha enquanto o Brasil já tinha visto modelos como Pulse e Fastback. Antes, nós já tínhamos o Freemont, que tudo bem, era um rebadge do Dodge Journey. Agora, a Fiat revelou as primeiras imagens teaser da dupla chamada de Grizzly, que são chamados de Grizzly e Grizzly Fastback. E que são modelos muito importantes para nós também, porque eles antecipam justamente as novas gerações dos modelos que os italianos tanto queriam.

“O Grande Panda marcou o retorno da FIAT à mobilidade familiar acessível. Com o Grizzly e o Grizzly Fastback, completamos esta gama com dois veículos concebidos para diferentes necessidades e estilos de vida, mas unidos pelas mesmas ideias: mobilidade inteligente e acessível, enraizada no ADN de design da FIAT. Juntos, trazem a FIAT de volta ao centro do mercado da mobilidade familiar com uma gama completa e coerente.”, disse Olivier Francois, CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis. Os dois novos modelos serão lançados juntos na Europa e serão uma adição importante ao lineup da marca.

Essa mudança começou com o lançamento do Grande Panda e vai continuar com a dupla Grizzly. Compactos, os modelos colocam a marca no segmento de SUVs compactos, apesar da Fiat dizer que os modelos fazem parte do segmento C e não do segmento B. "Finalmente, estaremos de volta ao segmento C, com propostas de valor muito espaçosas, confortáveis ​​e ideais para famílias. É isso que as pessoas querem hoje em dia. Nossos clientes querem carros urbanos icônicos e acessíveis, compactos econômicos e inclusivos, mobilidade familiar.”, disse Oliver François em entrevista recente ao site inglês Autocar.

A Fiat chama o Grizzly de um “SUV versátil, espaçoso e acessível, naturalmente adequado à vida familiar — tanto para o uso diário na cidade quanto para viagens mais longas. Suas proporções mais verticais e compactas maximizam o volume interno e a praticidade, principalmente em termos de altura e habitabilidade”. No caso do Grizzly Fastback, a Fiat diz que ele “expressa um caráter mais dinâmico e sofisticado, graças a uma silhueta mais aerodinâmica, uma linguagem de design mais refinada e maior capacidade de carga longitudinal, ideal para viagens mais longas e uso voltado para um estilo de vida ativo”.



Em termos de design, vamos começar falando primeiro do Grizzly. O SUV possui uma dianteira com uma identidade visual que segue as mesmas linhas mais retilíneas do Grande Panda, com faróis dianteiros retangulares com um pequeno prolongamento vertical ao centro. O SUV possui luzes diurnas (DRL) em LED com quatro barras horizontais nos cantos dos faróis e uma pequena barra central. Os faróis ainda contam com dois projetores em LED. Os faróis se conectam diretamente com a grade dianteira em preto brilhante com o logotipo da Fiat ao centro e com mais barras em LED horizontais pontilhadas.

O para-choque dianteiro ganha um desenho mais reto, com um vinco que corta toda a dianteira logo abaixo dos faróis. Mais abaixo, o modelo possui uma entrada de ar retangular e fina, com grelha de uma barra horizontal e outras barras verticais. Logo abaixo está o espaço da placa e mais abaixo está a entrada de ar retangular, que invade um pouco das laterais da entrada de ar com as barras horizontais que estão na grelha da entrada de ar inferior. Mais abaixo há um acabamento em plástico preto e abaixo da entrada de ar está um acabamento prateado em ‘U’.

No capô, a Fiat desenhou o Grizzly com um capô mais alto e reto, com vincos em ‘U’ nas bordas do capô, que se conectam com a coluna A. Há mais um par de vincos que nasce acima dos faróis que termina próximo do para-brisa. De perfil, o Grizzly possui um formato bem comum a muito SUV – apesar de que ele carrega muito no que vimos em Citroën C3 AirCross e Opel Frontera, que parece mais ser uma minivan que um SUV. O desenho dos vidros é o mesmo dos primos franceses e alemão. A parte superior possui desenho que acompanha o arco do teto e a parte inferior tem linhas ascendentes.

Não há janelas vigias e os vidros laterais se conectam com o para-brisa por conta das colunas A pintadas em preto brilhante. Os retrovisores possuem base na coluna das portas e trazem repetidores de setas. Em termos de carroceria, vemos um Grizzly com um vinco que nasce nas portas dianteiras e que atravessam a lateral até chegar na traseira. Há ainda vincos mais quadrados que ajudam a alargar os para-lamas, apesar das caixas de rodas terem um formato circular. Falando nelas, as caixas de rodas possuem um acabamento em preto brilhante, que na parte superior possui as barras inclinadas do logotipo da Fiat.



Há mais vincos na parte inferior das portas, que se conectam com o acabamento em plástico preto. Por fim, as maçanetas são convencionais e com acabamento preto brilhante e as rodas são de liga leve com quatro raios – com um design mais polêmico. Na coluna C, se percebe o logotipo do nome Grizzly. Já no teto, o SUV possui rack de teto prateado e uma antena normal mais na traseira do teto. A Fiat não revelou imagens da traseira do Grizzly como SUV, mas imagens mostram que as lanternas são horizontais e invadem a tampa do porta-malas.

As lanternas estão inseridas dentro de uma régua na cor da carroceria com as lanternas com barras pontilhadas em LED e com o logotipo da marca ao centro, interrompendo a iluminação. O nome Grizzly aparece na tampa do porta-malas e o para-choque traseiro possui um desenho de linhas igualmente retas. Com um acabamento em plástico preto na parte inferior, onde fica o espaço da placa, logo abaixo da tampa do porta-malas, o Grizzly possui um acabamento prateado mais abaixo com uma lanterna de neblina ao centro. Nas extremidades laterais do para-choque traseiro, há grandes refletores verticais com um pequeno vinco.

O Grizzly Fastback parece estar mais acertado em termos de design. Como um SUV cupê, o Fastback possui um caimento do teto a partir do fim das portas traseiras, com um vidro traseiro mais inclinado. As lanternas possuem o mesmo padrão do Grizzly, mas inseridas dentro de um acabamento em preto brilhante elas parecem ter mais destaque e causam menos estranheza. As lanternas possuem barras em LED no mesmo estilo dos faróis e possuem uma iluminação em ‘X’. Essas pequenas barras continuam na tampa do porta-malas e são interrompidas pelo logotipo da Fiat.

A tampa do porta-malas do Fastback parece ter um pequeno aerofólio desenhado na tampa e há três vincos horizontais que se conectam no para-choque traseiro (onde formam um pequeno triângulo), mas atravessam toda a tampa do porta-malas. A tampa também possui o nome Fastback no lugar do Grizzly. O para-choque traseiro possui um acabamento em plástico preto com espaço da placa ao centro e os refletores são mais compactos e horizontais nas extremidades laterais. A parte inferior do para-choque traseiro é igual ao do Grizzly, com um acabamento prateado com uma lanterna de neblina ao centro. A dianteira é a mesma do Grizzly.



Internamente, o Grizzly deve contar com opção de cinco ou sete lugares, enquanto o Grizzly Fastback terá apenas espaço para cinco ocupantes. Desenvolvido a partir da plataforma modular Small Car, a Fiat confirmou que o Grizzly Fastback possui cerca de 4,50 metros de comprimento e o Grizzly possui cerca de 4,40 metros. Basicamente, estamos falando, no caso do Grizzly, da versão italiana do Citroën C3 AirCross e do Opel Frontera. A relação entre os eixos deve ficar acima dos 2,60 metros. Seja como for, já representa um salto de espaço interno em relação a dupla Pulse e Fastback atual, com relação entre os eixos de 2,53 metros.

Mecanicamente, a Fiat confirmou que, na Europa, os modelos serão vendidos com motor 1.2 PureTech, o 1.2 PureTech Mild-Hybrid e elétrico. O 1.2 PureTech deve ser o motor a combustão, que na Europa desenvolve 101cv de potência, com opção de câmbio manual ou automático. Já o 1.2 PureTech Mild-Hybrid entrega 145cv e é sempre automático, que adiciona um motor elétrico compacto de 28cv e uma bateria de 0,9kWh que ajuda nas acelerações, diminui o consumo e as emissões de poluentes – com uma transmissão automatizada de dupla embreagem e-DCT. No caso do elétrico, é cotado o uso de um motor de 113cv com baterias de 44kWh ou 52kWh, com autonomia de 300km e 400km, no ciclo WLTP, em média.

O desenvolvimento da dupla é assunto na Europa desde 2025. Em entrevista para a revista Quattroruote, Oliver François, CEO da Fiat, disse que a marca trabalhava em uma família do Grande Panda. Na época, o nome Grizzly estava longe de ser cotado. Chegou a ser chamado de Grande Panda, Giga Panda, Pandina, Pandíssima e Multipla foram nomes cotados. A maioria deles numa dependência enorme do nome Grande Panda. A Fiat também confirmou que a dupla será global assim como o Grande Panda, mas pode assinar novos batismos. Além da Europa, ambos os modelos serão vendidos em mercados como Oriente Médio, África e América Latina.

Inicialmente, o lançamento acontece na Europa, seguido do Oriente Médio e África no segundo semestre de 2026. O Fastback deve ganhar um papel importante em alguns mercados, como o substituto do Tipo na Europa e do Egea na Turquia e Argélia. Além, claro, de substituir o nosso Fastback aqui no Brasil. Já o Grizzly pode ser um produto que vá substituir também o Tipo e Tipo SW no portfólio da Fiat na Europa. “Dois novos carros estão a caminho e irão completar o ressurgimento da Fiat”, disse Gaetano Thorel, Chefe da Divisão Europeia, em entrevista ao site Auto Express.



“Quando desenvolvemos o Grande Panda, criamos uma série de veículos em uma espécie de sistema 'Lego', onde construímos veículos diferentes em tamanhos diferentes que utilizam muitos componentes comuns para realmente reduzir seus custos. Usaremos a plataforma 'smart car' para propor e produzir novos veículos que visam diferentes regiões do mundo e diferentes clientes, às vezes substituindo produtos [existentes] ou até mesmo lançando novos produtos", disse François Leboine, Chefe de Design da Fiat, à Auto Express no Centro Stile. “Demos o nome de ‘GigaPanda’ para que as pessoas entendessem que ele é muito maior que o Grande Panda, embora ambos compartilhem o mesmo design”, disse.

“O foco da Fiat é a mobilidade urbana. Para mim, isso significa de 2,5 metros [a versão Topolino do Citroën Ami] a mais de quatro metros e meio.”, disse o CEO da Fiat na Europa, Oliver François. Ainda foi perguntado o quanto a Fiat espera alcançar com a chegada dos dois novos modelos. “Temos a responsabilidade de levar a Fiat de volta ao lugar que lhe pertence na Europa. Queremos ser protagonistas, o que significa ter uma participação de mercado de pelo menos 50%.”, disse Gaetano Thorel, Chefe da Divisão Europeia da Fiat.

Perguntado sobre qual a participação de mercado da Fiat hoje na Europa e ele respondeu: “Sem o Grande Panda? Não posso dizer, porque senão você perguntaria: 'Como vocês sobreviveram?'!”, concluiu. O lançamento oficial da dupla deve acontecer no Salão do Automóvel de Paris, que acontece em outubro deste ano. Mais detalhes devem ser revelados em breve. 



Fotos: Fiat / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat convoca recall para Mobi, Argo, Cronos, Strada, Fiorino e Pulse por falha na ECM

Hyundai HR 2024 desembarca no Brasil com novidades e tração 4x4, a partir de R$ 179.990

Nissan lança o reestilizado Versa no Brasil, que traz mais equipamentos por R$ 105.190 iniciais

Renault convoca um recall do Kwid no Brasil com possível falha no suporte eixo traseiro

Peugeot convoca recall de 208 e 2008 com possível falha em bomba de alta pressão

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Audi convoca um recall para o Q5 com ano/modelo 2022 a 2024 por vazamento de óleo

Tesla apresenta sistema One Pedal em nova atualização dos carros nos Estados Unidos

Ford reajusta os preços da Ranger no Brasil em até R$ 3.310 e parte de R$ 247.400