Audi apresenta a Urbansphere Concept para o Salão do Automóvel de Pequim, na China


A Audi apresentou oficialmente as primeiras imagens do seu novo conceito, a Urbansphere Concept. A novidade será apresentada no Salão do Automóvel de Pequim, que acontece em meados de junho e foi adiado por conta de um novo surto de Covid-19. O conceito antecipa uma minivan da marca, que oferece uma amplo espaço interno e possui muita tecnologia de série. O desenvolvimento do conceito foi uma colaboração entre os Centro de Design de Pequim, na China, e Ingolstadt, na Alemanha. Ainda pela primeira vez, um conceito da marca foi desenvolvido com a participação de potenciais consumidores da China, de acordo com as suas necessidades e gostos. Visualmente, a Urbansphere é um conceito bastante moderno em suas linhas, e que causa até uma certa estranheza por uma minivan da Audi. Na dianteira, ela não deixa ninguém em dúvida de que se trata de um modelo da marca das quatro argolas. Os faróis são compactos e com iluminação em LED, assim como uma grade dianteira que possui iluminação também, contando ainda com o logotipo iluminado de mesma forma. Singleframe se converte em um cenário ou tela conhecido como ‘Audi Light Canvas’, onde os faróis principais e a grade dianteira estão em um mesmo acabamento no conceito. A dianteira é curta quando vista de lateral, por conta do capô compacto. Há ainda uma ampla relação entre os eixos e o perfil da minivan é bem volumosa. As portas se abrem em estilo suicida, não há maçanetas. Ela ainda possui um friso cromado que nasce na coluna A e chega até o aerofólio na traseira. Há ainda um acabamento plástico na parte inferior da carroceria, que é ascendente e chega até a traseira da minivan, que possui dois extratores prateados. A traseira ainda possui lanternas horizontais e uma tampa do porta-malas com elementos multiponteados. A minivan ainda possui teto solar panorâmico, com um aerofólio traseiro. Em termos dimensionais, a Urbansphere possui 5,510 metros de comprimento, 3,400 metros entre os eixos, 2,010 metros de largura e 1,780 metro de altura. As rodas são de 24 polegadas. 



Desenvolvida sobre a plataforma Plataforma Elétrica Premium (PPE), a minivan usa a bateria 120kWh, tendo dois motores elétricos que desenvolvem 401cv de potência 70,4kgfm, que traz tração quattro, uma característica essencial nos modelos de alto desempenho da marca. O motor no eixo dianteiro e traseiro são diferentes, que formam tração nas quatro rodas em função das necessidades e, especialmente, visando a eficiência e a autonomia. O carro conta com uma propulsão com tecnologia de 800V e a bateria pode ser recarregada em estações de até 270kW, que recupera 300km em apenas 10 minutos. Com bateria de 120kWh, ela pode ser recarregada de 5% a 80% em menos de 25 minutos, oferecendo uma autonomia de 750km. A suspensão dianteira conta com uma configuração de cinco braços, especialmente otimizada para os veículos elétricos. Já na traseira, ela possui um eixo multibraço que, assim como no eixo dianteiro, é fabricado em alumínio. No interior, a minivan se destaca pelo luxo que é encontrado em seu interior. O painel do conceito possui linhas horizontais, com volante, pedais e o painel que podem ser ocultados durante a condução autônoma. O acabamento do painel varia de um detalhes em madeira, assim como lã e tecidos sintéticos, que estão presentes nos revestimentos dos painéis, no estofamento dos bancos e no carpete, todos eles de grande qualidade e agradáveis ao toque. O acabamento ainda possui tons bege e detalhes em verde escuro. Sobre o painel, existe um sistema parecido com o Head-Up Display, que por um toque, aciona uma série de telas sobre o para-brisa que traz todas as informações da condução e trajeto. A tela do painel MMI Touchless Response oferece vários menus de funções através de um comando giratório e diferentes botões, e clicar nos diferentes níveis; uma operação simples e intuitiva. 


Se apresentando como uma sala de estar, ela possui uma série de funções de alta tecnologia a bordo aos seus ocupantes. Apesar do amplo espaço interno, o conceito possui quatro poltronas, que podem ser reclináveis. Nos modos Relax e Entertain o encosto pode ser inclinado até 60 graus, ao mesmo tempo que se estendem os descansa pernas. Os descansa braços centrais integrados nas laterais dos bancos e seus homólogos nas portas criam uma acolhedora sensação de segurança. Já os bancos dianteiros girar e ficar de frente para facilitar uma conversação. Cada poltrona ainda possui funções individuais de comunicação ou relaxamento. Em termos de conectividade, o conceito possui funções de concierge como informar o percurso, fazer reservas para jantar ou opção de compras pela internet. Todas as configurações de sistemas a bordo, desde música e vídeo, podem ser adaptados individualmente, com alto-falantes instalados na área do apoio de cabeça. Cada poltrona ainda possui cintos próprios e entre os bancos estão um console central que gira para cima e possui porta-objetos e porta-copos. Também há telas individuais integradas nos encostos dos bancos dianteiros. O teto ainda possui uma tela OLED que é transparente e gira verticalmente a partir do teto, podendo assistir filmes ou participar de uma videoconferência enquanto o carro está em modo autônomo. Quando reclinada, por ser transparente, não atrapalha o teto solar. O interior ainda possui madeira em choupo e almofadas em Econyl. Já os descansa-braços são em tecido de viscose de bambu. Em termos de tecnologia, ela é equipado com um sistema de condução autônoma de Nível 4, que permite que o volante e pedais desapareçam. A Urbansphere é o terceiro e último conceito da linha ‘sphere’ da Audi, que mostram como serão diferentes carros da alemã com tecnologias como condução autônoma.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok