Denza apresenta a sua nova minivan, a D9, que possui opção de motor híbrido e elétrico


A Denza nasceu como uma marca dividida entre Daimler e BYD, apostando em modelos elétricos, num primeiro momento. Em dezembro de 2021, a Daimler abriu mão de parte das ações e conta com 10% da marca, enquanto a BYD detém 90%. A novidade para o Salão do Automóvel de Pequim é a minivan D9, que começa a ser vendida ainda neste mês de maio. O modelo, inclusive, foi apresentado hoje para os chineses, com o lançamento oficial da minivan. Por lá, a D9 estreia como mais uma opção de minivan de grande porte, voltada aos consumidores que buscam um transporte mais premium. A Denza não revelou, mas a D9 possui 5,250 metros de comprimento, 3,110 metros entre os eixos, 1,960 metro de largura e 1,920 metro de altura, o que deve fazer com que ela tenha um ótimo espaço interno. Visualmente, a D9 se destaca por contar com uma enorme grade dianteira com aberturas horizontais, tendo faróis horizontais e conectados com um acabamento cromado na parte superior, que se conecta ao outro farol e na parte inferior, formando um ‘C’. Abaixo da grade principal, a minivan possui uma entrada de ar horizontal e nas extremidades possui os faróis de neblina em LED, com um acabamento vertical em plástico. Vista de lateral, a D9 possui uma dianteira curta, tendo uma ampla área envidraçada e base dos retrovisores nas portas. Todo o contorno das janelas até a coluna D possui um acabamento prateado, mesmo tipo de acabamento encontrado na parte inferior nas portas. Falando em portas, a D9 possui portas traseiras corrediças e há uma linha ascendente que nasce no para-lama dianteiro e morre próximo às lanternas. As rodas possuem um desenho raiado. De traseira, a D9 tem lanternas horizontais que se conectam por um feixe em LEDs, além de uma ampla tampa do porta-malas. 



Há um espaço dedicado para a placa traseira e ela tem um destacado aerofólio traseiro. Por fim, o para-choque traseiro possui um acabamento cromado na parte inferior, tendo refletores e luz de ré no para-choque. Ao centro, há uma lanterna de neblina. No interior, a minivan se destaca por trazer um painel moderno, com destaque para a central multimídia de 15,6 polegadas, tipicamente origem da BYD, que também é giratória. A tela possui conectividade TS Link, juntamente com a compatibilidade com Android, e os passageiros podem arrastar visuais. Há mais uma tela para o quadro de instrumentos, também digital. O desenho do painel também lembra bastante os carros da BYD, com um acabamento em preto brilhante que nas extremidades trazem dupla saídas do ar-condicionado. Ao centro, as saídas são menores, abaixo da tela. Existe um amplo console central, em preto brilhante, ao centro. O volante tem dois raios e comandos em preto brilhante. O painel mescla cores como o preto e bege, tendo boa parte do acabamento em couro Nappa. Por fim, a minivan parece ter uma iluminação ambiente no interior, de 64 cores. Nos painéis de porta estão os alto-falantes DynAudio também estão presentes nas portas. Feita para quem viaja atrás, a D9 possui duas poltronas na segunda fila que tem acesso a uma infinidade de telas para quem vai atrás. Há uma grande tela, que parece de mesma proporção da central multimídia, nos encostos do banco traseiro. Nos descansa-braços, existe uma tela com comandos que operam o banco, como aquecimento/ventilação, movimentos para reclinar e outros. 


Para os ocupantes os bancos traseiros, a minivan ainda possui ventilação através de saídas de ar montadas no teto para os passageiros da segunda e terceira fila, enquanto os tetos solares duplos permitem a entrada de luz extra. As portas traseiras deslizantes trazem três alto-falantes cada, com um sistema de som forte, além de faixas de iluminação ambiente. Com uma disposição 2+2+3, ela possui espaço para sete ocupantes. Na mecânica, ela possui um motor 1.5 Turbo a gasolina de 137cv e 23,5kgfm junto de um motor elétrico de 230cv e 34,7kgfm no eixo dianteiro, formando um motor DM-i, que juntos entregam 300cv e 58,2kgfm. Essa opção de tração dianteira pode vir com uma bateria de íons de lítio de 20,39kWh que oferece uma autonomia elétrica de 75km no ciclo WLTC ou 98km no NEDC. A autonomia híbrida é de 965km e tem desempenho que acelera de 0 a 100km/h em 9,5 segundos. Essa mesma opção também oferece uma bateria maior, de 40,06kWh que oferece uma autonomia EV de 155km no WLTC ou 190km no CLTC ou 1.040km de autonomia híbrida. A D9 pode oferecer a opção com tração integral que adiciona um motor elétrico de 60cv e 11,0kgfm no eixo traseiro. Com isso, são 406cv e 69,4kgfm, junto de uma bateria de 40,06kWh que oferece autonomia elétrica de 145km no ciclo WLTC ou 180km no NEDC, além de 970km no ciclo híbrido. Com esse motor AWD, ela acelera de 0 a 100km/h em 7,9 segundos. Para recarga deste motor, ela pode ser carregada em estações DC de 80kW. Ela ainda possui uma opção de motor elétrico, formado pelo conjunto EV620 que desenvolve 313cv e 36,7kgfm (de tração dianteira) junto de uma bateria de Blade LFP de 103,36kWh que oferece autonomia de 620km no ciclo CLTC. Outra opção é a tração integral EV600 que une o motor dianteiro de 313cv e 36,7kgfm junto de um motor elétrico traseiro de 60cv e 11,0kgfm que juntos entregam 374cv e 47,9kgfm. Com a mesma bateria, ela oferece autonomia de 600km. Em termos de desempenho, a FWD acelera de 0 a 100km/h em 9,5 segundos e a AWD cumpre o mesmo em 6,9 segundos. A elétrica pode ser recarregada em estações de até 166kW. De série, ela será equipada com geladeira inteligente entre os bancos dianteiros, acessível por quem está na segunda fila, segunda fileira de bancos ajustáveis ​​em 10 posições com apoio para os pés, aquecimento, ventilação e funções de massagem de 10 pontos (também nos bancos dianteiros) e três carregadores rápidos sem fio de 50kW, por indução. Ela ainda tem suspensão controlado eletronicamente DiSus-C, que proporciona um conforto de rodagem e silêncio, de apenas 65Db. Para aumentar ainda mais o luxo, existe condução autônoma L2+, com radares de onda de 5 metros e 12 radares ultrassônicos entre 24 sensores no veículo. Há ainda estacionamento automático, nove airbags, sistema de karaokê, dois esquemas de mesa de bandeja na segunda fileira, uma coleção de aromas para o carro e uma assinatura de áudio personalizada.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Toyota dá a entender que o Celica pode ressurgir como cupê esportivo criado pela GR