Dongfeng apresenta a sua nova marca, a Mengshi, que revela o M-Terrain Concept

Dongfeng apresenta a sua nova marca, a Mengshi, que estreia em breve no mercado chinês e estreia com conceitos M-Terrain e M-Terrain S 



A Dongfeng confirmou a estreia de uma nova marca para o mercado chinês. Trata-se da Mengshi, que significa ‘guerreiro’ em chinês. A marca estreia com modelos off-road 100% elétricos e que em breve vão ganhar a sua versão de produção. A marca fez sua estreia pública na China com dois conceitos, sendo o M-Terrain Concept e o M-Terrain Sport Concept. Os modelos serão apresentados em suas versões de produção ao longe deste ano de 2023.

A Dongfeng explicou que o logotipo da marca, em forma de ‘M’, vem da representação de palavras como Militar, Homem (men), Maravilhoso, Missão e Mengshi. Com inspiração nos recentes modelos apresentados pela GMC, o Mengshi revelou que o M-Terrain Concept é um jipe de quatro portas e a M-Terrain Sport Concept será apresentada futuramente como uma picape de duas portas com uma caçamba. Por enquanto, a Mengshi revelou apenas o M-Terrain.

O jipe conta com um estilo bem parrudo e chama bastante a atenção. De acordo com as imagens reveladas pela marca, o M-Terrain Concept se destaca pela sua dianteira com uma grade dianteira com grelhas ao estilo colmeia e o logotipo ao centro. Os faróis são compactos e tem um prolongamento vertical com as luzes diurnas (DRL) em LED, que invadem o capô. O contorno da grade dianteira também é iluminado. O para-choque dispensa apresentações com um desenho bem off-road.

Destaque fica por conta de dois ganchos de reboque na parte inferior, além de um novo gancho em posição mais central, abaixo do espaço para a placa. O para-choque também tem alças para amarração e nas extremidades ele traz faróis de neblina em três elementos verticais e iluminados em LED. O capô do jipe é bem alto e tem linhas mais retilíneas, com duas entradas de ar triangulares e saídas de ar no alto do capô.



Há ainda alguns frisos que ajudam a desenhar as laterais dos modelos. Para-choque dianteiro e um acabamento no topo do capô são em plástico preto. Nas laterais, as novidades também ficam por um estilo mais retilíneo das linhas. O para-lama dianteiro e o para-lama traseiro são destacados e possuem um arco nas caixas de rodas de estilo mais quadrado também. O M-Terrain tem maçanetas embutidas na carroceria e as janelas tem desenho quadrado, definindo assim desenho da coluna A até a coluna D.

Os retrovisores são grandes e a Mengshi tratou de equipar os conceitos com escadas laterais que dão acesso ao teto, que possuem um rack de teto e um acabamento em preto brilhante que não vai arranhar a pintura do teto. Rodas e pneus também são um destaque, com pneus off-road. De traseira, o M-Terrain Concept possui lanternas verticais e horizontais. As lentes forma uma cruz invertida e possui uma iluminação em LED.

Reta, a tampa do porta-malas vem com um escape na traseira com um ressalto que parece ser um compartimento, mas que em uma versão de produção pode se transformar no local do estepe. O vidro traseiro é quase reto e possui um brake-light na parte superior. Já o para-choque traseiro, tal qual o dianteiro, é todo em acabamento plástico preto que tem um espaço para a placa ao centro e refletores nas extremidades, em estilo horizontal. A parte inferior traz dois ganchos de reboque.



A Mengshi não revelou imagens do interior, mas ele virá com uma central multimídia grande e um quadro de instrumentos também de tela digital. Há uma série de compartimentos espalhados pela carroceria e os bancos terão costura contrastante em laranja. No caso do M-Terrain S (Sport) Concept, o modelo se diferencia principalmente por vir com duas portas. Basicamente ele é o mesmo M-Terrain até a coluna B.

Depois disso, o modelo ganha uma janela vigia e um acabamento traseiro na cor prateada, com um caimento de teto suave da carroceria, enquanto a traseira é diferente. De traseira, o modelo possui lanternas menores, verticais, e com uma faixa que conectam ambas. A traseira ainda tem uma nova tampa do porta-malas com um pequeno ressalto ao centro. Já o para-choque traseiro segue o estilo do M-Terrain, com ganchos de reboque e os refletores ficam menores.

O teto possui um desenho totalmente novo, tendo cinco faróis auxiliares em LED e um acabamento de teto que mescla plástico preto e acabamento prateado. De acordo com a Mengshi, ele será desenvolvido a partir da plataforma modular MORA, que permite que eles sejam equipados com motores elétricos ou com um motor elétrico junto de um extensor de autonomia, chamado de EREV pela marca. O jipe é equipado com um sistema chamado de Mega Power que entrega 1.014cv e 163,1kgfm de torque.



Com esse conjunto, a marca confirma que ele acelera de 0 a 100km/h em 4,2 segundos. Virá equipado com uma bateria na plataforma de 140kWh que vai oferecer 500km de autonomia no elétrico. A força será enviada para as quatro rodas por meio da tração M-ATS e com um câmbio automático de 2 velocidades e três bloqueios eletrônicos de diferencial. O jipe ainda virá com a opção híbrida com uma bateria de 66kWh e autonomia de 800km.

Em termos dimensionais, o M-Terrain terá 5,20 metros de comprimento e pesar cerca de 3,5 toneladas. Ainda em termos de tecnologia, espera-se que o jipe tenha Steer-by-Wire, com o eixo traseiro direcionável nas rodas traseiras, nove modos de condução e, claro, uma suspensão pneumática adaptável.

O pacote é tão completo que o M-Terrain ainda virá com sistemas que permitem a condução autônoma de Nível 3. A Mengshi fala ainda em um “sistema UAV inteligente Oriental Eagle Eye” foi projetado para encontrar a melhor rota possível, com o auxílio de um drone que fiscalizará a rota. Ele estreia ainda neste ano em sua versão de produção e será feito nacionalmente no país – ainda sem planos de exportação.






Fotos: Mengshi / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok