Lotus revela o Evija Fittipaldi, que comemora aniversário de 50 anos do título de 1972

Lotus apresenta uma série especial para o Evija que presta homenagem para Emerson Fittipaldi e seu título que comemorou 50 anos de conquista



A Lotus apresentou uma série especial do Evija que presta uma homenagem ao título de Fórmula 1 de Emerson Fittipaldi conquistado em 1972, que está completando 50 anos. Além de homenagear Fittipaldi, a Lotus prestou uma homenagem ao Team Lotus da época e à pintura do carro da temporada de 1972, com as tradicionais cores preto com detalhes dourados. De acordo com a Lotus, apenas oito unidades foram produzidas e todas elas já vendidas.

Além de vir com a pintura John Player Special, a Lotus prestou uma homenagem ao Type 72 F1 com rodas de liga leve em dois tons, assim como pinças de freio e o emblema especial da Lotus em carbono ouro na dianteira. Na asa traseira, o carro traz todas as vitórias de Fittipaldi na temporada de 1972, que foram sete corridas. De acordo com a Lotus, foram oito carros construídos para aquele temporada de 1972 (por isso, oito unidades produzidas). No interior, o Evija também usa detalhes dourados.

Pedais, acabamento das saídas de ar-condicionado, botão Start-Stop, detalhes do volante e da estrutura dos bancos também possuem essa cor. Os bancos ainda tem costuras contrastantes no tom dourado, além de vir com detalhes em fibra de carbono exposta. O carro ainda possui a assinatura de Emerson Fittipaldi e traz uma plaqueta de identificação da unidade. O carro ainda possui o perfil do Type 72 F1 costurado no teto e o botão giratório é feito em alumínio no console.

“É fantástico estar de volta a Hethel para uma ocasião tão especial. Eu realmente gostei de fazer parte deste projeto e foi uma experiência maravilhosa revelar o carro para alguns dos novos proprietários. Ter a oportunidade de pilotar o Evija Fittipaldi e meu carro de Fórmula 1 Type 72 vencedor do campeonato na pista de testes em Hethel foi uma experiência incrível”, disse Emerson Fittipaldi, convidado de honra na hora da apresentação da série especial, que contou ainda com a participação de Jenson Button.

Fora isso, a série traz o mesmo motor das versões civis do Evija. Ele conta com quatro motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 2.000cv de potência e um torque de 170kgfm, capaz de acelerar de 0 a 100km/h em menos de 3 segundos e chegar a velocidade máxima de 320km/h. Os motores elétricos são alimentados pela energia armazenada em uma bateria de íons de lítio montada na parte central do veículo. A autonomia é de 400km com apenas uma carga e a bateria pode ser carregada de maneira ultrarrápida com um ponto de 800kW.






Fotos: Lotus / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em maio de 2023: GWM Haval H6 surge em 44º

Mercado, maio de 2023: vendas crescem e dupla de chinesas são o grande destaque do mês

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte II

Jeep registra as primeiras imagens de patente do Wagoneer S no Brasil, por meio do INPI

Jetour lança imagens teaser do Shanhai L9 reestilizado e com motor PHEV na China

Renault reajusta os preços da Oroch no Brasil e picape agora começa em R$ 121.450

Exeed revela as primeiras imagens teaser do novo VX reestilizado e híbrido plug-in

Zeekr confirmou mais imagens teaser da 007 GT, que estreará este ano na China e Europa

Fábrica de baterias da Stellantis e LG em Windsor, no Canadá, ganha incentivos fiscais