Terceira geração do Audi R8 surge no pós-2026 como um superesportivo 100% elétrico

Terceira geração do Audi R8 será um esportivo puramente elétrico e vai beber na fonte de inspiração do PB18 e-tron Concept e estreia no pós-2026



A Audi já trabalha no lançamento da terceira geração do R8. O esportivo deve ser apresentado na segunda metade desta década como a vitrine elétrica dentro da Audi. O novo modelo deve ser baseado no PB18 e-tron Concept, apresentado como conceito em 2018, no Festival de Pebble Beach daquele ano.

Agora, de acordo com informações de Sebastian Grams, Chefe da Audi Sport, em entrevista ao Autocar, o lançamento de uma nova geração ocorre em meados de pós-2026. “O que estamos tentando fazer é chegar o mais próximo possível da sensação máxima de corrida”. O novo R8 terá cerca de 60% das peças compartilhadas com uma versão GT3 que a marca desenvolve em conjunto com as versões civis.

“Absolutamente vamos manter a habilidade, pois é o que torna o carro único do resto do portfólio. Se trouxermos um sucessor do R8, tentaremos continuar fazendo isso. É importante para o cliente. Há amor dentro de um R8.”, acrescentou Grams. Uma das plataformas possíveis para uma nova geração do R8 seja a base SSP Sport, que será desenvolvida pela Porsche, substituindo a plataforma J1. A nova geração do esportivo das quatro argolas ainda pode ser um primo distante do novo Porsche 718.

“Nós vemos cada projeto como seu. Caso contrário, não teríamos tanto sucesso. Temos marcas em todo o Grupo Volkswagen que podem ser sinérgicas. Apesar de estar na mesma plataforma, o E-tron GT é muito exclusivo do Taycan. Se você olhar para as vendas da Audi Sport, nós vendemos quase 40.000 carros no ano passado, o que mostra que nossos clientes estão interessados ​​em nossos produtos. Portanto, temos a liberdade necessária para fazer grandes produtos. E isso significa que devemos nos envolver no desenvolvimento da plataforma o mais cedo possível.”, destaca Grams na entrevista.



“Já provamos que é possível gerar amor por um RS e em um modelo elétrico. Se você olhar para o e-tron GT, 60% das vendas são RS. Queremos tornar o carro diferente, como fazemos no mundo dos motores a combustão. Nossos clientes querem se diferenciar de outros modelos – em design, carroceria, chassi e desempenho. Com o RS e-tron GT, somos o precursor [elétrico] em um campo de concorrentes.”, acrescenta.

A Audi ainda quer resgatar a essência da primeira geração do R8, que foi um carro divisor de águas dentro da divisão RS. “Precisamos ser corajosos, como fomos com o R8 de primeira geração. Foi uma decisão corajosa fazer aquele carro. Precisamos ser inovadores e nos transformar no mundo elétrico e na digitalização.”, diz Grams.

Para isso ele pode se inspirar no PB18 e-tron Concept. Este conceito trazia três motores elétricos que desenvolve 204cv no eixo dianteiro e dois elétricos no eixo traseiro, que geram 408cv, desenvolvendo no total 612cv de potência. Segundo a Audi, a sua potência pode chegar a 680cv e 84,6kgfm e com o toque em um botão, pode ficar ainda mais forte, chegando a 775cv temporariamente, como se fosse um Overbooster. Segundo a marca das argolas, ele acelera de 0 a 100km/h em 2 segundos e suas baterias possuem capacidade de 95kWh cada, com uma autonomia de 500km. Com uma estação de recarga rápida de 800V completaria suas baterias em apenas 15 minutos.

Uma terceira geração do R8 ainda não parece ter recebido um sinal verde. “Estou lutando por [um sucessor do R8] e também o conselho da Audi. Estamos olhando para diferentes tipos de conceitos, e a direção é eletrificada. Se eu conseguir, será um R8 elétrico. E se você fizer um carro superesportivo, então é um conceito de duas portas”, diz Grams. O mesmo vale para um substituto do TT. “Estamos trabalhando nisso. Foi um ícone. Mas, no momento, meu foco é um sucessor do R8.”, finaliza.



Fotos: Audi / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV