Mercedes-Benz apresenta oficialmente o EQE SUV, que estreia com motor de até 687cv

Mercedes-Benz apresenta oficialmente o EQE SUV, um novo utilitário esportivo elétrico da marca alemã, que estreia com um motor elétrico de até 687cv



A Mercedes-Benz apresentou oficialmente seu novo utilitário esportivo elétrico, da linha EQ. Trata-se do EQE SUV, que estreia na Europa com a missão de ser o SUV do EQE. O modelo também é o segundo utilitário esportivo da linha EQ a ser desenvolvido do zero como um carro elétrico, caso diferente de modelos como EQA e EQB. O EQC é um puramente elétrico, mas nasceu a partir de uma base do GLC. Com isso, ele segue todas as tendências do EQS SUV. Aliás, o EQE SUV é bem parecido com o EQS SUV.

Visualmente, o EQE SUV é muito parecido com o EQS SUV. É como se, basicamente, o EQE fosse a versão mais compacta do EQS. Visualmente, o EQE SUV se destaca por trazer a nova identidade visual da marca da linha EQ, com uma grade dianteira fechada e com acabamento em preto brilhante com várias estrelas, além de faróis conectados com a grade dianteira, com um estilo retangular, mas mais arredondados que os faróis do EQS SUV. Os faróis trazem o sistema Digital Light, que projeta marcações auxiliares ou símbolos de advertência na estrada à sua frente. Os faróis ainda possuem um sistema de iluminação DRL em LED na parte superior que se conectam aos faróis por meio de um friso na grade dianteira, também iluminada.

O SUV ainda possui um para-choque dianteiro que traz uma entrada de ar inferior, num estilo trapezoidal. Nas extremidades, possui uma nova entrada de ar, junto de um acabamento em preto brilhante que interligam as duas entradas de ar. Nas extremidades, ainda existe um acabamento em plástico preto que se conecta com o acabamento em preto brilhante e a partir dele existe um acabamento inferior em preto em toda carroceria. Há um friso inferior na parte inferior da entrada de ar inferior. O capô ainda possui dois frisos e o logotipo menor da Mercedes.

Nas laterais, o SUV se destaca pela ampla área envidraçada, com uma linha das janelas de maneira ascendente, muito sutilmente. O contorno dos vidros possui também um acabamento em preto brilhante, que oferece um desenho mais esportivo. O EQE SUV ainda possui retrovisores com base nas portas, um acabamento em preto brilhante que traz o nome EQE no desenho dos vidros, na coluna A. Quando visto de lado, o SUV possui um capô relativamente curto e as rodas se destacam, com aro de 19 até 22 polegadas.



A maçanetas são retráteis e o SUV ainda tem um friso cromado nas saias laterais. O SUV não tem muitos vincos muito definidos, mas exceção de um que nasce na porta traseira e chega nas lanternas. O teto do utilitário esportivo ainda possui um acabamento na cor preta e um amplo teto solar panorâmico. Na traseira, o EQS SUV possui lanternas horizontais que se conectam e ficam mais finas ao centro da tampa do porta-malas, criando pequenos degraus.

A tampa do porta-malas é praticamente lisa e tem o logotipo da Mercedes ao centro. O vidro é levemente inclinado e tem um aerofólio com prolongamento nas laterais dos vidros. O SUV ainda possui um brake-light no próprio aerofólio. O para-choque traseiro ainda possui falsas saídas de escape na parte inferior, com um acabamento cromado no contorno, e refletores horizontais acima, além de uma pequena saída de ar nos extremos da peça do para-choque.

No interior, o destaque fica por conta do painel com o MBUX Hyperscreen, uma enorme tela que conta com inteligência artificial e o aprendizado da relação máquina-homem. A marca ainda confirma que a Hyperscreen já diz muita coisa pelo nome. A gigantesca área de tela deve cobrir todo o painel, com três telas OLED, incluindo uma específica para o passageiro. Além do quadro de instrumentos e da central multimídia, a terceira tela deve agregar novas funções.

Com 56 polegadas de uma ponta a outra, a tela deve contar com um vidro curvo que deve agregar medidores digitais e outras funções EV distintas que monitoram a regeneração da energia dos freios, estado de carga e dinâmica de condução. A central multimídia, tela central, deve ser grande e terá um mapa de navegação e controles minimalistas de telefone e áudio. Uma tela curta e ampla aparece no painel bem na frente do passageiro, exibindo funções extras. A central ainda tem atualização Over-The-Air (OTA).



Nas extremidades da tela deve ficar as saídas do ar-condicionado, aparentemente flutuantes sobre a tela. A tela ainda deve contar com um contorno plástico com revestimento bem fino de Silver Shadow, que reforça a sensação de luxo do interior. Isso deve trazer um efeito flutuante elegante porque a iluminação deve fazer com que essa borda passa a sensação de iluminação. O painel de vidro consegue suportar temperaturas de 650ºC, que garante nitidez e resistência para a tela.

A MBUX Hyperscreen ainda deve contar com recursos de memorização de funções, mas sem inteligência artificial. Ela ainda terá comando de voz com o Hey Mercedes. Dentro da MBUX Hyperscreen, a Mercedes oferece três telas touch screen. Há o quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas, central multimídia com os comandos de 17,7 polegadas e uma tela para o lado do passageiro, com tela de 12,3 polegadas.

Falando da versão 53 AMG, sendo ele o primeiro SUV elétrico da Mercedes-Benz a contar com uma versão verdadeiramente AMG, se inspira muito nas versões esportivas do EQE. Nele, o EQE SUV AMG se destaca por vir com faróis escurecidos, grade dianteira Black Panel com barras verticais cromadas e que traz o logotipo AMG no lado direito, novo para-choque dianteiro com entradas de ar maiores e uma entrada de ar inferior trapezoidal pintada em preto e com um friso cromado abaixo.

Visto de lateral, ele possui o logotipo AMG e novas rodas de liga leve de 20 ou até 22 polegadas. As rodas podem vir com pneus Michelin Pilot Sport EV MO1 de seção transversal 275. Por fim, os detalhes que eram cromados passam a ser em preto brilhante, como o contorno das janelas. Outras partes da carroceria recebem um acabamento em preto brilhante, como a capa dos retrovisores, saias laterais e o teto. Visto de traseira, as mudanças ficam por conta de um para-choque traseiro com acabamento em preto brilhante na parte inferior.



No interior, as novidades ficam por conta de elementos da AMG, com bancos esportivos em couro Artico com microfibra Microcut e costuras contrastantes em vermelho. Opcionalmente, o Artico pode ser substituído por Nappa. O mesmo acabamento ainda pode ser visto no painel, que traz ainda molduras decorativas específicas, volante AMG Performance com parte inferior reta e aletas de alumínio. O mesmo vale para os pedais esportivos da AMG, tapetes e soleiras das portas que são específicas. O interior ainda possui central multimídia MBUX Hyperscreen com novos grafismos mais esportivos. A tela ainda possui o sistema AMG Track Pace, que traz registros de tempo de volta.

Desenvolvido sobre a plataforma modular Modular Electric Architecture (MEA), o EQE SUV mede 4,863 metros de comprimento, 3,030 metros entre os eixos, 1,940 metro de largura e 1,686 metro de altura. Pesando 2.600kg, o EQE SUV ainda tem um porta-malas de 520 litros de capacidade, podendo ser ampliado para 1.675 litros de capacidade com os bancos traseiros rebatidos. Segundo a Mercedes, ele tem 0,25Cx de coeficiente aerodinâmico.

Na mecânica, ele será vendido com versões 350+, 350+ 4MATIC, 500 4MATIC, 43 AMG e 53 AMG. Todas as versões trazem sempre a mesma bateria de 90,6kWh. A versão de entrada é equipada com um motor elétrico de 292cv e torque de 57,6kgfm. De acordo com a Mercedes-Benz, o 350+ de tração traseira possui autonomia de 480km a 590km. O 350+ 4MATIC tem 292cv, mas com torque de 78,0kgfm, com autonomia que varia de 459km a 558km. Já o 500 4MATIC adiciona um motor de 408cv e 87,5kgfm, vindo com uma tração 4MATIC e oferece autonomia de 460km a 547km. Ele conta com modos de condução Dynamic Select Eco, Comfort, Sport e Individual. Com tração 4MATIC, ainda existe o modo Off-Road.

O EQE SUV 43 AMG vem com um motor de 476cv e 87,5kgfm. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 4,3 segundos e chega a velocidade máxima de 210km/h. Ele oferece uma autonomia de 431km a 488km. O EQE SUV 53 AMG possui um motor específico e desenvolvido pela AMG, com motor nos eixos dianteiro e traseiro. Eles trazem bobinamentos adaptados, outros pacotes de placas, correntes mais altas e inversores adaptados. Os motores são síncronos de excitação permanente (PSM). O 53 AMG possui 626cv e 96,9kgfm, tem que velocidade máxima de 220km/h.



Opcionalmente, essa versão traz o pacote AMG Dynamic Plus. Com isso, ele desbloqueia os modos de condução Race Start e Boost. Esses dois modos ampliam a potência para 687cv e 102,0kgfm. Com esse conjunto, ele cumpre o 0 a 100km/h em 3,5 segundos e máxima de 240km/h. A autonomia desta versão varia de 375km a 470km. O SUV AMG ainda terá suspensão pneumática AMG Ride Control+ com sistema de amortecimento adaptativo. O AMG ainda tem freios mais eficientes. Ele traz pinças de freio de seis pistões e discos de freios de 415 milímetros na dianteira e pinças de freio de pistão único na traseira, com disco de 378 milímetros.

Opcionalmente, os freios podem ser de carbonocerâmica, com servofreio eletromecânico iBooster. Para recarga da bateria, a Mercedes diz que o EQE SUV pode ser recarregado em estações de recarga rápida de até 170kW. Ele poderá recuperar 220km de autonomia em 15 minutos de recarga das baterias, tendo ainda uma bateria com garantia de 10 anos ou 250.000km.

O SUV ainda possui um sistema nas versões 4MATIC que, quando a bateria estiver com pouca carga, ele desacopla o motor elétrico da dianteira, economizando bateria. As rodas traseiras ainda possuem eixo traseiro direcionável possui com um ângulo de esterço de até 9,0º. O EQE SUV também vem com suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento contínuo ADS, este, opcional. Nesse caso, a suspensão pode elevar o veículo em até 3 centímetros, aumentando a altura em relação ao solo. Na traseira, a suspensão é multilink.



De série, ele será vendido com Dolby Atmos, sistema de filtragem de ar equipado com filtro HEPA, Intelligent Park Pilot, capaz de estacionar automaticamente, com câmera de marcha à ré, o Attention Assist, o assistente de frenagem ativo, detector ativo de mudança de faixa, e o indicador de velocidade limite. Há também o Eco Assist ajusta automaticamente à força de frenagem regenerativa de acordo com o tráfego ao redor e outros. As versões AMG ainda possuem AMG Active Ride Control, no 53 AMG.

Este possui programas de condução S e S, o SUV assume o nível mais baixo (-1,5 centímetro) já ao iniciar a marcha, em 0km/h. No programa de condução C acontece uma regulagem em função da velocidade, com diminuição da altura a partir de 120km/h e aumento a partir de 80km/h. Ele traz um atuador eletromecânico para acoplar e desacoplar as barras de rolagem. Em estradas acidentadas, as barras estabilizadoras são separadas, permitindo maior articulação das rodas. Há também um AMG Sound Experience, que muda os ruídos que ele emite, com sons artificiais e sons autênticos da AMG. Os sons variam de Balanced, Sport e Powerful.

O EQE SUV será produzido na unidade de Tuscaloosa, no estado do Alabama, nos Estados Unidos. A partir dali, ele será exportado para todo mundo. 





Fotos: Mercedes-Benz / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil