Skoda revela detalhes de projeto cancelado de picape feita entre 2012 e 2013, com base no Yeti

Skoda perdeu a oportunidade de ter desenvolvido uma picape a partir de um SUV e ter inaugurado um segmento inédito com a Yeti Pickup



A Skoda poderia ter sido a primeira marca a ter apresentado uma picape com base em um utilitário esportivo com a Yeti Pickup. Desenvolvida como um protótipo, na época em que o Yeti foi lançado, a picape nunca ganhou as ruas e agora teve as primeiras imagens reveladas. Vendido entre 2009 a 2017, o Yeti foi o primeiro SUV a ser lançado pela Skoda, ainda quando o mercado nem estava tão receptivo aos SUVs, mas já demonstrava interesses.

A Yeti Pickup foi um projeto desenvolvido entre os anos de 2012 a 2013, como um modelo que estaria em estudos. A dianteira seria basicamente a mesma do Yeti, mas com apenas duas portas, ou seja, seria o mesmo SUV até a coluna B. Toda a traseira, tanto em termos de design como também o eixo da suspensão vieram da Volkswagen Caddy. O modelo teria duas portas numa composição de cabine simples, com uma caçamba que poderia ser maior que as picapes compactas que tínhamos no Brasil, por exemplo.

A picape foi concebida com uma relação entre os eixos de 3,006 metros de comprimento e vindo com uma caçamba que media 1,936 metros de comprimento, 1,170 metro de largura e 62,5 centímetros de altura. O protótipo foi criado com um motor 2.0 TDI Turbo Diesel que desenvolvia 170cv e com tração 4x4. Monobloco, a picape poderia ter antecipado uma tendência de picapes criadas a partir de SUVs, como aconteceu com Renault Oroch e Fiat Toro, em 2015 e 2016, respectivamente.

Em oito anos de mercado, o Yeti vendeu mais de 630 mil unidades no período. Com a picape, certamente a marca teria alcançado um mercado muito maior, principalmente naqueles que buscam picapes de porte que não sejam muito grandes, como é, exatamente, o mercado europeu. Em meados de 2018, o Yeti foi sucedido pelo Karoq, um outro SUV de porte médio que nunca teve um protótipo de uma picape... pelo menos, o que sabemos até o momento.




Fotos: Skoda / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok