Ford Ranger Lightning, 100% elétrica, será produzida nos EUA em meados de 2029

Ford Ranger Lightning, a versão puramente elétrica da picape, deve aparecer em meados de 2029, de acordo com informações de relatórios da Ford que foram vazados



A Ford já tem uma data para apresentar a versão puramente elétrica da Ranger ao mundo. Informações vazadas de um relatório da marca informaram que a picape deve aparece ainda nesta década, mesmo que no fim dela. Especulada desde a apresentação da nova geração, em 2021, a versão puramente elétrica Lightning será lançada em agosto de 2029, de acordo com um relatório da Ford que foi vazado, com datas de alguns lançamentos.

Esse é o mesmo ano do lançamento de um Bronco Lightning (veja aqui). As informações foram obtidas pelo AutoForecast Solutions, onde o site Ford Authority diz que ela será produzida na fábrica BlueOval City, no estado do Tennessee, nos Estados Unidos. A produção será compartilhada com outros modelos elétricos, como a F-150 Lightning e o citado Bronco Lightning. A versão elétrica da Ranger vai conviver com modelos a combustão, muito provavelmente os modelos híbridos, que surge em meados do meio desta década.

Recentemente, surgiu informações de que a Ranger Lightning foi confirmada por John Lawler, Diretor Financeiro Global da Ford, durante o Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos. A picape elétrica foi confirmada para ser produzida primeiro na Tailândia, onde ela pode ser enviada para outros mercados. “A Tailândia será um centro para a fabricação de veículos com emissão zero”, disse Lawler ao site australiano Drive.

Isso abre uma brecha que a data de agosto de 2029 seja o início da produção da picape para atender os mercados norte-americanos. “À medida que essas mudanças (a mudança para carros elétricos) ocorrerem em todo o mundo, faremos parte disso. Você verá isso vindo da Ford. A Ranger é uma grande oportunidade para nós e é a pedra angular para nós (nos mercados internacionais fora da América do Norte). É incrivelmente importante para nós. Estamos entusiasmados com os recursos.”, disse o executivo em entrevista.

Antes disso, a picape ganhará uma versão puramente híbrida, possivelmente plug-in (PHEV). Desenvolvido sobre a base TE1, a atual geração da Ranger já nasceu com a possibilidade de se tornar facilmente eletrificada. De acordo com rumores, esse motor eletrificado pode ser um sistema parecido com o que já é visto pelos SUVs da Ford, como Escape e Explorer. Uma das opções é o 2.3 EcoBoost junto aos motores elétricos, a picape seria capaz de desenvolver 367cv de potência com torque na casa dos 69,3kgfm.



Fotos: Ford / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Lynk & Co revela um novo teaser do Zero, que será o primeiro veículo 100% BEV da marca

GWM vai produzir primeiro o Haval H6 na fábrica de Iracemápolis (SP) por alguns motivos

Jeep Compass ganha nova geração em algum momento do pós-2025, com base STLA Medium

Stellantis investe em Rennes, inaugura fábrica de baterias e fecha parceria com a Vulcan

BYD lança a linha 2025 do Song Plus no Brasil com bateria maior e estreia por R$ 239.800

Maserati usará motores FPT Industrial para o GranTurismo Folgore, que desenvolve 761cv

GM confirma que carros compactos elétricos e lucrativos vão demorar um pouco mais

XPeng confirma mais um teaser da sua nova marca Mona e do sedã de estreia, o M03

Ford registra imagens de patente de plataforma modular nova para SUVs e picapes elétricos