NanoFlowcell revela detalhes do seu desenvolvimento com o Quantino 25 Concept

NanoFlowcell continua desenvolvendo o Quantino, um roadster movido com tecnologia bi-ION e que pode ser produzido nos EUA para aproveitar benefícios fiscais



Foram pouco mais de quatro anos sem nenhuma informação sobre a NanoFlowcell. A marca, que diz continuar testes com o Quantino, revelou intenções de produção dos seus carros. Junto a essa informação, apresenta o Quantino 25 Concept, que parece ser uma versão mais próxima da linha de produção. Suíça, a empresa apresentou seus avanços com o novo modelo conceitual, que ainda usa a tecnologia Bi-ION, que se tornou uma das marcas da empresa.

Fundada em 1995, a NanoFlowcell comemorou seu aniversário de 25 anos bem atrasada com o Quantino 25 Concept. O que deveria ter sido apresentado em 2020, foi revelado só agora (quando ela está mais próxima dos 30 que dos 25). O pequeno esportivo 2+2 lugares enfim revelou seu interior, que traz um design de linhas bem futuristas. O painel parece mesclar acabamento plástico reciclado e materiais que imitam couro, tendo um painel que varia de um preto com um marrom.

O esportivo apresenta um quadro de instrumentos com tela digital, enquanto o volante é um estilo manche, mas com linhas bem ousadas, com a parte superior do aro vazada, tendo um acabamento marrom no aro, além de detalhes em preto brilhante e prateado. O painel ainda possui o logotipo Twentyfive na frente do passageiro. Ao centro, ele ainda possui uma central multimídia que é quase toda voltada para o motorista, além de vir com alguns controles físicos, como o sistema de ar-condicionado.

Ele ainda possui frisos espalhados pelo interior que parece um acabamento cromado ou até mesmo de aço escovado. Os bancos tem um desenho bem esportivo, com cinto de segurança em azul. Por fora, ele mantém o mesmo design que já conhecemos de outros verões. Mecanicamente, o conceito ainda possui um motor de tecnologia até o momento não usada por nenhum outro carro. Trata-se da tecnologia chamada de Bi-ION, que usa um sistema elétrico baseado em sais de íons que formam um eletrólito líquido.



O Bi-ION ainda se tornou mais conhecido como alternativa ao hidrogênio, sendo armazenado em dois tanques de 125 litros, que são bombeados através de dutos até outro tanque, onde se produz uma reação química e que, a partir da reação, fornece energia ao carro. Essa energia é proveniente de uma membrana seletiva de íons, como se fosse uma separação. Desenvolvido a partir de uma plataforma de 48V, ele possui quatro motores elétrico, um para cada roda. O Quantino de produção terá quatro de 80cv, 320cv no total. Na configuração antiga seria capaz de chegar aos 250km/h.

Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em menos de 3 segundos. A vantagem está no uso de baixa tensão (48V) o que torna sua eletrônica mais barata. A NanoFlowcell confirma que o esportivo tem uma autonomia de 2.000km. Na prática, perfeito. Mas e a produção. De acordo com a suíça, a NanoFlowcell quer se aproveitar da implementação da Lei de Redução da Inflação do governo do Presidente dos EUA, Joe Biden. Os “planos de projeto para a produção em série dos modelos QUANT E, bem como a construção de uma instalação de produção bi-ION em larga escala, fornecendo energia renovável transportável para alimentar aplicações NanoFlowcell.”, disse o CEO da empresa e CTO, Nunzio La Vecchia.

“Com a Lei de Redução da Inflação, os EUA fizeram o maior investimento em energia limpa da história dos EUA, e as potenciais implicações para a energia renovável são de longo alcance. Não buscaremos investimentos do governo para a NanoFlowcell USA para expandir nossas instalações de fabricação e infraestrutura nos Estados Unidos; quando apropriado, entraremos em parcerias estratégicas para construir e expandir a fabricação e a infraestrutura e para integrar as tecnologias NanoFlowcell em todos os setores da economia.”, adicionou La Vecchia.






Fotos: NanoFlowcell / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil