Alpine estaria cotando usar a plataforma da Lotus em seus dois novos SUVs elétricos

Alpine pode acabar usando a plataforma da Lotus para o desenvolvimento dos seus utilitários esportivos elétricos, que devem ser apresentados até meados de 2028



A Alpine trabalha em seu primeiro utilitário esportivo elétrico, que será apresentado dentro de alguns anos. O mesmo deve acontecer com seus dois novos SUVs, previstos para meados de 2027 e 2028, que serão desenvolvidos para concorrer com Macan e Cayenne. Os novos modelos podem acabar se beneficiando da parceria da Alpine com a Lotus, usando a mesma plataforma modular do Eletre para o novo modelo. A informação foi confirmada por Laurent Rossi, CEO da marca.

De acordo com o executivo, os novos modelos estarão “no segmento de Porsche Macan e Cayenne, mais ou menos”, com a Alpine fazendo uma parceria “mais natural”. Os dois modelos serão lançados serão desenvolvidos a partir da plataforma modular do Eletre, que é mais leve. Outra opção será oferecer uma plataforma modular vindo da Nissan, para segmentos D e E. “A dificuldade é que Alpine é um animal diferente. Estamos criando uma categoria ligeiramente diferente em termos de desempenho esperado para os clientes”, acrescentou Rossi.

A marca ainda planeja criar um carro com “ramo de estilo de vida. Serão carros de duas toneladas e cinco metros de comprimento. Você não vai fazer um carro esportivo, a menos que seja a Ferrari. O manuseio é um pouco mais fácil com a eletrificação porque você pode ter um torque diferenciado em cada roda”, disse ele ao Autocar. Recentemente, Alpine e Lotus já firmaram parceria para o desenvolvimento de novos modelos esportivos. E a Lotus agora pertence ao Geely Group. Aliás, os franceses estão se aproximando bastante da Geely, seja para compartilhamento de fábricas, de projetos e quem sabe até mesmo de plataformas.

E a parceria com a Lotus se torna importante porque ambas as marcas tem interesses semelhantes. “Serão carros de duas toneladas e cinco metros de comprimento. Você não vai fazer um carro esportivo, a menos que seja a Ferrari. O manuseio é um pouco mais fácil com a eletrificação porque você pode ter um torque diferenciado em cada roda”, disse ele.

O primeiro SUV da marca estreia no segmento C.; os dois novos entram nos segmentos D e E. A Alpine ainda estaria de olho na expansão de mercados e chegar na América, mais especificamente nos Estados Unidos. A estimativa da marca é chegar a uma marca de 150.000 unidades ao ano, principalmente com a chegada a outros mercados, que vão aumentar as vendas de acordo com a expansão.



Fotos: Alpine / divulgação | Lotus / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Nissan revela primeiro teaser de nova geração do Terrano na Índia, primo do Dacia Duster

BMW confirma que novos carros com base Neue Klasse terão nova filosofia de design

Nissan revela as primeiras imagens teaser da quarta geração da Elgrand para o Japão

Kia revela primeiro teaser da chegada da Carens Clavis na Índia, em versão reestilizada

Nissan revela primeiro teaser da Frontier reestilizada, específica para a América Latina

Santana, marca espanhola extinta em 2011, revela teaser de retorno com picape média