Ineos trabalha em três novos modelos, incluindo elétricos, até o final desta década

Além de Grenadier, Ineos trabalha com o lançamento de três novos modelos até o final desta década, todos sendo puramente elétricos; primeiro surge em 2026



A Ineos ainda é uma marca novata no mundo do desenvolvimento de automóveis. A empresa nasceu a partir do fim de linha do clássico Land Rover Defender, quando a empresa queria adquirir o projeto e continuar produzindo o jipe inglês, com uma negativa da Land Rover. A partir daí, criou o Grenadier por conta própria e agora tem um plano estratégico que prevê o lançamento de três novos modelos juntos ao primogênito.

Os novos produtos serão desenvolvidos em parceria com a Magna Steyr, que atualmente produz o Grenadier e que também ajudou a criar o Grenadier. O Diretor de Operações da Ineos, Hans Pessler, disse ao Autocar sobre o desenvolvimento dos novos modelos. "Tendo trabalhado juntos na engenharia de nosso primeiro produto crucial, vimos em primeira mão o valor de aplicar a agilidade, conhecimento e experiência da Magna a um programa completo de desenvolvimento de veículos.”, destaca Pessler.

"Aprofundar nossa colaboração é um próximo passo natural, pois usamos o Grenadier como um trampolim para nosso crescimento contínuo como uma marca automotiva global com nossa segunda linha de modelos. Mais uma vez, trabalharemos com os melhores parceiros para lançar outro produto de classe mundial aos nossos clientes em 2026.”, adiciona. Rumores indicam que um modelo menor e elétrico poderia ser vendido como Grenadier Sport, seguindo a mesma lógica que a Land Rover, mas isso trata-se apenas de rumores até o momento.

“É um negócio. Respeito o que enfrentamos, mas sinto que podemos nos estabelecer em uma parte do mercado que não é atendida atualmente. Há uma lacuna em termos de capacidade off-road e acho que podemos construir uma marca muito lucrativa em torno dessa posição única. Os riscos são altos, mas as recompensas também. Não sou alguém que se assusta com um desafio.”, destacou o CEO da Ineos, Sir Jim Ratcliffe. Neste ano, a empresa confirma que pretende vender cerca de 25.000 unidades do jipe, ao chegar em novos mercados.

Sobre os novos modelos, pelo menos um elétrico parece estar bem avançado em seu projeto. O design do carro já estaria praticamente definido, mas ainda estaria congelado por conta do desenvolvimento de uma plataforma que seja capaz para elétricos. Menor que o Grenadier, estima-se que ele possa ter cerca de 4,30 a 4,40 metros de comprimento. Essa plataforma, que vem atrasando o projeto da marca, está em desenvolvimento pela Ineos e será criada especificamente para modelos elétricos, com uma capacidade de oferecer minimamente uma autonomia de 400km, segundo Ratcliffe.

“Será menor que o Grenadier e terá seu próprio caráter, mas ainda parecerá um irmão mais novo – a semelhança familiar estará lá. Vimos o último modelo de argila no mês passado, e Toby [Ecuyer, que projetou Grenadier] está basicamente lá. Por ser elétrico, inevitavelmente terá um pouco de perda de peso, mas minha expectativa é que ainda tenha o alcance e a capacidade do Grenadier. Não vamos transigir. Pensamos em nos associar a outro fabricante e compartilhar tecnologia, mas se quisermos ser honestos sobre entrar neste nicho off-road e garantindo que todos os nossos veículos tenham o nível de capacidade que acreditamos torná-los autênticos, então temos que seguir nosso próprio caminho.”, disse o executivo.

O desenvolvimento dessa nova plataforma ainda foi confirmado que será modular, tendo um potencial grande para ser bem escalável e suportar condições off-road. Detalhes técnicos dessa nova plataforma devem surgir até o final de 2023, com a retomada dos projetos a partir de 2024. Além desse novo modelo elétrico que terá cerca de 4,30 metros de comprimento, é cotado que a marca tenha um modelo acima do Grenadier. O quarto produto pode ser um modelo ainda menor, com cerca de 4,10 metros de comprimento, concorrente do Jeep Avenger.

Todo esse ano de 2023 será voltado para a engenharia da marca trabalhar com essa nova plataforma. “É fácil trazer o conhecimento, mas é na cultura que mais preciso me concentrar. Temos muito a fazer, mas é crucial não crescermos rápido demais.”, adicionou Ratcliffe. 



Fotos: Ineos / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado