Porsche lança o Vision 357 Concept, que estreia em comemoração ao aniversário de 75 anos

Porsche presta homenagem ao 356 com um Vision 357 Concept, que estreia como uma prévia sobre como seria a nova geração do primeiro carro da marca



A Porsche apresentou oficialmente um conceito que antecipa como poderia ter sido uma nova geração do 356, primeiro carro desenvolvido pela marca alemã. Com isso, nasceu o Vision 357 Concept, uma homenagem também ao clássico. Parte comemorativa dos 75 anos da Porsche, o conceito é apenas um estudo de design sem nenhuma intenção de virar um modelo de produção. O intuito aqui é comemorar o aniversário da marca e reviver seu passado. A novidade foi desenvolvida pelo Style Porsche Team.

“Criamos um presente de aniversário muito especial na forma do Porsche Vision 357, que usa o 356 como base para enfatizar a importância do nosso DNA de design. O estudo de design é uma tentativa de combinar passado, presente e futuro com coerência, apresentando proporções que lembram seu arquétipo histórico e detalhes que visualizam as perspectivas para o futuro.”, disse Michael Mauer, Vice-Presidente de Estilo da Porsche. O modelo foi desenvolvido a partir de um 718 Cayman GT4 RS de 500cv.

Fazendo parte da exposição “75 anos dos carros esportivos da Porsche” no Fórum DRIVE do Grupo Volkswagen em Berlim, na Alemanha, o conceito será apresentado em uma série de eventos ao longo deste ano, como se fosse um totem comemorativo de aniversário. “Pensar alto no futuro é uma das principais missões da Style Porsche. Os estudos de design são o conjunto de ideias que alimentam o design de amanhã. Estamos perpetuamente na jornada conceitual para o futuro da mobilidade. Repetidas vezes, a história da marca serve como fonte de inspiração. Rever nossa tradição com um futuro carro-conceito não é tão paradoxal quanto pode parecer. A liberdade criativa também é importante: é aqui que ideias valiosas podem surgir sem restrições, aquelas que nos ajudam a imaginar nossa filosofia de design consistente em novas direções inovadoras”, diz Michael Mauer.

Nascendo como uma interpretação moderna do 356, o Vision 357 Concept nada mais é uma prévia de como seria uma nova geração do clássico, com base no 356, claro. Visualmente, ele se destaca por trazer linhas que se inspiram bastante no 356. A dianteira recebe linhas bem arredondadas, com uma entrada de ar inferior com estilo trapezoidal e com um splitter em preto brilhante, que traz hastes rosqueadas que são manualmente operadas. Os faróis são circulares, mas se mistura com a carroceria. Ele ainda tem uma dianteira bem em cunha.



De perfil, o modelo ainda possui rodas de estilo aerodinâmico e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R. Ele traz rodas de 20 polegadas feitas de magnésio e estão equipadas com calotas de fibra de carbono aerodinamicamente vantajosas e de travas centrais. Fora as rodas, a carroceria tenta remeter ao 356. Isso fica claro com o desenho dos vidros, ao mesmo tempo que ele dá toques de modernidade com os retrovisores substituídos por câmeras. Outro ponto é que a coluna A do cupê é pintada em preto e faz o para-brisa e os vidros laterais parecer ser um peça só.

Na traseira, o cupê tem um caimento suave do teto e um vidro traseiro. A partir dele, nasce uma série de frisos verticais, que imitam uma grade de ar traseira, além das lanternas em dois andares, que ainda são cortadas ao meio. O para-choque traseiro ainda terá um difusor de ar com espaço para a placa e duas saídas de escape. Desde as laterais, o Vision 357 Concept ainda possui uma parte inferior vazada que melhora o fluxo de ar. A Porsche ainda confirma que as maçanetas são ocultos nas janelas laterais e as luzes traseiras, que ficam atrás de uma série padronizada de pontos na própria carroceria.

Outro ponto inspirado no 356 original é o brake-light integrado com a grade dianteira, dos filetes verticais. Por fim, a carroceria do conceito traz dois tons com Ice Grey Metallic e Grivola Grey Metallic nas regiões inferiores da carroceria remete aos tons de cinza que já eram populares na década de 1950. Ele ainda traz adesivos alusivos ao aniversário da marca, com um “75” adorna as portas e a frente do estudo de design como um número inicial. Desenvolvido a base de materiais sustentáveis, ele tem linho e fibras da agricultura. 

Há uma série de elementos que lembram também os macetes do 356. De perfil, ele traz entradas de ar posicionadas bem atrás das janelas do lado do motorista e do passageiro, com adesivos “Air” em estilo cômico. Há também adesivos eFuel na tampa do tanque na asa traseira no lado direito. Ele vem com um motor 4.0 de seis cilindros de 500cv e 45,8kgfm, com até 9.000rpm. Ele possui apenas o câmbio automatizado PDK de dupla embreagem de 7 marchas. O motor central de alta velocidade seria projetado para operação com combustíveis eletrônicos.






Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Toyota dá a entender que o Celica pode ressurgir como cupê esportivo criado pela GR