Renault vai voltar a produzir no México em uma fábrica da Nissan, dentro de alguns anos

Depois de um hiato de 20 anos, a Renault voltará a produzir um automóvel em solo mexicano, em fábrica da Nissan, possivelmente na unidade de Aguascalientes



Depois de 20 anos fora das linhas de produção no México, a Renault retornará a produzir automóveis por lá, junto com a Nissan. O misterioso modelo deve ser feito na unidade de Aguascalientes e pode ser um modelo compacto ou médio. Desde sua saída do mercado mexicano como uma fabricante, na década de 1990, a Renault atuou como importadora. Atualmente, o lineup da marca é composto por Kwid, Sandero, Logan, Duster, Oroch, Captur, Koleos, Kangoo e Kangoo E-Tech.

Como é possível observar, praticamente toda a linha da Renault vem do Brasil, com exceção das duas gerações de Kangoos (argentina e europeia) e o Koleos. A confirmação da produção de um novo modelo no México foi confirmada pela própria Renault, em seu plano estratégico divulgado com a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. “No México, a Nissan vai produzir um novo modelo para o Renault Group. Um veículo Renault seria produzido no México pela primeira vez em 20 anos”, disse a marca francesa.

A reinvestida no México é um sinal de que o país ajudará no equilíbrio do mercado regional, podendo exportar o novo modelo para novos mercados próximos. “Estamos procurando uma maneira de usar o México para equilibrar a América Latina, para que você possa jogar em três ou quatro países”, disse o CEO da Renault, Luca de Meo, em entrevista ao Automotive Business. Ao mesmo tempo, a Renault descartou toda a possibilidade de chegar aos Estados Unidos, atuando apenas nos mercados da América Latina.

“Na verdade, não está nos planos imaginar, digamos, o México como uma plataforma para irmos aos Estados Unidos. É isso que a Nissan faz.”, destacou de Meo. Quem pode acabar chegando aos Estados Unidos é a Alpine, que pode chegar lá entre 2027 ou 2028. Com os novos produtos, a marca estima ter vendas de 150.000 até meados de 2030 e a chegada em novos mercados vão responder por cerca de metade desse volume de vendas – isso dá indícios de que a marca chegará a vários outros mercados, visto que hoje tem um foco maior na Europa.



Fotos: Renault / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit