Sedã esportivo e BEV da Lotus será batizado de Envya e estreia deve ocorrer ainda neste ano

Depois do Eletre, a Lotus confirma que próximo lançamento será o sedã Envya que nasce a partir do ‘Type 133’; estreia deve ocorrer neste ano de 2023



A Lotus prepara um novo modelo puramente elétrico, que será lançado neste ano no exterior. Conhecido até então com ‘Type 133’, nome do projeto, o sedã será batizado de Envya. Ele já roda com carroceria definitiva em testes, como mostram as imagens do Piston Heads, em testes na Escandinávia, perto do Círculo Polar Ártico. Já com carroceria definitiva, o Envya será mais um desenvolvido a partir da plataforma Electric Premium Architecture (EPA), diretamente ligada na plataforma SEA, porém voltada para ser uma bateria para marcas mais premium.

O sedã possui uma dianteira muito próxima com o que vimos no Eletre, com faróis afilados e divididos em dois andares, sendo uma parte superior mais fina e com luzes diurnas (DRL) em LED e os faróis principais posicionados mais abaixo, em um acabamento estilo bumerangue. Os faróis principais ainda vão se conectar por meio de uma faixa em preto brilhante e mais abaixo ele terá o mesmo esquema de entradas de ar do SUV, que podem se fechar. De perfil, se percebe que ele terá um estilo sedã cupê.

A linha de cintura será ascendente, as maçanetas são retráteis e os retrovisores são substituídos por câmeras. Ele ainda possui rodas esportivas. De traseira, se percebe que o Envya tem lanternas horizontais e um terceiro volume bem compacto, por conta do caimento do teto ser bem suave. As lanternas são contar com um acabamento em plástico preto. Abaixo, ele possui o espaço para a placa, enquanto a parte inferior possui um desenho mais esportivo, com difusor de ar e um acabamento em preto brilhante.

O interior deve ser basicamente o mesmo do Eletre, ou seja, espera-se por um volante de desenho com quatro raios. O painel ainda possui uma faixa em LED que percorre todo o painel e há duas pequenas telas, uma à frente do volante e outra na frente do passageiro. Elas são minimizadas pela central multimídia. Todos os comandos podem ser controlados digitalmente, tendo uma central multimídia com tela OLED de 15,1 polegadas que dá acesso a uma série de funções do carro.

Há ainda um Head-Up Display com tecnologia de realidade aumentada, instrumentação digital minimalista. De série, ele deve ser equipado com radar LiDAR. A mecânica deve ser compartilhada com o utilitário esportivo. No Eletre, o primeiro motor entrega 611cv de potência com torque de 72,4kgfm, que acelera de 0 a 100km/h em 4,5 segundos e chega a velocidade máxima de 258km/h, limitado eletronicamente. Tudo isso ainda vindo com uma bateria de 112kWh que oferece 600km de autonomia.

Já o Envya R deve trazer motor 918cv de potência com 100,4kgfm de torque, que acelera de 0 a 100km/h em 2,95 segundos e chega a velocidade máxima de 265km/h. Ele vem com a mesma bateria de 112kWh, mas oferece uma autonomia de 490km. Ele terá uma arquitetura elétrica de 800V, que permite que ele possa ser recarregado em estações de recarga de 350kW, que recupera 400km de autonomia em apenas 20 minutos.



Fotos: Piston Heads / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027