Lamborghini apresenta o Autentica, a versão roadster do Invencible, e com motor 6.5 V12

Lamborghini confirma a estreia do Autentica, a versão Roadster do Invencible, que estreia como um roadster spin-off que faz os esportivos sem teto darem adeus ao V12



A Lamborghini apresentou oficialmente um spin-off chamado de Autentica. O novo modelo estreia com a missão de ajudar a marca italiana a se despedir do motor V12. A diferença é que a carroceria do Invencible e do Autentica é basicamente toda feita em fibra de carbono e traz um interior parecido com o do Aventador, mas personalizado. Criados pela Lamborghini Centro Stile, a dupla Invencible (cupê) e Autentica (roadster) também tem uma certa inspiração em esportivos como Sesto Elemento, Reventon e Veneno.

Visualmente falando, o Autentica conta com faróis verticais, sendo a parte superior com um projetor circular e uma parte inferior com luzes diurnas (DRL) em LED em seis pontos de iluminação, igualmente verticais. O esportivo ainda possui um acabamento em plástico preto para os faróis, com um acabamento que parece um estilo bumerangue. O cupê ainda possui uma nova dianteira com um novo para-choque dianteiro com uma grade retangular e com duas entradas de ar nas extremidades. A grade principal possui uma barra horizontal e a parte inferior tem um splitter.

O capô também possui um desenho diferente, com um friso central e dois outros frisos nas extremidades, com um acabamento em plástico preto com saídas de ar. A coluna A denuncia muito que estamos diante de um projeto criado a partir do Aventador Roadster, mas com linhas próprias. Ele se destaca por trazer entradas de ar laterais gigantescas, enquanto as portas tem um novo desenho (com abertura estilo tesoura), com maçanetas convencionais. Da entrada de ar no para-lama traseira, o cupê possui um prolongamento em plástico preto na parte inferior das portas.

Há ainda saias laterais com um acabamento em plástico preto e novas rodas de liga leve, de trava central e com carenagens de fibra de carbono, que parecem uma teia de aranha. Ainda de perfil, a principal diferença para o Invencible fica por conta da falta de teto rígido e com duas estruturas em cúpula atrás dos encostos de cabeça. De traseira, o esportivo também tem uma certa originalidade nas linhas, com lanternas que lembram um desenho do Countach, mas que, neste caso, elas formam um triângulo, mas mantém um estilo hexágono triplo. Enquanto as lentes tem formato triângulo, elas estão em um acabamento em plástico preto, enquanto o desenho da traseira parece formar um ‘X’.



Os dois acabamentos plásticos das lanternas se conectam por meio de uma faixa. Acima dele, ele possui um acabamento em fibra de carbono que traz brake-light e o nome da marca, em vermelho. Esse acabamento em fibra de carbono ainda vai até toda a janela traseira, que possui pequenos furos de ventilação de respiro para o motor. Abaixo da faixa que liga as lanternas existem saídas de ar com desenho parecido com colmeia, além do espaço para a placa. Mais abaixo, o esportivo possui tripla saída de escape retangular, com pequenas grades de saídas de ar no contorno.

Por fim, as extremidades do para-choque traseiro ainda possuem uma abertura que auxilia o fluxo de ar, com duas barras horizontais e com fendas verticais que ajudam no fluxo de ar, enquanto deixam os pneus expostos. Acima, possui refletores e luzes de ré dessa saída de ar. A última novidade da traseira ainda traz um aerofólio traseiro por meio de aletas verticais duplas. Por dentro, o esportivo possui saídas de ar-condicionado impressas em 3D, um quadro de instrumentos digital e um painel com bastante fibra de carbono. De acordo com a Lamborghini, ele possui um interior com detalhes em Grigio Titans com Matt Black e detalhes contrastantes em Giallo Auge nos componentes aerodinâmicos no exterior.

Construídos a partir de uma estrutura em chassi monocoque, o esportivo italiano traz elementos em fibra de carbono na parte inferior. Na mecânica, ele traz base no LP780-4, equipado com um motor 6.5 V12 capaz de desenvolver 780cv de potência com torque de 73,4kgfm e a um câmbio automático de dupla embreagem de 7 marchas. A tração é a integral nas quatro rodas, com as rodas traseiro com esterçamento. Ele ainda é equipado com sistema Lamborghini Dynamic Steering, que permite a direção nas quatro rodas. Ele acelera de 0 a 100km/h em 2,8 segundos e com uma velocidade máxima de 355km/h.






Fotos: Lamborghini / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado