Toyota pode desenvolver um substituto do MR2 com motor 1.0 Turbo, com Daihatsu e Suzuki

Toyota confirmou que desenvolveria novos produtos pela linha Gazoo Racing e rumores sobre uma novo MR2 retornam, como um modelo compacto e híbrido



A Toyota pode estar trabalhando em um novo modelo esportivo, depois de confirmar que a linha Gazoo Racing apostaria em novos modelos. Agora, surgiram informações de que a marca japonesa poderia estar de olho no retorno de um clássico, o MR2. Depois do Supra, que retornou em 2018, a marca pode apostar na volta do MR2, que saiu de linha em 2007. Esse novo modelo pode acabar sendo criado a partir de uma plataforma TNGA e não será feito sozinho.

A Toyota pode estar fazendo com que o projeto desse esportivo seja criado com a Daihatsu e com a Suzuki, onde cada uma das empresas teria um design diferente, algo como aconteceu com Toyota Supra e BMW Z4. Outra informação é que esse novo esportivo pode vir com um motor... 1.0 12v Turbo. Conhecido como K10C, esse motor é o mesmo que equipa o Suzuki Swift e poderia estar dentro do esportivo das marcas. Esse novo modelo pode antecipar uma nova geração do Copen, único modelo que ainda está em linha.

Tanto a Suzuki como a Toyota não tem mais esportivos compactos desse porte. Estima-se que esses novos modelos teriam cerca de 4,20 metros de comprimento, 2,550 metros entre os eixos, 1,720 metro de largura e 1,220 metro de altura. Com um peso inferior de 1.000kg, os novos esportivos trariam o motor 1.0 12v Turbo de 120cv e 20,0kgfm. A transmissão poderia vir com câmbio manual de 6 marchas ou automático de mesma quantidade de marchas, segundo informações do BestCar.

Com esse conjunto mecânico, a Toyota ainda poderia trabalhar para que eles fossem híbrido-leve de 48V (MHEV). Desenvolvido para ser leve, o esportivo pode acabar compartilhar peças com outros carros compactos da Toyota, como a suspensão dianteira do Yaris europeu e outros componentes que poderiam ser os mesmos que conhecemos de outros modelos, a fim de reduzir os custos de desenvolvimento. Em meados de 2021, a Toyota apresentou uma imagem de um cupê compacto.

Na época, o carro não recebeu um batismo como alguns conceitos, mas deu uma boa prévia de como seria o modelo. E parecia ser até menor que 4 metros de comprimento. Se assim for, aliado com um peso baixo, o esportivo poderia arrancar alguns suspiros, especialmente com câmbio manual. Recentemente, o Engenheiro-Chefe do Toyota GR86, Yasunori Suezawa, disse que “temos uma [marca] GR Sport que iremos [ampliar] com modelos como o Corolla, Yaris Cross e C-HR”, disse ao Drive.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Stellantis confirma o fim de linha de motores 1.0 e 1.4 Fire Evo e o 2.0 MultiJet Turbo Diesel

Stellantis investe no projeto Hell's Kitchen da Controlled Thermal Resources Holdings

Fábrica da Tesla no México tinha conseguido autorizações para construção, mas...

Roewe revela as primeiras imagens teaser de um novo sedã, o M7, com motor DMH

GMW revela mais alguns teaser do Tank 300 nas redes e mais detalhes sobre o SUV surgem

Mercedes-Benz lança o novo EQA no Brasil, que estreia com melhorias e por R$ 399.900