Baojun apresenta o Yep, um jipe subcompacto e elétrico, que estreia com motor de 68cv

Baojun apresenta oficialmente o Yep na China, um jipe com porte de Suzuki Jimny, que estreia como um modelo puramente elétrico e que desenvolve até 68cv



A Baojun apresentou oficialmente seu novo modelo elétrico (BEV) na China. Trata-se do Yep, que estreia como um jipe de porte subcompacto que vai concorrer diretamente com o Suzuki Jimny, único rival mais próximo ao novo modelo da Baojun. Aliás, ele consegue ser menor que o Suzuki. Sendo uma das novidades da marca chinesa no Salão do Automóvel de Xangai, na China, o Yep estreia com uma única opção de motor BEV, mas com uma versão AWD em criação.

Visualmente, o Baojun Yep é muito carismático. Ele se destaca por trazer uma dianteira com faróis quadrados e com quatro barras horizontais de luzes diurnas (DRL) em LED e um projetor em LED central. Conectando os dois faróis está uma barra em preto brilhante, fechada, que sustenta o logotipo da marca, ao centro. Essa grade dianteira se abre para acima e esconde o bocal de recarga da bateria. O Yep ainda possui um para-choque que traz um pouco de robustez às suas linhas, com um acabamento em plástico preto na parte inferior.

O para-choque tem o espaço para a placa e um protetor com acabamento cinza que está presente em boa parte da peça, oferecendo um bom ângulo de ataque com uma parte inferior mais abaulada. O capô tem linhas retas e altas, com poucos frisos. O capô ainda possui uma pequena elevação central e dois frisos que definem essa área mais elevada, enquanto as laterais mostram como ele é compacto. As linhas mostram toda uma parte inferior da carroceria em plástico preto.



Ele ainda tem para-lamas dianteiros e traseiros com caixas de rodas bem definidas, com uma porta bem grande, que traz maçanetas convencionais e retrovisores com detalhes em preto brilhante e na cor da carroceria. O mesmo ainda possui uma boa área envidraçada, sendo que os vidros laterais se conectam com o para-brisa dianteiro por meio de um acabamento em preto brilhante na coluna A. Como se costume no segmento, ele possui uma coluna A quase reta, enquanto ele possui uma janela lateral traseira mais compacta.

Por fim, o Yep possui um rack de teto funcional e rodas de liga leve de 15 polegadas, com quatro raios e acabamento diamantado. Os pneus são 195/60 R15, pneus que são bem urbanos. Opcionalmente, ele pode vir com pneus off-road 205/70 R15. De traseira, o Yep possui um desenho mais reto, com um vidro traseiro bem reto que possui o brake-light na parte inferior do vidro, enquanto as lanternas são verticais e com iluminação em LED.

As lanternas se conectam por meio de dois frisos em preto brilhante, sendo um na parte superior e outro na parte inferior. No lado esquerdo da tampa, ele possui uma maçaneta vertical da tampa do porta-malas, que abre para o lado direito – ao estilo EcoSport, mas com abertura ao contrário. Ao lado da maçaneta, ele possui um pequeno ressalto, que pode ser substituído por uma tela de 30,0 centímetros de largura e 25,6 centímetros de altura que pode funcionar como uma tela que se comunica com outros motoristas.



Funcionando quase como um smartwatch, a tela pode exibir um relógio, animações, emoticons e mensagens curtas. Segundo a Baojun, o sistema vai “ajudar a geração mais jovem a expressar suas personalidades” e tem um preço de 1.518 yuans a mais, sendo um opcional. Fora isso, a tampa do porta-malas tem um desenho simples, com esses frisos, maçaneta e sistema de tela ocupando boa parte da tampa. O para-choque traseiro ainda segue o desenho do dianteiro, vindo com uma área em cinza e que, ao centro, traz o espaço para a placa e nas extremidades tem refletores verticais.

Internamente, o Baojun Yep tem linhas bem funcionais. O painel se destaca por trazer duas telas de 7,0 ou 10,25 polegadas (dependendo da versão), sendo uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia. O volante tem três raios e é multifuncional, enquanto o painel possui uma faixa que percorre todo o painel e que, nas extremidades, trazem as saídas de ar-condicionado horizontais e tem detalhes prateados e cromados. Abaixo da tela da central, o Yep possui as duas saídas de ar centrais, no mesmo estilo das saídas dos extremos do painel.

Mais abaixo, das saídas, ele tem alguns comandos do sistema de ar-condicionado. Elétrico, o Yep possui uma alavanca de câmbio no console central por meio de um seletor de marcha, assim como traz uma alavanca de câmbio de estacionamento (Auto Hold) por botão. Ele possui um pequeno porta-objetos mais atrás, enquanto os bancos parecem ser de couro e bem confortáveis. Os painéis das portas tem maçanetas prateadas envoltas de um acabamento igualmente prateado. Todo o interior mescla as cores bege, preto e cinza ou um monocromático preto.



O Yep leva quatro ocupantes e tem porta-malas de até 715 litros com os bancos traseiros rebatidos. Elétrico, ele tem um frunk na dianteira, refrigerado, de 35 litros. De acordo com a marca, o Yep possui 3,381 metros de comprimento, 2,110 metros entre os eixos, 1,685 metro de largura e 1,721 metro de altura. A altura em relação ao solo é de 15,0 centímetros. Produzido pela SAIC-GM-Wuling, ele será produzido com um motor elétrico único instalado no eixo traseiro que desenvolve 68cv de potência e um torque de 14,3kgfm. A Baojun confirma que o modelo virá com uma velocidade máxima de 100km/h e é equipado com uma bateria de fosfato de ferro e lítio com 28,1kWh, com uma autonomia de 303km no ciclo CLTC e 188km no WLTP.

A marca ainda confirmou que a bateria possui uma capacidade de carregar em estações de recarga rápida (DC), que recupera de 30% a 80% em apenas 35 minutos. Em uma estação de recarga lenta (CA), ele vai de 20% a 100% em 8h30. Pesando apenas 1.006kg, o Yep será vendido com cinco cores exteriores para os consumidores escolherem, a saber: Sunrise (laranja), Morning (verde), Cloud (branco), Neon (rosa) e Deep Space (preto). Ele será vendido em duas versões, com preços entre 83.800 yuans a 93.800 yuans.

De série, ele será vendido com faróis de LED, tela dupla, banco dianteiro aquecido, Auto Hold, sistema de gerenciamento de temperatura da bateria, câmera de ré, ajuste elétrico do banco do motorista, quatro portas USB e quatro alto-falantes. A versão topo de linha adiciona sistema de assistência à direção (ADAS) com controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa, assistência de manutenção de faixa, aviso de colisão frontal, monitoramento de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, sistema de câmera de visão surround e um assistente de estacionamento automático e outros. Uma versão 4WD deve estar em desenvolvimento e surge em breve.






Fotos: Baojun / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio