Sehol E10X se torna o primeiro carro a ser equipado com baterias de íons de sódio

Sehol, marca da JAC e da Volkswagen, trabalha em uma bateria de sódio para o E10X, primo do nosso JAC E-JS1; bateria foi desenvolvida pela HiNa Battery



A Sehol se tornou pioneira ao confirmar que está trabalhando em uma bateria de sódio para o subscompacto E10X, primo do nosso JAC E-JS1, para não dizer que é o mesmo carro. O hatch ganhou as baterias desenvolvida pela HiNa Battery, que é uma empresa start-up. A nova solução de uma bateria de sódio se torna interessante por conta do custo, que é bem menor que qualquer bateria usada atualmente.

A bateria chamada de íons de sódio é o pontapé inicial de uma possível nova era para os carros elétricos, com baterias mais acessíveis que vão forçar os carros elétricos a ter preços similares aos carros a combustão, por exemplo, hoje principal empecilho para os elétricos. Fundada em 2017, a HiNa teve um acordo de colaboração com a JAC para o fornecimento de baterias de íons de sódio, com uma bateria de 19,7kWh capaz de oferecer uma autonomia de 200km, no ciclo CLTC.

Há uma outra bateria de 31,4kWh que oferece uma autonomia de 302km, também no ciclo CLTC. O hatch ainda será testado com uma bateria de sódio de 25kWh com uma densidade de 120Wh/kg (140Wh/kg no nível da célula), que oferecerá uma autonomia de 252km no ciclo CLTC. A HiNa ainda confirmou o desenvolvimento de novas baterias de íons de sódio, sendo uma de células cilíndricas chamadas de NaCR32140-ME12 e duas baterias prismáticas chamadas de NaCP50160118-ME80 e NaCP73174207-ME240.

Uma bateria de íons de sódio, além de ser mais acessível, também leva vantagem por suportar taxas de carregamento mais altas e uma vida útil mais longa. A bateria ainda oferece melhor desempenho em temperaturas mais baixas, o que é bom para países onde neva. Atualmente, o Sehol E10X é vendido com uma bateria LiFePO4 de 30kWh, que oferece autonomia de 302km com apenas uma carga no ciclo NEDC e 260km no ciclo WLTP, que é a mesma do nosso JAC E-JS1.



Fotos: Sehol / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok