Volkswagen Group poderá desenvolver um esportivo de até 680cv com novas tecnologias

Volkswagen AG (VAG) pode desenvolver um esportivo com até 680cv com novos equipamentos para carros elétricos, apresentados no Tech Day 2023 



A Volkswagen AG (VAG) apresentou recentemente novos sistemas criados para carros elétricos, durante o Tech Day 2023 (veja aqui). Durante o evento, a marca confirmou detalhes que as novidades apresentadas podem fazer com que o grupo possa lançar um esportivo elétrico com um motor de até 680cv, que não necessariamente nasça com a Volkswagen, mas que poderia ser um Skoda, Audi ou até mesmo um Porsche. No caso dessas duas últimas marcas, os esportivos seriam modelos mais acessíveis.

No caso da Audi, a tecnologia apresentada poderia dar vida a um, no máximo, substituto do TT (se ele existisse, no caso). Há a chance da Volkswagen criar um esportivo, mas as chances disso acontecer são menores. “Nosso objetivo é alcançar a liderança tecnológica, também em mobilidade elétrica. No futuro, isso fará do Grupo Volkswagen um dos únicos fabricantes de automóveis do mundo capaz de oferecer um sistema completo otimizado de forma holística.”, disse Thomas Schmall, Membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen com responsabilidade pela Tecnologia.

As novidades desenvolvidas pelo grupo vão desde um inversor de pulso, se torna o cérebro do acionamento elétrico amplamente responsável pela eficiência e desempenho, com componentes principais que redesenharam o hardware e software desde o início do projeto. As novidades podem ser vendidas como kit de ferramentas modulares, podendo ser implementado em tudo, desde motores básicos até em carros esportivos equipados com a plataforma MEB EVO.

Até o momento, não se tem informações se o grupo quer desenvolver um esportivo sobre essa plataforma, por isso ainda há muita indecisão sobre esse projeto. As novidades prometem trazer melhorias de até 20% em termos de eficiência dos elétricos, com uma economia em escala que vai permitir que os elétricos sejam mais acessíveis. Além disso, o grupo confirmou que haverá uma padronização das marcas em termos de componentes, ou seja, marcas como Volkswagen, Seat, Skoda, Audi e Porsche podem compartilhar alguns componentes, assim como Ford e Mahindra, parceiras da VAG.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil